Trabalhos completos e Resumos em eventos

2020

SILVEIRA, S. P; PEREIRA, I. D. M; KAADT, M. V; DIAS, M. C; WENDLER, D. H; NÖRNBERG, M. Oficina pedagógica para o ensino de ciências nos anos inciais: formação inical e continuada. In:  Anais da 6ª SIIEPE – Congresso de Extensão e Cultura. Pelotas: UFPEL, 2020.

A organização do banco de dados e a pesquisa.

KAADT, M. V; DIAS, M. C; WENDLER, D. H; SILVEIRA, S. P; NÖRNBERG, M. A organização do banco de daods e a pesquisa. In: Anais da 6ª SIIEPE – Congresso de Iniciação Científica. Pelotas: UFPEL, 2020. p. 1-4.

SILVEIRA, S. P; KAADT, M. V; PEREIRA, I. D. M. Oficinas pedagógicas: ensino de ciências. In: Anais 18 Mostra de Produção Universitária FURG, 2019, Rio Grande, 2019. p. 1-4.

KAADT, M. V; SILVEIRA, S. P; PEREIRA, I. D. M. Oficinas pedagógicas on-line: ensino de ciências. In: Anais 18 Mostra de Produção Universitária FURG, 2019, Rio Grande, 2019. p. 1-4.

PEREIRA, I. D. M; NÖRNBERG, M. Ensino de ciências e alfabetização científica: prática pedagógica no ciclo de alfabetização. In: XIII Reunião Científica da ANPEd-Sul (2020), 2020, Blumenau. Anais XIII Reunião Científica da ANPEd-Sul (2020). Blumenau: FURB, 2020. p. 1-7.

NÖRNBERG, M; CAVA, P. P; PILONETTO, R. F. R; GONCALVES, S. N. Registro e formação docente: interlocuções entre práticas na educação básica e superior. In: XX ENDIPE, Didática(s) entre diálogos, insurgências e políticas: tensões e perspectivas na relação com a formação docente. Rio de Janeiro: Endipe, 2020. v. 1. p. 901-934.

 

2019

KAADT, M. V.; I. D. M. Pereira; WENDLER, D. H; DIAS, M. C; SILVEIRA, S. P; NÖRNBERG, M. Um olhar sobre os sujeitos do campo: o que nos mostram os cadernos de formação do PNAIC? In: 18 Mostra de Produção Universitária FURG, 2019, Rio Grande. Anais MPU 2019 – Congresso de Iniciação Científica (CIC). Rio Grande: FURG, 2019. p. 1-4.

WENDLER, D. H; JAGER, J. J; DIAS, M. C; KAADT, M. V; SILVEIRA, S. P; NÖRNBERG, M. Sistema de escrita alfabética: cotejando posições entre autores da área e dos cadernos de formação do PNAIC. In: Anais MPU 2019 – Congresso de Iniciação Científica (CIC). Rio Grande: FURG, 2019. p. 1-4.
DIAS, M. C; PEREIRA, I. D. M; WENDLER, D. H; KAADT, M. V; SILVEIRA, S. P; NÖRNBERG, M. Leitura: uma análise quantiqualitativa sobre o espaço conceitual ocupado nos cadernos do PNAIC. In: Anais MPU 2019 – Congresso de Iniciação Científica (CIC). Rio Grande: FURG, 2019. p. 1-4.
SILVEIRA, S. P; MARTINEZ, M. L; DIAS, M. C; WENDLER, D. H; KAADT, M. V; NÖRNBERG, M. Material didático para a construção do número. In: Anais MPU 2019 – Congresso de Extenção (EXT). Rio Grande: FURG, 2019. p. 1-4.
NÖRNBERG, M. Deixar aprender: dimensão ético-estética da formação. In: Anais do XIV EDUCERE. Congresso Nacional de Educação. Curitiba: PUCPR, 2019. p. 1-5.
WENDLER, D. H; JAGER, J. J; DIAS, M. C; KAADT, M. V; SILVEIRA, S. P; NÖRNBERG, M. Sistema de escrita alfabética: concepções de professoras alfabetizadoras em processo de formação continuada. In: Anais da 5ª SIIEPE – Congresso de Iniciação Científica. Pelotas: UFPEL, 2019. p. 1-4.

A frequência das estratégias de leitura em relatos de práticas leitoras nos cadernos do PNAIC.

DIAS, M. C; WENDLER, D. H; KAADT, M. V; SILVEIRA, S. P; NÖRNBERG, M. A frequência da estratégias de leitura em relatos de práticas leitoras nos cadernos do PNAIC. In: Anais da 5ª SIIEPE – Congresso de Iniciação Científica. Pelotas: UFPEL, 2019. p. 1-4.

Alfabetização e letramento em contexto do campo: apontamentos dobre educação do campo nos cadernos de formação do PNAIC-2012.

