Caged e os empregos em hospedagem na pandemia

Assim como a RAIS, o CAGED auxilia a compreender o panorama do mercado de trabalho no Brasil. São registros independentes. O CAGED, à diferença da RAIS,  tem atualização mensal contendo informações sobre admissões e desligamentos dos vínculos Celestistas.

Empregos em hospedagem durante a pandemia

Em 2019 o mercado de trabalho em hospedagem  estava estável, com um leve saldo positivo de 71 postos. Situação que mudou em 2020 com a pandemia. Naquele ano, o saldo foi a perda de 4.046 vínculos em hotéis, apart-hotéis, motéis, campings, pensões, albergues e outras formas de alojamento. Baixa de 23,3% considerando o estoque de 18.125 vínculos da RAIS de 2019. Esboçou-se uma reação ainda no segundo semestre de 2020, erodida por nova queda no outono de 2021. Contudo, em 2021 já é possível ver uma recuperação mais estável dos empregos no setor. O ano finalizou com saldo positivo de 1.937 vínculos, o que representa 48% dos empregos perdidos em 2020.

Variação do emprego em Hospedagem no RS 2019 a 2021

Fonte: Novo Caged

No entanto, esse processo de retomada apresenta ritmos diferentes entre as regiões turísticas do Estado.

Variação do emprego em Hospedagem em cinco regiões turísticas do RS

(Clique aqui para acessar os dados completos por região e município)

Existem regiões em que a queda não foi acentuada, e agora têm um número vínculos maior que no período pré-pandêmico. É o caso de Campos de Cima da Serra, Pampa Gaúcho, Vale da Felicidade, Rota Águas e Pedras e Alto da Serra do Botucaraí. O Litoral Norte, apesar da forte queda, também já apresenta saldo positivo. Existem regiões em que há uma recuperação maior que 50% do número de vínculos, considerando as perdas de 2020, tais como Hortênsias, Uva e Vinho e Vale do Paranhana. Assim como há regiões em que a recuperação está mais lenta, como é o caso de Porto Alegre e da Costa Doce Gaúcha.  Nota-se que essa dinâmica tem relação com a tendência dos empregos em turismo no período pré-pandêmico. As regiões em que havia tendência de alta, retomam de modo mais célere. Já onde a tendência era queda, a readequação talvez ocorra em patamares mais baixos do que antes.

Saldo 2020-2021 de empregos em Hospedagem nas regiões turísticas do RS

Os dados utilizados foram recuperados a partir do projeto basedosdados.org (série disponível até outubro de 2021) e de modo direto em <http://pdet.mte.gov.br/microdados-rais-e-caged> para os meses subsequentes. É válido apontar que no período analisado houve alterações no modo de coleta do Caged <http://pdet.mte.gov.br/o-que-e-novo-caged> e os dados podem ser revisados.