Desde a sua criação no ano de 2017, por meio da atual gestão da UFPel, o Núcleo de Gênero e Diversidade (NUGEN), vem atuando fortemente nas questões ligadas ao gênero e diversidade sexual dentro dessa IFES. No dia 07/06/19 mais especificamente, as frentes de ação do núcleo composta por chefia, técnico administrativo, bolsistas e voluntários (as), cumpriram agenda em distintos locais nas cidades de Rio Grande e Pelotas, ampliando sua rede de parceiros. Pela manhã, através da ativista, militante, acadêmica do curso de Teatro Marcia Monks Jaekel, o NUGEN esteve representado no I Simpósio Saúde, educação e direitos humanos: Desafios do Processo transexualizador, promovido pela FURG / EBSERH, na cidade de Rio Grande, onde foi discutido o tema: “Acesso à saúde e direitos dos sujeitos trans”. A mesa que foi mediada pela docente Juliana Rizza (FURG) e contou com a participação de Djeniffer Rodrigues Coradini, da 3ª Coordenadoria Regional de Políticas de Equidade em Saúde LGBTI e Marcia Brasil, assistente social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Ainda pela manhã, a Chefe do Núcleo, Eliane Ribeiro Pardo, participou de reunião com a Prof.ª Valéria Cristina Christello Coimbra da Faculdade de Enfermagem da UFPel, bem como com os acadêmicos Amanda Kolmar, Miro Neto e Nathália Fernandes. Durante o encontro, o NUGEN firmou parceria para atuar junto ao projeto de pesquisa intitulado “Necessidades em saúde da População LGBT+”. O referido trabalho será desenvolvido através das percepções individuais sobre as necessidades voltadas para a saúde da população LGBT+, onde serão realizadas entrevistas e captação do cotidiano dos indivíduos por fotos (photovoice). Participa ainda do projeto de pesquisa a ONG Gesto de nossa cidade. Já na parte da tarde, o NUGEN fez-se presente na 35ª Semana Acadêmica do Curso de Letras, intitulada “Memória e Presente: A Universidade em Tempos de Resistência”, onde durante roda de conversa que versou sobre assédio e seus reflexos na saúde do indivíduo, foram abordadas as implicações jurídicas e os impactos na saúde dos estudantes, bem como nos trabalhadores. Compunham a mesa a egressa Ana Paula Timm Krolow, que abordou o machismo dentro da Faculdade de Administração e de Turismo (tema esse foco de seu trabalho de conclusão de curso); a Prof.ª Marcia Bertoldi, da Faculdade de Direito; a Psicóloga Catiane Pinheiro Morales; o Servidor Técnico Administrativo da UFPel Rodrigo Silva da Silva e a acadêmica do Curso de Bacharelado em Psicologia, Aline Ramos.