KAADT, M. V; PEREIRA, I. D. M; WENDLER, D. H; DIAS, M. C; SILVEIRA, S. P; NÖRNBERG, M. Alfabetização e letramento no contexto do campo: apontamentos sobre educação do campo nos cadernos de formação do PNAIC. In: Anais da 5ª SIIEPE – Congresso de Iniciação Científica. Pelotas: UFPEL, 2019. p. 1-4.

A construção do conceito do número em contexto de formação continuada na escola. 

SILVEIRA, S. P; MARTINEZ, M. L; DIAS, M. C; KAADT, M. V; WENDLER, D. H; NÖRNBERG, M. A construção do conceito do número em contexto de formação continuada na escola. In: Anais da 6ª SIIEPE – Congresso de Extensão e Cultura. Pelotas: UFPEL, 2019. p. 38-41.

Cuidado científico em educação: ciência e alfabetização científica.

PEREIRA, I. D. M; NÖRNBERG, M. Cuidado científico em educação: ciência e alfabetização científica. In: Anais da 6ª SIIEPE – XXI ENPOS. Pelotas: UFPEL, 2019. p. 1-4.

A relação teoria e prática e a noção de pedagogia em artigos de estagiárias dos anos inciais.

SOUTO, L. K; NÖRNBERG, M. A relação teoria e prática e a noção de pedagogia em artigos de estagiárias dos anos inicias. In: Anais da 6ª SIIEPE – XXI ENPOS. Pelotas: UFPEL, 2019. p. 1-4.

O estado do conhecimento sobre a interdisciplinaridade na formação docente em cursos de licenciaturas.

MARTINEZ, M. L; NÖRNBERG, M. O estado do conhecimento sobre a interdisciplinariedade na formação docente em curso de licenciaturas. In: Anais da 6ª SIIEPE – XXI ENPOS. Pelotas: UFPEL, 2019. p. 1-4.

JAGER, J. J; NÖRNBERG, M. Formação entre pares no contexto do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. In: 39 Reunião Nacional da ANPED. Rio de Janeiro: ANPED, 2019. p. 1-7.

 

2018

A percepção dos formadores e supervisores do PNAIC sobre as práticas de leitura

DIAS, Mauricio Cardoso; WENDLER, Débora Hartwig; KAADT, Milena Venzke; NÖRNBERG, Marta. A percepção dos formadores e supervisores do PNAIC sobre as práticas de leitura. In: ANAIS DO XXVII CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, IV Semana integrada de Inovação, Ensino, Pesquisa e Extensão, UFPel, Pelotas,  outubro de 2018

Ensino de ciências, alfabetização científica e prática pedagógica no ciclo de alfabetização

PEREIRA, I. D. M.; NORNBERG, M.. Ensino de ciências, alfabetização científica e prática pedagógica no ciclo de alfabetização. In: 17° Mostra de Produção Universitária, 2018, Rio Grande. ANAIS MPU 2018 – ENCONTRO DE PÓS-GRADUAÇÃO, 2018.
PEREIRA, I. D. M.; NORNBERG, M. .Ensino de ciências e alfabetização científica nos anos iniciais. In: Semana Integrada de Inovação Ensino Pesquisa e Extensão, 2018, Pelotas. ANAIS DO XX ENCONTRO DE PÓS-GRADUAÇÃO, 2018.

PEREIRA, I. D. M.. Ensino de ciências na perspectiva da alfabetização científica: prática pedagógica no ciclo de alfabetização. In: II Encontro Internacional de Pesquisa em Ciências Humanas, 2018, Pelotas. CADERNO DE RESUMOS DO II ENCONTRO INTERNACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIAS HUMANAS. Pelotas: 978-85-54082-00-0, 2018. p. 14-15.

Letramento e alfabetização na educação do campo análise no cadernos de formação do PNAIC

KAADT, M. V; WENDLER, D. H; DIAS, M. C; NÖRNBERG, M. Letramento e alfabetização na educação do campo análise no cadernos de formação do PNAIC. In: ANAIS DO XXVII CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, IV Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão, UFPel, Pelotas, outubro de 2018.

O que escritas de orientadoras de estudo do pnaic indicam para o movimento formativo?

JÄGER, J.J.; SOUTO, L. K. ; NORNBERG, M. . O que escritas de orientadoras de estudo do pnaic indicam para o movimento formativo?. In: BettinaSteren dos Santos; Carla Spagnolo; Camila de Barros Rodenbusch.. (Org.). ANAIS DO IV SIPASE: Seminário Internacional Pessoa Adulta, Saúde e Educação: a construção da profissionalidade docente : a pessoa em formação. 1ed.Porto Alegre-RS: EDIPUCRS, 2018, v. , p. 1-10.

