Empregos em entretenimento 2021

O número de empregos em Entretenimento no período entre 2020 e 2021

 

Em 2021 as atividades de entretenimento geraram 3.473 postos de trabalho formal em todo o estado, número 8% maior em comparação com o ano anterior (3.201), com um aumento de 272 vínculos. Estão agrupadas sob o rótulo entretenimento as seguintes atividades: artes cênicas, espetáculos e atividades complementares; atividades de museus e de exploração, restauração artística e conservação de lugares e prédios históricos e atrações similares; atividades de jardins botânicos, zoológicos, parques nacionais, reservas ecológicas e áreas de proteção ambiental; atividades de exploração de jogos de azar e apostas; produção e promoção de eventos esportivos; outras atividades esportivas não especificadas anteriormente; parques de diversão e parques temáticos; atividades de recreação e lazer não especificadas anteriormente; discotecas, danceterias, salões de dança e similares; exploração de boliches, jogos de sinuca, bilhar,  jogos eletrônicos recreativos e similares; outras atividades de recreação e lazer não especificadas anteriormente. No fim do texto está a lista completa com os códigos CNAEs.

A distribuição desses vínculos em 2021 pode ser vista no mapa a seguir: 

(clique aqui) Para acessar a tabela com os dados completos. 


O número de vínculos em cada uma das 28 regiões turísticas do RS, considerando sua atualização em 2023, pode ser visto no gráfico seguinte:

 

A região de Hortênsias representa 38% dos vínculos em entretenimento no Estado. Essa região engloba Gramado, Canela, Nova Petrópolis, São Francisco de Paula e Picada Café. O segundo destaque é para a região Delta do Jacuí, onde está a capital, com 19%, em seguida o Litoral Norte Gaúcho com 7%.

 

Especialização produtiva em Entretenimento

 

A partir da taxa de 1 a cada 100.000 vínculos podemos comparar os municípios sob o mesmo denominador. O que permite identificar onde o entretenimento é um setor com maior peso na economia, conforme o mapa a seguir:

Embora o maior número absoluto de vínculos em entretenimento esteja na capital, proporcionalmente essa concentração é menos expressiva que em outros municípios. Percebe-se que a grande maioria dos municípios (f. 448)  têm poucos empregos em entretenimento, até 10 empregos em 100 mil. Aqueles em que há maior concentração são Nova Pádua com uma proporção de 493, em seguida estão Gramado com 455 e Canela com 271. Vale citar ainda os municípios de Cambará do Sul, São Francisco de Paula, Capão da Canoa, Marcelino Ramos e Nicolau Vergueiro que também registram números expressivos. 

 

Variação do número de empregos no período entre 2020 e 2021

 

Em 2020 a área do entretenimento teve profundas perdas pela pandemia, o mapa a seguir é possível ver a variação no número de empregos em entretenimento entre 2020 e 2021. 

 

É possível ver que a retomada ocorreu em poucos municípios. A maior parte dos municípios (407) segue perdendo vínculos (no mapa em vermelho e laranja). Todavia, cidades como Charqueadas, Nicolau Vergueiro, São Francisco de Paula e Guaporé mostraram uma variação positiva e otimista diante do cenário.  

 

Os gráficos a seguir mostram essa variação percentual e absoluta por região:

Em termos absolutos o destaque é a região das Hortênsias, com aumento de 381 vínculos, seguido de Campos de cima da Serra. O restante registrou quedas, com destaque para Delta do Jacuí que com 99 vínculos menos entre 2020 e 2021. 

Percentualmente, a maior variação positiva foi vista na região da Uva e Vinho(3,09), já a maior queda foi registrada nos municípios ‘não regionalizados'(-1,58).

 

Sobre os dados:

 

Todos os anos as empresas entregam ao Ministério da Economia a Relação Anual de Informações Sociais (RAIS), com informações sobre seus empregados. Os microdados da RAIS aqui utilizados foram recuperados a partir do projeto basedosdados.org que disponibiliza os dados até o ano de 2021 São consideradas as atividades “5914-6 Atividades de exibição cinematográfica“, “9001-9 Artes cênicas, espetáculos e atividades complementares”, “9002-7 Criação artística”, “9003-5 Gestão de espaços para artes cênicas, espetáculos e outras atividades artísticas”, “9102-3 Atividades de museus e de exploração, restauração artística e conservação de lugares e prédios históricos e atrações similares”, 9103-1 Atividades de jardins botânicos, zoológicos, parques nacionais, reservas ecológicas e áreas de proteção ambiental”, “9311-5 Gestão de instalações de esportes”, “9312-3 Clubes sociais, esportivos e similares”, “9319-1 Atividades esportivas não especificadas anteriormente”, “9321-2 Parques de diversão e parques temáticos” e “9329-8 Atividades de recreação e lazer não especificadas anteriormente” do código da Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE 2.0).