Variação mensal do empregos em Atividades Características do Turismo (CAGED)

Variação mensal do empregos em Atividades Características do Turismo, de janeiro de 2020 a abril de 2023 pelo CAGED

A partir do Cadastro Geral de Emprego e Desemprego (CAGED) é possível acompanhar a flutuação do mercado de trabalho dos vínculos celetistas. Considerando o período de janeiro de 2020 a abril de 2023, nota-se o impacto da pandemia de Covid 19 nas diferentes Atividades Características do Turismo.

Saldo empregos em ACTs janeiro de 2020 a abril 2023

O gráfico a seguir mostra o saldo de vínculos das atividades neste intervalo.

A maior parte das ACTs ainda apresenta um déficit no número de empregos em relação ao começo de 2020. O setor que em 2023 apresenta número maior de vínculos do que antes da crise é o de entretenimento, aqui englobando CNAEs como: 9001-9 Artes cênicas, espetáculos e atividades complementares; 9002-7 Criação artística; 9003-5 Gestão de espaços para artes cênicas, espetáculos e outras atividades artísticas; 9102-3 Atividades de museus e de exploração, restauração artística e conservação de lugares e prédios históricos e atrações similares; 9103-1 Atividades de jardins botânicos, zoológicos, parques nacionais, reservas ecológicas e áreas de proteção ambiental; 9311-5 Gestão de instalações de esportes;  9312-3 Clubes sociais, esportivos e similares; 9319-1 Atividades esportivas não especificadas anteriormente;9321-2 Parques de diversão e parques temáticos; 9329-8 Atividades de recreação e lazer não especificadas anteriormente; e, 5914-6 Atividades de exibição cinematográfica.

Outro setor com saldo já positivo é o de transporte aquaviário, embora seu estoque seja pequeno. Por outro lado, o transporte terrestre, que emprega maior número de trabalhadores em transporte é o com maior diminuição de postos de trabalho.

Série de Admissões e delisgamentos em ACTs de janeiro de 2020 a abril de 2023

O comportamento de admissões e desligamentos desses setores durante a pandemia apresentou particularidades. Embora, alguns pontos em comum devido às restrições de mobilidade, ou seu relaxamento, durante as fases da pandemia. O gráfico a seguir ilustra essa flutuação, cada um com escala própria no eixo y.

Para ter detalhes sobre a variação em cada ACT de acordo com as regiões turísticas do Estado, veja os links:

Variação mensal do empregos em Hospedagem

Variação mensal do empregos em Serviços de Alimentação

Variação mensal do empregos em Intermediação Turística

Variação mensal do empregos em Entretenimento

Variação mensal do empregos em Transporte Terrestre