Projeto de extensão: formação na escola e organização do trabalho pedagógico

WENDLER, D. H.; DIAS, M. C.; KAADT, M. V.; Jäger, J.J.; NÖRNBERG, M.. Projeto de extensão: formação na escola e organização do trabalho pedagógico. In: IV Semana Integrada de Inovação, Ensino, Pesquisa e Extensão – UFPel, 2018, Pelotas. ANAIS DO V CONGRESSO DE EXTENSÃO E CULTURA. Pelotas: Ed. da UFPel, 2018. p. 64-67.

 

2017

JÄGER, J.J.; NORNBERG, M. . Como se constroem movimentos (trans)formativos na formação continuada do pnaic?. In: XIX Encontro de Pós-Graduação – 3ª Semana Integrada – UFPel, 2017, Pelotas-RS. ANAIS DO XIX ENCONTRO DE PÓS-GRADUAÇÃO, 2017.

Processos reflexivos nas escritas de orientadoras de estudo do pnaic-ufpel sobre avaliação

SOUTO, L. K. ; JÄGER, J.J. ; NORNBERG, M. . Processos reflexivos nas escritas de orientadoras de estudo do pnaic-ufpel sobre avaliação. In: XXVI Congresso de Iniciação Científica – 3ª Semana Integrada UFPel, 2017, Pelotas-RS. ANAIS DO XXVI CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, 2017.

 

2016

Análise de escritas de orientadoras de estudos do pnaic sobre avaliação

SOUTO, L. K. ; JÄGER, J.J. ; NORNBERG, M. . Análise de escritas de orientadoras de estudos do pnaic sobre avaliação. In: XXV Congresso de Iniciação Científica/2ª Semana integrada de ensino,pesquisa e extensão, 2016, Pelotas-RS. ANAIS DO XXV CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA/2ª Semana integrada de ensino,pesquisa e extensão, 2016.

A  autonomia e a reflexividade na escrita e leitura de professores em contexto de formação continuada

GRANDO, K. B.; NÖRNBERG, M. A autonomia e a reflexividade na escrita e leitura de professoras em contexto de formação continuada. In: ANAIS DO IX SEMINÁRIO DE PÓS-GRADUAÇÃO FEEVALE, Novo Hamburgo/RS, Universidade FEEVALE, 2016.

A grafia das fricativas coronais em dados de escrita inicial

PEREIRA, V. B.; SANTOS, M. M.; MIRANDA, A. R. M. A grafia das fricativas coronais em dados de escrita inicial. In: ANAIS DO VIII SEMINÁRIO NACIONAL SOBRE LINGUAGEM E ENSINO, UCPEL, Pelotas, outubro de 2016.

A metátese na aquisição da escrita: regularidades e possíveis motivações

PACHALSKI, L; MIRANDA, A. R. M. A metátese na aquisição da escrita: regularidades e possíveis motivações. In: ANAIS DO XXV CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, II Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão, UFPel, Pelotas, setembro de 2016.

A observação de personagens midiáticos na educação: formando cidadãos críticos

BRAGA, G. S.; NÖRNBERG, M. A observação de personagens midiáticos na educação: formando cidadãos críticos. In: ANAIS DO XXV CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, II Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão, UFPel, Pelotas, setembro de 2016.

Análise de escritas de Orientadoras de Estudos do PNAIC sobre avaliação

SOUTO, L. K.; JÄGER, J. J.; NÖRNBERG, M.  Análise de escritas de Orientadoras de Estudos do PNAIC sobre avaliação. In: ANAIS DO XXV CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, II Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão, UFPel, Pelotas, setembro de 2016.

Análise de personagens midiáticos na prática pedagógica

BRAGA, G. S.; NÖRNBERG, M. Análise de personagens midiáticos na prática pedagógica. In: ANAIS DO XXXIX CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO, São Paulo, USP, setembro/2016.

Aprendizagem às avessas: a docência universitária em contextos de formação continuada de professores da educação básica

NÖRNBERG, M.; CARLOS, L. Aprendizagem às avessas: a docência universitária em contextos de formação continuada de professores da educação básica. In: ANAIS DO IX CONGRESSO IBEROAMERICANO DE DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIA, 31 de março a 02 de abril de 2016, Murcia, Espanha.

Avaliações externas e sucesso escolar: fatores e condições

TEIXEIRA, A; NÖRNBERG, M. Avaliações externas e sucesso escolar: fatores e condições. In: ANAIS DO XXV CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, II Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão, UFPel, Pelotas, setembro de 2016.

Como a heterogeneidade presente em sala de aula pode auxiliar a prática docente?

JARDIM, J. M. O.; ISLABÃO, V. A. C.; NÖRNBERG, M. Como a heterogeneidade presente em sala de aula pode auxiliar a prática docente? In: ANAIS DO XVIII ENPÓS: Semana Integrada de Ensino, Pesquisa e Extensão, UFPel, Pelotas, setembro de 2016.

