Início do conteúdo

AS PRINCIPAIS ATIVIDADES DE SUPORTE AOS DOCENTES DESENVOLVIDAS PELO NATE-UFPel

Frente ao calendário remoto e as atualizações feitas nas plataformas digitais destinadas à oferta de disciplinas, o NATE desenvolveu uma série de ações visando auxiliar os professores e dar suporte técnico e pedagógico durante este período excepcional.

O Núcleo de Apoio a Tecnologias Educacionais tem enfrentado o desafio de, neste curto espaço de tempo, garantir suporte, atendimento, materiais e canais de apoio aos docentes que estão ofertando disciplinas ou qualquer outro componente curricular durante o calendário remoto. As atividades de apoio são fruto de uma intensa discussão promovida partir da Pró-Reitoria de Ensino onde articula-se uma gama de parceiros, como: o Núcleo de Formação Docente (NUFOR), o Núcleo de Acessibilidade e inclusão (NAI), o Centro de Engenharias (CEng), o comitê UFPel DIGITAL, as Unidades que compuseram desde o início da discussão a Rede NATE e o conselho do NATE.

Destacam-se sete ações que garantem atendimento personalizado ou acesso a informações para capacitação do docente frente às possibilidades e desafios no ensino online. Conheça quais são:

 

O “GUIA DOCENTE”

O “Guia Docente” é um material de apoio que reúne informações sobre o e-AULA. Esta peça constitui um tutorial, passo a passo, das principais funções disponíveis ou necessárias de serem executadas dentro da plataforma:

https://wp.ufpel.edu.br/nuped/files/2020/09/Guia-Docente.pdf

 

O “ATENDIMENTO”

O Atendimento é um canal institucional de suporte no qual o docente pode ter suas dúvidas atendidas individualmente. Neste canal, a equipe de suporte do NATE oferece assistência individual aos docentes e discentes da UFPel. As solicitações devem ser feitas pelo link abaixo:

https://atendimento.ufpel.edu.br/

 

As “SALAS DE ATENDIMENTO”

Quando as demandas levadas até o canal de atendimento não podem ser resolvidas por meio de atendimento assíncrono, ou mesmo por uma questão de preferência do docente, pode ser agendado um atendimento via web conferência, onde há sempre dois bolsistas disponíveis para tirar dúvidas e dar suporte técnico e pedagógico aos docentes de uma forma mais acolhedora e com um feedback instantâneo.

 

As “OFICINAS DE CAPACITAÇÃO”

A partir do mês de setembro deste ano, iniciou-se a oferta de oficinas de capacitação aos docentes de cada unidade da universidade. Estas oficinas consistem em encontros síncronos nos quais os docentes acompanham uma exposição preparada pela equipe do NATE e podendo sanar suas dúvidas específicas. Já foram realizadas quatorze oficinas, outras atividades do mesmo cunho já estão previstas neste início de segundo semestre. Em média foram atendidos cinquenta professores por oficina. As oficinas foram notícia no Portal da UFPel:

http://ccs2.ufpel.edu.br/wp/2020/09/23/familiarizando-se-com-o-e-aula-e-tema-de-capacitacao-para-docentes/

 

A “CURADORIA”

A curadoria é um tipo de suporte que tem ganhado destaque nas metodologias de ensino online. O NATE, que acompanha esta discussão bem de perto, preparou a “Curadoria” voltada para as principais dúvidas identificadas em nossa comunidade. Acesse no link abaixo:

https://wp.ufpel.edu.br/nate/curadoria/

 

A “PLAYLIST DO NATE”

O NATE possui uma Playlist dentro do canal da UFPel no Youtube. Através desta playlist estão ofertados os links de acesso aos principais vídeos tutoriais de suporte ao e-AULA. Confira:

https://wp.ufpel.edu.br/nate/playlist/

 

A “CHECKLIST DO NATE”

A Checklist do NATE é uma publicação de nosso site com uma checklist que deu suporte às oficinas para os docentes. Neste rápido documento apresenta-se uma lista de tarefas básicas que devem ser realizadas sempre que um docente oferece uma disciplina no e-AULA. Segue o link de acesso:

https://wp.ufpel.edu.br/nate/2020/09/28/checklist-do-nate/

 

Publicado em 28/09/2020, na categoria Notícias.