Regiões Turísticas do RS, versão 2023 (MTur)

Confira o que mudou no desenho das regiões turísticas do Rio Grande do Sul.

Conheça as Regiões Turísticas do RS no Mapa do Turismo Brasileiro 2023

Em maio de 2023 o Ministério do Turismo lançou a  mais recente atualização do Mapa do Turismo Brasileiro. Para saber mais sobre o Programa de Regionalização do Turismo, clique aqui

 

Clique aqui para ver o post sobre as Regiões Turística do RS, versão 2019

.

Regiões Turísticas do Rio Grande do Sul 2023

(clique aqui para abrir o arquivo)

Dos 497 municípios gaúchos 383 estão vinculados a uma das 28 regiões turísticas do Estado, ou seja, 81% aderiram à política de regionalização. Comparado a 2019, o atual mapa conta com 11% a mais de municípios. Outra novidade é o número de regiões, que aumentou para 28. Foram criadas a ‘Região Turística da Quarta Colônia’, incluindo municípios antes vinculados à região ‘Central’, e a ‘Rota das Águas, Culturas e Sabores’, com municípios antes vinculados a ‘Rota do Yucumã’. Em contrapartida, Porto Alegre uniu-se à região ‘Delta do Jacuí’. Em 2023, a maior região em número de municípios passou a ser o Vale do Taquari, com 34, e a menor o Vale do Paranhana, com 4. A média é de 13 municípios por região.

Mudanças no mapa das regiões turísticas

Além das novas regiões, neste processo de revisão regiões já estabelecidas também mudaram. Houve municípios que deixaram a política de turismo, outros que ingressaram, os que retornaram, e, ainda, os que trocaram de região. O mapa a seguir ilustra essa variação considerando quatro atualizações da regionalização: 2016, 2017, 2019 e 2023.

Em verde estão os municípios que permanecem na mesma região desde que aderiram ao programa, variando o tom conforme a data de seu ingresso. No ano de 2023, 30 municípios ingressaram pela primeira vez no mapa das regiões turísticas, representados em marrom. Por outro lado, 33 deixaram à política, assinalados em rosa. De laranja estão os 38 que reingressam na PRT após a terem deixado em outras atualizações. Apontados com linhas transversais estão os municípios ‘não regionalizados’, ausentes da Política de Regionalização do Turismo. O gráfico a seguir indica a distribuição dessas condições:

 

Outro modo de compreender o mudou é verificar o número de municípios por cada região.

A maior parte das regiões aumentou no número de municípios. A que mais cresceu em membros foi o Vale do Taquari, com dez a mais. Outro destaque é para o número de municípios que não faziam parte da PRT e agora ingressaram, 38.

Essas mudanças na adesão dos municípios a determinadas regiões, bem como sua escolha por deixá-las, são um indicador da capacidade de articulação regional e da importância do turismo nas agendas de desenvolvimento regional.

Critérios para regionalização turística

Os critérios para um município participar de uma região turística estão definidos na Portaria MTur 41/2021.

Entre eles estão:

  • a existência de orgão responsável pela pasta de Turismo na estrutura administrativa municipal;
  • a existência de dotação orçamentária destinada ao turismo;
  • possuir prestador de serviços turísticos no Cadastur;
  • ter conselho ou fórum municipal de Turismo ativo;
  • apresentar termo de compromisso assinado pelo prefeito e responsável pela pasta de Turismo aderindo ao PRT.

Já as regiões devem ser compostas por apenas por’ municípios limítrofes e/ou próximos uns aos outros; e que possuam características ou aspectos similares e/ou complementares que os identifiquem enquanto região turística, tais como identidade histórica, cultural, econômica e/ou geográfica.’