Design como ferramenta editorial para projetos de educação

KRUPP, J. L.; NÖRNBERG, M. Design como ferramenta editorial para projetos de educação. In: ANAIS DO XXV CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, II Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão, UFPel, Pelotas, setembro de 2016.

Didática da Alfabetização

BATISTA, A. B.; PORTO, G. C. Didática da Alfabetização. In: ANAIS DO XVIII ENPÓS: Semana Integrada de Ensino, Pesquisa e Extensão, UFPel, Pelotas, setembro de 2016.

Dinomir, o gigante: aventuras alfabetizadoras

DUARTE, A. M.; PORTO, G. C. Dinomir, o gigante: aventuras alfabetizadoras. In: ANAIS DO XVIII ENPÓS: Semana Integrada de Ensino, Pesquisa e Extensão, UFPel, Pelotas, setembro de 2016.

Escritas de Professoras Orientadoras de Estudo do PNAIC: características e tipos de reflexão

JÄGER, J. J.; SOUTO, L. K.; NÖRNBERG, M. Escritas de Professoras Orientadoras de Estudo do PNAIC: características e tipos de reflexão. In: ANAIS DO XXV CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, II Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão, UFPel, Pelotas, setembro de 2016.

ESTÁGIO EM DOCÊNCIA COMPARTILHADA: REFLEXÕES SOBRE A AÇÃO DE PLANEJAR

JÄGER, J.J.; CAVA, P. P. ; NORNBERG, M. . ESTÁGIO EM DOCÊNCIA COMPARTILHADA: REFLEXÕES SOBRE A AÇÃO DE PLANEJAR. In: II Congresso de Ensino de Graduação / 2ª Semana integrada de ensino, pesquisa e extensão, 2016, Pelotas-RS. ANAIS DO II CONGRESSO DE ENSINO DE GRADUAÇÃO / 2ª Semana integrada de ensino, pesquisa e extensão, 2016.

Formação de professores como ação humana: Reflexão e escrita sobre a prática pedagógica em contextos de ensino e pesquisa

NÖRNBERG, M. Formação de professores como ação humana: Reflexão e escrita sobre a prática pedagógica em contextos de ensino e pesquisa. In: ANAIS XI REUNIÃO CIENTÍFICA REGIONAL DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO – ANPEd Sul, UFPR, Curitiba/PR, julho de 2016. Trabalho encomendado.

Heterogeneidade em sala de aula entendimentos das orientadoras de estudos do pnaic

ISLABÃO, V. A. C.; JARDIM, J. M. O.; NÖRNBERG, M. Heterogeneidade em sala de aula entendimentos das orientadoras de estudos do pnaic. In: ANAIS XI REUNIÃO CIENTÍFICA REGIONAL DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO – ANPEd Sul, UFPR, Curitiba/PR, julho de 2016.

Heterogeneidade na sala de aula: entendimentos de professoras orientadoras de estudos

ISLABÃO, V. A. C.; JARDIM, J. M. O.; NÖRNBERG, M. Heterogeneidade na sala de aula: entendimentos de professoras orientadoras de estudos. In: ANAIS DO XVIII ENPÓS: Semana Integrada de Ensino, Pesquisa e Extensão, UFPel, Pelotas, setembro de 2016.

Leitura deleite em contexto de formação de professores

COSTA, C. R.; NÖRNBERG, M.  Leitura deleite em contexto de formação de professores.  In: ANAIS DO XXV CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, II Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão, UFPel, Pelotas, setembro de 2016.

Leitura literária na escola: uma reconquista

ISLABÃO, V. A. C.; JARDIM, J. M. O.; NÖRNBERG, M. Leitura literária na escola: uma reconquista. In: ANAIS IV ENCONTRO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS E III COLÓQUIO DE PRÁTICAS LETRADAS, UFSCAR, agosto de 2016.

O papel do pé métrico para a ocorrência da metátese na escrita inicial

PACHALSKI, L; MIRANDA, A. R. M. O papel do pé métrico para a ocorrência da metátese na escrita inicial. In: ANAIS XII ENCONTRO DO CÍRCULO DE ESTUDOS LINGUÍSTICOS DO SUL, UFSM, Santa Maria, setembro de 2016.

Os erros (orto)gráficos e o conhecimento fonológico infantil: o que evidenciam as pesquisas realizadas pelo Grupo de Estudos sobre Aquisição da Linguagem Escrita (GEALE-UFPel)

PACHALSKI, L; STEILMANN, A.; MIRANDA, A. R. M. Os erros (orto)gráficos e o conhecimento fonológico infantil: o que evidenciam as pesquisas realizadas pelo Grupo de Estudos sobre Aquisição da Linguagem Escrita (GEALE-UFPel). In: ANAIS DO VIII SEMINÁRIO NACIONAL SOBRE LINGUAGEM E ENSINO, UCPEL, Pelotas, outubro de 2016.

