Agências de Turismo 2021

O número de empregos em intermediação turística no período entre 2020 e 2021

 

Em 2021 as atividades ligadas a intermediação turística geraram 4. 385 postos de trabalho formal no estado do Rio Grande do Sul, número 3% menor em comparação com o valor registrado no ano anterior (4.525 vínculos). A distribuição desses vínculos pode ser vista no mapa a seguir: 

(clique aqui) Para acessar a tabela com os dados completos. 


O número de vínculos em cada uma das 28 regiões turísticas do RS, considerando sua atualização em 2023, pode ser visto no gráfico seguinte:

A região de Delta do Jacuí concentra 36% dos vínculos no Estado. Essa região engloba Porto Alegre, Gravataí, Cachoeirinha, Sapucaia do Sul e Viamão. O segundo destaque é para a região da  Uva e Vinho, com 10% e logo após a região de Hortênsias com 9%.

 

Especialização produtiva em intermediação turística

 

A partir da taxa de 1 a cada 100.000 vínculos podemos comparar os municípios sob o mesmo denominador. O que permite identificar onde a atividade de intermediação turística tem maior peso na economia, conforme o mapa a seguir:

Percebe-se que a grande maioria dos municípios (f. 440) têm  pouco empregos em intermediação, até 10 empregos em 100 mil. Aqueles em que há maior concentração são: Canela com uma proporção de 192, Mampituba com 334 e no topo da lista o município de Caçapava do Sul, com 376. Ali estão registrados os vínculos de uma importante agência de intercâmbios. Vale citar ainda os municípios de Gramado, Tenente Portela e Porto Mauá que também registram números expressivos. 

Variação do número de empregos no período entre 2020 e 2021

 

Entre os anos de 2020 e 2021 a área de intermediação turística sofreu uma diminuição de vínculos, o que mostra que após a pandemia essa ACT não conseguiu se reestabelecer, no mapa a seguir é possível ver a variação no número de empregos: 

 

Diante do mapa é possível observar que a maioria dos municípios registrou uma queda nos vínculos (415, no mapa em vermelho e laranja), destes a maior baixa foi registrada em Gravataí com uma declínio de 145 vínculos entre um ano e outro. Mesmo assim, diante deste cenário pessimista algumas cidades registraram um aumento de vínculos, como Santa Cruz do Sul que teve um aumento de 44 vínculos.  

Os gráficos a seguir mostram essa variação percentual e absoluta por região:

Em termos absolutos o destaque é a região das Hortênsias, com aumento de 45 vínculos, seguido da região de Vale do Rio Pardo. O restante registrou quedas com ênfase na região de Delta do Jacuí que teve um decréscimo de 170 vínculos, nessa região se situa a capital Porto Alegre. 

Percentualmente, a maior variação positiva foi vista na região da Uva e Vinho(10,9) e em contra partida a maior queda foi registrada na região da Rota das Missões(-2,56).

 

Sobre os dados:

 

Todos os anos as empresas entregam ao Ministério da Economia a Relação Anual de Informações Sociais (RAIS), com informações sobre seus empregados. Os microdados da RAIS aqui utilizados foram recuperados a partir do projeto basedosdados.org que disponibiliza os dados até o ano de 2021.