Artigos

2019

Ciências e alfabetização científica: apontamentos teóricos para a formação de professores dos anos iniciais

MARTINS PEREIRA, Igor Daniel; NÖRNBERG, Marta. Ciências e alfabetização científica: apontamentos teóricos para a formação de professores dos anos iniciais. EDUCERE ET EDUCARE (versão eletrônica), v. 14, p. 1-19, 2019.

Concepções e princípios para o planejamento do ensino: a perspectiva de professoras orientadoras de estudo

NORNBERG, M. ; JÄGER, J.J. ; SOUTO, L. K. . Concepções e princípios para o planejamento do ensino: a perspectiva de professoras orientadoras de estudo. CURRÍCULO SEM FRONTEIRAS, v. 19, p. 335-357, 2019.

PEREIRA, I. D. M..Metodologia, teoria e fontes: tripés da pesquisa contemporânea. In: Juliana Porto Machado; Ronaldo Bernardino Colvero. (Org.). Ensino de ciências na perspectiva da alfabetização científica: prática pedagógica no ciclo de alfabetização. 1ed.Pelotas: BASIBOOKS, 2019, v. 1, p. 125-134.

Percursos teórico-metodológicos de pesquisadoras iniciantes: análises de escritas de professoras em contexto de formação continuada

SOUTO, L. K. ; JÄGER, J.J. . Percursos teórico-metodológicos de pesquisadoras iniciantes: análises de escritas de professoras em contexto de formação continuada. RELACULT – REVISTA LATINO-AMERICANA DE ESTUDOS EM CULTURA E SOCIEDADE, v. 5, p. 1, 2019.

PEREIRA, I. D. M.. Aprender a ser professor de Ciências no contexto dos anos finais do ensino fundamental. In: Marta Nörnberg. (Org.). Formação em contexto de estágio e desenvolvimento profissional docente. 1ed. São Leopoldo: OIKOS EDITORA, 2017, v. 1, p. 07-155.

2015

Ambiguidades e contradições como tendências produtivas em práticas de formação continuada de professoras alfabetizadoras

NÖRNBERG, M. Ambiguidades e contradições como tendências produtivas em práticas de formação continuada de professoras alfabetizadoras In:  EDUCERE – XII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, PUCPR, 12, 2015. Curitiba. Mesa Redonda: A formação do professor alfabetizador.

Era uma vez… uma literatura para brincar

GONÇALVES, S. N.; NÖRNBERG, M. Era uma vez… uma literatura para brincar. Revista Textura (ULBRA), Canoas, v. 17, n. 35. 2015. <http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/1610/1259>. Data de acesso: 16 mar. 2015.

2014

Alfabetização e Letramento: algumas concepções sob o olhar de orientadoras de estudo do PNAIC

FERREIRA, C. R. G.; MACHADO, R. T. S. Alfabetização e Letramento: algumas concepções sob o olhar de orientadoras de estudo do PNAIC In: X REUNIÃO REGIONAL DA ANPED SUL, UDESC, 10, 2014. Florianópolis.

Consciência fonológica, sistema de escrita alfabética e letramento: sequências didáticas na alfabetização

MADRIL, L. F. S. Consciência fonológica, sistema de escrita alfabética e letramento: sequências didáticas na alfabetização In: X REUNIÃO REGIONAL DA ANPED SUL, UDESC, 10, 2014. Florianópolis.

Escritas de professoras orientadoras de estudo do PNAIC-MEC sobre planejamento

JÄGER, J. J.; PEREIRA, V. B.; NÖRNBERG, M. Escritas de professoras Orientadoras de Estudo do PNAIC-MEC sobre planejamento In: II COLÓQUIO NACIONAL: DIÁLOGOS ENTRE LINGUAGEM E EDUCAÇÃO, IX ENCONTRO DO NEL, II SEMINÁRIO DO PIBID DE LETRAS DA FURB, 9, 2014. Blumenau.