Processos de escrita de Orientadoras de Estudo do PNAIC

JÄGER, J. J.; SOUTO, L. K.; NÖRNBERG, M. Processos de escrita de Orientadoras de Estudo do PNAIC. In: ANAIS 15ª MOSTRA DA PRODUÇÃO UNIVERSITÁRIA – 25º Congresso de Iniciação Científica, FURG, Rio Grande, outubro de 2016.

Relações biunívocas: um estudo sobre sonorização e dessonorização nas escritas iniciais

STEILMANN, A.; PACHALSKI, L; MIRANDA, A. R. M. Relações biunívocas: um estudo sobre sonorização e dessonorização nas escritas iniciais. In: ANAIS DO VIII SEMINÁRIO NACIONAL SOBRE LINGUAGEM E ENSINO, UCPEL, Pelotas, outubro de 2016.

Relações múltiplas: Um estudo sobre as grafias das fricativas coronais em dados de 1ª série do ensino fundamental

PEREIRA, V. B.; STEILMANN, A.; MIRANDA, A. R. M. Relações múltiplas: Um estudo sobre as grafias das fricativas coronais em dados de 1ª série do ensino fundamental. In: ANAIS DO XXV CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, II Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão, UFPel, Pelotas, setembro de 2016.

Trabalho colaborativo em contexto de aprendizagem da linguagem escrita: atividades, posturas e modelos de interação

JARDIM, J. M. O.; ISLABÃO, V. A. C.; NÖRNBERG, M. Trabalho colaborativo em contexto de aprendizagem da linguagem escrita: atividades, posturas e modelos de interação. In: ANAIS XI REUNIÃO CIENTÍFICA REGIONAL DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO-ANPEd Sul, UFPR, Curitiba/PR, julho de 2016.

Relações múltiplas: Um estudo sobre as grafias das fricativas coronais em dados de 1ª série do ensino fundamental

PEREIRA, V. B.; STEILMANN, A.; MIRANDA, A. R. M. Relações múltiplas: Um estudo sobre as grafias das fricativas coronais em dados de 1ª série do ensino fundamental. In: ANAIS DO XXV CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, II Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão, UFPel, Pelotas, setembro de 2016.

Trabalho colaborativo em contexto de aprendizagem da linguagem escrita: atividades, posturas e modelos de interação

JARDIM, J. M. O.; ISLABÃO, V. A. C.; NÖRNBERG, M. Trabalho colaborativo em contexto de aprendizagem da linguagem escrita: atividades, posturas e modelos de interação. In: ANAIS XI REUNIÃO CIENTÍFICA REGIONAL DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO-ANPEd Sul, UFPR, Curitiba/PR, julho de 2016.

 

2015

Ambiguidades e contradições como tendências produtivas em práticas de formação continuada de professoras alfabetizadoras

NÖRNBERG, M. Ambiguidades e contradições como tendências produtivas em práticas de formação continuada de professoras alfabetizadoras In:  EDUCERE – XII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, PUCPR, 12, 2015. Curitiba. Mesa Redonda: A formação do professor alfabetizador.

Constituição de um banco de dados: a experiência do projeto Obeduc-Pacto

SOUTO, L. K. ; JÄGER, J.J. ; NORNBERG, M. . Constituição de um banco de dados: a experiência do projeto Obeduc-Pacto. In: XXIV CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS (XXIV CIC), 2015, Pelotas-RS. Anais do XXIV CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS (XXIV CIC), 2015.

O planejamento nas escritas de Orientadoras de Estudo do PNAIC 2013-2014: tendências

JÄGER, J.J.; SOUTO, L. K. ; NORNBERG, M. . O planejamento nas escritas de Orientadoras de Estudo do PNAIC 2013-2014: tendências. In: XXIV CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS (XXIV CIC), 2015, Pelotas-RS. Anais do XXIV CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS, 2015.

Análise de atividades didáticas de livros acadêmicos destinados à formação de professores alfabetizadores

DUARTE, A. M.; PORTO, G. C.; NÖRNBERG, M. Análise de atividades didáticas de livros acadêmicos destinados à formação de professores alfabetizadores In: I ENCONTRO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO: A FORMAÇÃO DOCENTE E A PESQUISA, FURG, 1, 2015. Rio Grande. pág. 188.

Avaliações externas: mapeamento de uma escola da rede municipal de Pelotas

OLIVEIRA, A. T.; ROSA, G. S. G.; NÖRNBERG, M. Avaliações externas: mapeamento de uma escola da rede municipal de Pelotas In: XXIV CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS, 24, 2015. Pelotas.

