Qualificação de trabalhos sobre danças e artes populares no mestrado da UFPel acontecem nesta semana

Amanhã, 20/10/2020, se inicia uma série de qualificações de três trabalhos especiais no Programa de Pós Graduação em Artes Visuais do Centro de Artes da Universidade Federal de Pelotas – UFPel. São especiais por conta de seus interesses em danças, artes e culturas populares, por que os temas abordados são pautas constantes do NUFOLK enquanto Projeto de Extensão e também por que terá três pesquisadoras que já foram e são grandes parceiras do Núcleo de Folclore da UFPel. Portanto três mulheres mestrandas, as alunas Caroline, Beliza e Jessica, estarão apresentando às suas devidas bancas, suas investigações orientadas pelo Prof. Thiago Amorim. Isso vai ocorrer nos próximos dias 20, 21 e 22 de outubro de 2020.

Elas nos enviaram os resumos de seus trabalhos e nós aqui trazemos até você para que todos possam conhecer um pouquinho do que será apresentado e também das pesquisadoras.

Mestranda: Caroline Ribeiro Paz

Orientador: Prof. Dr. Thiago Silva de Amorim  Jesus

Banca de qualificação: Prof.ª Dr.ª Amélia Conrado e Prof.ª Dr.ª Rosângela Fachel de Medeiros

Título: ENTRE AS PALHAS DE XAPANÃ:
SENTIDOS E CONEXÕES PARA CRIAÇÃO ARTÍSTICA.

Data da qualificação: 20/10/2020

Horário: 14h

Resumo: O estudo apresentado compõe a dissertação de mestrado desenvolvida junto ao Programa de Pós Graduação em Artes Visuais do Centro de Artes da Universidade Federal de Pelotas – UFPel, vinculada à linha de pesquisa Processos de Criação e Poéticas do Cotidiano. A pesquisa versa sobre o Orixá Xapanã e seus signos, através de experimentações que emergem do meu corpo em relação a seus elementos. Assim, construir uma visualidade não tão convencional e diferente a qual estava acostumada à dança-cênica. Pesquisar sobre o universo deste Orixá é estar em sintonia com o sagrado, e poder reverenciá-lo. Com isso, o objetivo principal é a compor uma obra artística de caráter etnoperformativo e problematizá-la a partir da experimentação e criação de um novo olhar sobre os gestos e sentidos inspirados no Orixá Xapanã, por meio de uma vídeodança. Apresento como objetivos específicos: produzir um material em vídeodança como forma de valorização e divulgação da temática negra; refletir sobre o processo criativo em dança em torno do universo do Orixá Xapanã; contribuir para a divulgação das artes negras através de uma obra de vídeodança afroreferenciada.

Mestranda: Beliza Gonzales Rocha

Orientador: Prof. Dr. Thiago Silva de Amorim  Jesus

Banca de qualificação: Prof.ª Dr.ª Carmen Anita Hoffmann e Prof.ª Dr.ª Daniela Amoroso

Título: “Toda la piel de América en mi piel”: possibilidades etnoperformativas a partir do Espetáculo América Unida

Data da qualificação: 21/10/2020

Horário: 14h

Resumo: A pesquisa “Toda la piel de América en mi piel”: possibilidades etnoperformativas a partir do Espetáculo América Unida, em desenvolvimento no PPGVI – UFPel, tem como temática os processos de criação em dança desenvolvidos no contexto da cultura popular. Investigo o processo criativo do Espetáculo América Unida, integrante do Encuentro Internacional de Folklore y Arte Popular América Unida. Dedicando-me a observar – e participar – de um momento específico deste espetáculo: a criação das coreografias coletivas, dançadas por todos os bailarinos integrantes do evento. Através de uma bricolagem metodológica que envolve a pesquisa da prática artística, a etnografia e a auto etnografia, me proponho a discutir como o que vejo, sinto e vivo no América Unida, afeta a minha criação no desenvolvimento de uma obra artística de etnoperformance. Assim, disponho-me a problematizar os novos discursos que se apresentam na e para a cultura popular, bem como as ressignificações do folclore e da poética tradicional quando são postos em cena.

Mestranda: Jessica Oliveira de Carvalho

Banca de qualificação: Nádia Neckel, Katya Gualter e Rebeca Recuero

Título: Avantes, filhos da fé: rito e corpo em processos de criação etno-performativos.

Data da Qualificação: 22/10/2020

Horário: 13h30min

Resumo: Avantes, filhos da fé: rito e corpo em processos de criação etno-performativos. Pensando quais são as possibilidades poéticas oriundas da experimentação artística inspirada em elementos pluriculturais de formação da Umbanda para a construção da etno-performance.
A metodologia utilizada é híbrida, mediante uma bricolagem que reúne a autoetnografia devido ao meu envolvimento e pertencimento com o meio estudado (o Terreiro de Umbanda Ogum Sete Espadas) e a etnografia performativa.
Na busca de criar uma performance de acordo com os movimentos e corpos que entendo como fé. Creio no potencial estético e artístico do meio religioso umbandista e é sobre a espiritualidade e a performance que irei me debruçar.

Caroline, Beliza e Jessica, o NUFOLK deseja para vocês sorte e sucesso neste momento!

Esta entrada foi publicada em Notícias. Adicione o link permanente aos seus favoritos.