Empregos em Serviços de Alimentação, período pré-pandemia 2009 a 2019

O número de empregos em serviços de alimentação

Dentre as Atividades Características do Turismo, os serviços de alimentação concentram a maior oferta de empregos.Foram 80.657 postos de trabalho formal por ano, considerando o período de 2009 a 2019.

mapa distribuição de empregos em serviços de alimentação
Para acessar o arquivo do mapa (clique aqui)
Para acessar a tabela com dados completos (clique aqui)

Além da capital, outros pólos que concentram empregos em serviços de alimentação são: Caxias do Sul, Canoas,  Novo Hamburgo, Pelotas e Santa Maria.

O número de vínculos em serviços de alimentação em cada uma das regiões turísticas do Rio Grande do Sul pode ser visto no gráfico seguinte:

gráfico empregos em serviço de alimentação por região

Porto Alegre representa 35% de todos os vínculos do Estado.

O QL e a especialização produtiva em Serviços de Alimentação

Para além dos números absolutos, uma possibilidade de análise é verificar a proporção dos empregos frente ao conjunto do total de vínculos em cada município. Isso porque a mesma quantidade de empregos em um município pequeno tem um significado distinto do que em uma cidade maior. A partir do Quociente Locacional é possível medir especialização produtiva dos territórios em certa atividade. O mapa a seguir apresenta os QLs em hospedagem, a especialização ocorre em valores acima de 1.

mapa QL Serviços de alimentação

Para acessar o arquivo do mapa (clique aqui)

O destaque dos QLs em serviços de alimentação é a região Litoral Norte. O indicador é bastante sensível ao tamanho dos municípios, assim localidades com poucos vínculos acabam sobressaindo como é o caso de Pouso Novo, Dom Pedro de Alcântara, ambos não regionalizados, e Tio Hugo, na rota das Terras Encantadas.

Variação do número de empregos no período entre 2009 e 2019

Os gráficos a seguir mostram a variação no número de empregos em serviços de  alimentação entre 2009 e 2019.

 

No período houve um acréscimo de 36%, ou 23 mil novos postos de emprego em serviços de alimentação no estado. Em termos relativos o maior aumento foi no Vale do Jaguari. Considerando números absolutos, o maior aumento foi em Porto Alegre. Sublinha-se a performance da região das Hortênsias que conjugou um crescimento relativo de 146%, expresso em um aumento de 2.227 novos vínculos. Na região da Costa Doce também houve aumento superior aos 2 mil novos vínculos, embora isso represente uma variação de apenas 59%. O que indica a existência oferta prévia consolidada.

O mapa a seguir mostra como foi a distribuição dessa variação percentual:

Para acessar ao arquivo do mapa (clique aqui)

Embora a trajetória geral tenha sido de crescimento, percebe-se que é frequente o caso de localidades em que há crescimento enquanto o município vizinho testemunha perda de vínculos. A figura a seguir indica como foi a trajetória anual do número de vínculos em serviços de alimentação para cada região, neste período de onze anos.

Sobre os dados

Todos os anos as empresas entregam ao Ministério da Economia a Relação Anual de Informações Sociais (RAIS), com informações sobre seus empregados. Os microdados da RAIS aqui utilizados foram recuperados a partir do projeto basedosdados.org

Apresentamos aqui o número de empregos em serviços de alimentação no estado do Rio Grande do Sul, no período de 2009 a 2019.

São consideradas as atividades “56.11-2  Restaurantes e outros estabelecimentos de serviços de alimentação e bebidas” e “56.12-1 Serviços ambulantes de alimentação” do código CNAE 2.0.

É válido lembrar que os serviços de alimentação também têm a população residente como público consumidor. À  diferença da hospedagem, em geral utilizada primordialmente por visitantes.

*