Concepções de Sistema de Escrita Alfabética emitidos por professoras Orientadoras de Estudos

DEVANTIER, N. O.; NÖRNBERG, M. Concepções de Sistema de Escrita Alfabética emitidos por professoras Orientadoras de Estudos In: XVII ENCONTRO DE PÓS-GRADUAÇÃO UFPEL, 17, 2015. Pelotas.

Constituição de um banco de dados: a experiência do projeto Obeduc-Pacto

SOUTO, L. K.; JÄGER, J. J.; BRAGA, G. S.; NÖRNBERG, M. Constituição de um banco de dados: a experiência do projeto Obeduc-Pacto In: XXIV CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS, 24, 2015. Pelotas.

Contribuições do planejamento com sequências didáticas envolvendo gêneros textuais no ciclo de alfabetização

ISLABÃO, V. A. C.; MOURA, P. S. Contribuições do planejamento com sequências didáticas envolvendo gêneros textuais no ciclo de alfabetização In: XVII ENCONTRO DE PÓS-GRADUAÇÃO UFPEL, 17, 2015. Pelotas.

Ensino de Ciências na perspectiva da alfabetização científica: a prática pedagógica no segundo ano do ciclo de alfabetização

PEREIRA, I. D. M.; NÖRNBERG, M. Ensino de Ciências na perspectiva da alfabetização científica: a prática pedagógica no segundo ano do ciclo de alfabetização In: XVII ENCONTRO DE PÓS-GRADUAÇÃO UFPEL, 17, 2015. Pelotas.

Olhares reflexivos sobre relatórios de formação do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa

MOURA, P. S. Olhares reflexivos sobre relatórios de formação do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa In: II CONGRESSO BRASILEIRO DE ALFABETIZAÇÃO: POLÍTICAS PÚBLICAS DE ALFABETIZAÇÃO, UFPE, 2, 2015. Pernambuco. (CD-rom)

Os erros (orto)gráficos em textos de crianças do ciclo de alfabetização

PACHALSKI, L.; RODRIGUES, J. C.; VIEIRA, I. F.; MIRANDA, A. R. M. Os erros (orto)gráficos em textos de crianças do ciclo de alfabetização IN: II CONGRESSO BRASILEIRO DE ALFABETIZAÇÃO, 2, 2015. Recife.

O planejamento compartilhado de sequências didáticas no ciclo de alfabetização: múltiplos olhares

DUARTE, A. M.; NOGUEIRA, T. H.; NÖRNBERG, M. O planejamento compartilhado de sequências didáticas no ciclo de alfabetização: múltiplos olhares In: XVII ENCONTRO DE PÓS-GRADUAÇÃO UFPEL, 17, 2015. Pelotas.

O planejamento nas escritas de Orientadoras de Estudo do PNAIC 2013-2014: tendências

JÄGER, J. J.; SOUTO, L. K. NÖRNBERG, M. O planejamento nas escritas de Orientadoras de Estudo do PNAIC 2013-2014: tendências In: XXIV CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS, 24, 2015. Pelotas.

O uso de elementos midiáticos na prática pedagógica: uma análise de vídeos

BRAGA, G. S.; PEREIRA, I. D. M; NÖRNBERG, M. O uso de elementos midiáticos na prática pedagógica: uma análise de vídeos In: XXIV CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS, 24, 2015. Pelotas.

Produções textuais de crianças do ciclo de alfabetização: uma intervenção pedagógica ancorada na autorregulação da aprendizagem

ROSA, G. S. G.; FRISON, L. M. B.; NÖRNBERG, M. Produções textuais de crianças do ciclo de alfabetização: uma intervenção pedagógica ancorada na autorregulação da aprendizagem In: XVII ENCONTRO DE PÓS-GRADUAÇÃO UFPEL, 17, 2015. Pelotas.

Textos literários e pedagógicos nos planejamentos de formação de professores do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa 

COSTA, C. R.; NÖRNBERG, M. Textos literários e pedagógicos nos planejamentos de formação de professores do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa In: XXIV CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS, 24, 2015. Pelotas.

Trabalho colaborativo: o professor como organizador e facilitador de modos de interação

JARDIM, J. M. O.; PORTO, G. P.; NÖRNBERG, M. Trabalho colaborativo: o professor como organizador e facilitador de modos de interação In: XVII ENCONTRO DE PÓS-GRADUAÇÃO UFPEL, 17, 2015. Pelotas.

Uso de estratégias na tarefa de produção de textos: intervenção pedagógica fundamentada na autorregulação da aprendizagem

ROSA, G. S. G.; FRISON, L. M. B.; NÖRNBERG, M. Uso de estratégias na tarefa de produção de textos: intervenção pedagógica fundamentada na autorregulação da aprendizagem In: XIV FÓRUM FAPA – CONHECIMENTO: ESTABELECENDO RELAÇÕES, 14, 2015. Porto Alegre. pág. 100.

