Novo projeto aprovado

Proponente: Prof. dr. Marco Aurelio da Cruz Souza.

Pesquisadores: Thiago Silva Amorim, Rebeca da Cunha, Carmen Anita Hoffman a e Larissa Patron Chaves Spieker.

O projeto de pesquisa “Manifestações Populares Tradicionais Não-Hegemônicas do e no Rio Grande do Sul: segunda fase de estudos” é um desdobramento da pesquisa “Folguedos e danças folclóricas marginais do e no Rio Grande do Sul”, iniciado em 2014, cuja a primeira etapa foi finalizada em 2020.

A presente investigação encontra-se vinculada ao Núcleo de Folclore e Culturas Populares – NUFOLK da UFPel, que conta com cinco bolsistas dentro do projeto: Ana Carolina Freitas Silva, Francine Sampaio de Souza, Nathanael Peres Martins, Kelvin Yuri de Oliveira do Nascimento e Mayson Gonçalves Brum.

O estudo nessa segunda fase procura investigar noções epistemológicas e processos artísticos e educativos em torno dos campos abarcados pelas artes e culturas populares no contexto atual do estado, de modo a problematizar conceitos como Tradição, Memória, Cultura Popular, Folclore, bem como seus possíveis atravessamentos. Também é interesse do projeto propor e analisar Práticas Experimentais e Metodologias Criativas em Artes e Culturas Populares, articulando-se através de perspectivas que protagonizem o papel do corpo, da dança, do folclore no cenário contemporâneo.

O presente projeto comporta uma investigação científica cujo interesse é mapear, registrar, aprofundar e difundir as expressões populares de folguedos e danças do Rio Grande do Sul que escapam à cultura hegemônica, mas que se constituem como espaços e linguagens tradicionais representativos da cultura popular do Estado do Rio Grande do Sul.

A ação visa realizar um diagnóstico de coletivos culturais tradicionais não hegemônicos do RS e se dará por meio de pesquisa bibliográfica, documental e de campo.

Entre os objetivos deste projeto, podemos citar:

– expandir o mapeamento dos folguedos e danças tradicionais praticados no Estado do Rio Grande do Sul identificados na primeira fase do estudo, que estão situados à margem das práticas dominantes, de modo a extrapolar o universo da cultura gaúcha tradicionalista;

– colaborar para a consolidação dos folguedos e danças folclóricas do RS na perspectiva de sua condição enquanto artefatos do patrimônio cultural imaterial;

– fomentar a atuação social da universidade na relação com as comunidades culturais populares tradicionais do estado, fazendo com que a pesquisa científica articulada com diferentes agentes e entidades contribua para o desenvolvimento artístico, cultural e científico do Rio Grande do Sul.

 

Esta entrada foi publicada em Notícias e marcada com a tag , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.