FOLK-COVID: UMA AMPLA ANÁLISE INVESTIGATIVA SOBRE A INTERFERÊNCIA DO COVID-19 NO CENÁRIO FOLCLÓRICO MUNDIAL

O projeto de pesquisa FOLK-COVID se constitui em uma ação universitária de investigação do cenário afetado pela Pandemia do COVID-19, mediante a análise de contextos folclóricos em diferentes países e continentes. A ação é promovida pela Universidade Federal de Pelotas, por meio do Grupo de Pesquisa OMEGA – Observatório de Memória, Educação, Gesto e Arte, do Curso de Dança – Licenciatura e do Núcleo de Folclore da UFPel – NUFOLK (Centro de Artes), em parceria com a ABRASOFFA – Associação Brasileira de Organizadores de Festivais de Folclore e Artes Populares (São Paulo) e com apoio de diferentes universidades e instituições dentro e fora do Brasil como a FURB – Universidade Regional de Blumenau (Santa Catarina), a UPV – Universitat Politècnica de València (Espanha), a Abambaé Companhia de Danças Brasileiras (Pelotas/RS) e a Asociación Civil América Unida (Ciudad del Plata/Uruguai). O estudo visa mapear contextos tematizados pelo folclore, as artes tradicionais e as culturas populares, direcionando-se à análise sobre quais os efeitos que a Pandemia já causou e está causando nestes contextos, especialmente no que se refere à realização e/ou adaptação dos mesmos, sua continuidade e/ou postergamento, bem como refletir acerca dos possíveis impactos sócio-econômicos e culturais sofridos e a projeção de desdobramentos para o futuro.

Ainda em fase de construção, o projeto já conta com um site para maiores informações e realiza encontros virtuais semanais com todos os pesquisadores a fim de efetivar sua realização o mais breve e com a maior qualidade possível.

Para começar a conhecer melhor o FOLK-COVID vá até o site, o link está abaixo:

Esta entrada foi publicada em Notícias. Adicione o link permanente aos seus favoritos.