 

2014

Alfabetização e Letramento: algumas concepções sob o olhar de orientadoras de estudo do PNAIC

FERREIRA, C. R. G.; MACHADO, R. T. S. Alfabetização e Letramento: algumas concepções sob o olhar de orientadoras de estudo do PNAIC In: X REUNIÃO REGIONAL DA ANPED SUL, UDESC, 10, 2014. Florianópolis.

Consciência fonológica, sistema de escrita alfabética e letramento: sequências didáticas na alfabetização

MADRIL, L. F. S. Consciência fonológica, sistema de escrita alfabética e letramento: sequências didáticas na alfabetização In: X REUNIÃO REGIONAL DA ANPED SUL, UDESC, 10, 2014. Florianópolis.

Escritas de professoras orientadoras de estudo do PNAIC-MEC sobre planejamento

JÄGER, J. J.; PEREIRA, V. B.; NÖRNBERG, M. Escritas de professoras Orientadoras de Estudo do PNAIC-MEC sobre planejamento In: II COLÓQUIO NACIONAL: DIÁLOGOS ENTRE LINGUAGEM E EDUCAÇÃO, IX ENCONTRO DO NEL, II SEMINÁRIO DO PIBID DE LETRAS DA FURB, 9, 2014. Blumenau.

Alfabetização e Educação Integral: possibilidades e desafios.

PACHECO, L. R.; NÖRNBERG, M. Alfabetização e Educação Integral: possibilidades e desafios. In: I SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INTEGRAL: OBSERVANDO REALIDADES E CONSTRUINDO COMPROMISSOS, 1, 2014. Belo Horizonte.

Análise das atividades de leitura do projeto Trilhas no contexto dos direitos gerais de aprendizagem do PNAIC

SOUTO, Luiza; DUTRA, Camila; PORTO, Gilceane. Análise das atividades de leitura do projeto Trilhas no contexto dos direitos gerais de aprendizagem do PNAIC. Revista Linha Mestra, São Paulo, 24, VIII, jan. jul, 2014. <https://linhamestra24.files.wordpress.com/2014/07/linha_mestra_24_19_cole_08_comunicacoes_ligiane_marcia.pdf>. Data de acesso: 22 out. 2015.

Aprendizagens de princípios teóricos e metodológicos da prática pedagógica alfabetizadora

JÄGER, J. J.; SOUTO, L. K.; DUTRA, C. O.; PORTO, G. C. Aprendizagens de princípios teóricos e metodológicos da prática pedagógica alfabetizadora In: XXIII CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS, 23, 2014. Pelotas.

Bibliotequinha: estimulando o prazer pela leitura

MADRIL, Liliana. Bibliotequinha: estimulando o prazer pela leitura. Revista SMED {CONHECER}, Porto Alegre, v. 4, dez. 2014. <http://websmed.portoalegre.rs.gov.br/escolas/conhecer/revistas/04_2014.pdf>. Data de acesso: 18 mar. 2016. pág.

Brincriando com Dilan Camargo

GONÇALVES, Sílvia. Brincriando com Dilan Camargo. Revista SMED {CONHECER}, Porto Alegre, v. 4, dez. 2014. <<http://websmed.portoalegre.rs.gov.br/escolas/conhecer/revistas/04_2014.pdf>. Data de acesso: 18 mar. 2016.

Concepções sobre ludicidade: o que escrevem as orientadoras de estudo do PNAIC?

PEREIRA, V. B.; JÄGER, J.; NÖRNBERG, M. Concepções sobre ludicidade: o que escrevem as orientadoras de estudo do PNAIC? In: II COLÓQUIO NACIONAL: DIÁLOGOS ENTRE LINGUAGEM E EDUCAÇÃO, IX ENCONTRO DO NEL, II SEMINÁRIO DO PIBID DE LETRAS DA FURB, 9, 2014. Blumenau.

Contribuições das atividades do material trilhas para o desenvolvimento dos direitos de aprendizagem do PNAIC

DUTRA, C. O; SOUTO, L. K.; JÄGER, J. J; PORTO, G. C. Contribuições das atividades do material trilhas para o desenvolvimento dos direitos de aprendizagem do PNAIC In: XXIII CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS, 23, 2014. Pelotas.

De que modo se manifestam aspectos pedagógicos e aspectos literários nas obras do acervo literário do Pacto Nacional Pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC)?

AMARAL, R. C.; BORBA, E. R. M. De que modo se manifestam aspectos pedagógicos e aspectos literários nas obras do acervo literário do Pacto Nacional Pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC)? In: II SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE LÍNGUA, LITERATURA E PROCESSOS CULTURAIS, UCS, 2, 2014. Caxias do Sul.

Ensino de ciências na perspectiva da alfabetização científica: apontamentos teóricos para a formação de professores dos anos iniciais

PEREIRA, I. D. M.; NÖRNBERG, M. Ensino de ciências na perspectiva da alfabetização científica: apontamentos teóricos para a formação de professores dos anos iniciais In: CONGRESSO IBERO-AMERICANO DE HUMANIDADES, CIÊNCIAS E EDUCAÇÃO: PERSPECTIVAS CONTEMPORÂNEA, UNESC, 1, 2014. Criciúma. pág. 155.

O uso da vírgula por crianças em fase de aquisição da escrita

RODRIGUES, J. C.; VIEIRA, I. F.; PACHALSKI, L.; MIRANDA, A. R. M. O uso da vírgula por crianças em fase de aquisição da escrita In: XXIII CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS, 23, 2014. Pelotas.

Percepções de aprendizagens constituídas a partir do estudo do material do PNAIC para a formação de graduandas de Pedagogia 

JÄGER, Josiane; SOUTO, Luiza; PORTO, Gilceane. Percepções de aprendizagens constituídas a partir do estudo do material do PNAIC para a formação de graduandas de Pedagogia. Revista Linha Mestra, São Paulo, 24, VIII, jan. jul, 2014.<https://linhamestra24.files.wordpress.com/2014/07/linha_mestra_24_19_cole_06_comunicacoes_ilsa_josuelene.pdf>. Data de acesso: 18 ago. 2015.

Produções textuais de estudantes do terceiro ano: primeiras impressões de uma intervenção pedagógica ancorada na autorregulação da aprendizagem

ROSA, G. G.; FRISON, L. M.; NÖRNBERG, M. Produções textuais de estudantes do terceiro ano: primeiras impressões de uma intervenção pedagógica ancorada na autorregulação da aprendizagem In: XVI ENCONTRO DA PÓS-GRADUAÇÃO UFPEL, 16, 2014. Pelotas.

Projeto Diálogos Alfabetizadores

DUTRA, Camila; SOUTO, Luiza; JÄGER, Josiane; AVILA, Catiucia; PORTO, Gilceane. Projeto Diálogos Alfabetizadores In: CONGRESSO DE EXTENSÃO E CULTURA DA UFPEL, nº 1, 2014. Pelotas. Anais… memórias e muitos tempos [recurso eletrônico] / 1. Congresso de Extensão e Cultura da UFPel ; org. Francisca Ferreira Michelon, João Fernando Igansi Nunes, Denise Marcos Bussoletti. – Pelotas: Ed. da UFPel, 2014. 620p. : il. Pelotas: 2014. 59.

Um estudo sobre os erros na grafia das vogais átonas finais do português brasileiro e europeu

VIEIRA, I. F.; RODRIGUES, J. C.; PACHALSKI, L.; MIRANDA, A. R. M. Um estudo sobre os erros na grafia das vogais átonas finais do português brasileiro e europeu In: XXIII CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS, 23, 2014. Pelotas.

 

2013

Alfabetização e Letramento. O olhar das Orientadoras de Estudo do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC)

ROSA, J. A. L.; BORBA, E. R. M.; AMARAL, R. C.; NÖRNBERG, M. Alfabetização e Letramento. O olhar das Orientadoras de Estudo do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) In: MOSTRA UNIVERSITÁRIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE, 12, 1, 2013. Rio Grande.

Análise do IDEB na microrregião de Pelotas

OLIVEIRA, A. T.; NÖRNBERG, M. Análise do IDEB na microrregião de Pelotas In: XXII CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UFPEL, 22, 2013. Pelotas.

Considerações sobre o olhar das Orientadoras de Estudo do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa sobre Sistema de Escrita Alfabética

ROSA, J. A. L.; AMARAL, R. C.; BORBA, E. R. M.; PORTO, G. C.; NÖRNBERG, M. Considerações sobre o olhar das Orientadoras de Estudo do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa sobre Sistema de Escrita Alfabética In: XXII CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UFPEL, 22, 2013. Pelotas.

Erros ortográficos: observação de textos de professores orientadores de estudo do PNAIC

MOREIRA, G. G.; PEREIRA, V. B.; NÖRBERG, M.; DONICHT, G. Erros ortográficos: observação de textos de professores orientadores de estudo do PNAIC In: XXII CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UFPEL, 22, 2013. Pelotas.

Observando IDEB das escolas municipais da cidade de Pelotas

OLIVEIRA, A. T.; ROSA, J. A. L.; VOESE, J. S.; NÖRNBERG, M. Observando IDEB das escolas municipais da cidade de Pelotas In: MOSTRA UNIVERSITÁRIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE, 12, 1, 2013. Rio Grande.