Sonora Brasil Sesc – Raízes do Bolão

     O mês de agosto, mês do folclore, foi cheio de atividades para nós. Além da preparação e realização da semana do folclore e muita pesquisa, pudemos prestigiar a segunda apresentação do Sonora Brasil em Pelotas.

     Desta vez o Raízes do Bolão do Amapá, nos deixou encantados com seu trabalho lindíssimo.


Sobre o Raízes do Bolão:

Música e dança típicas do Amapá, o marabaixo é muito valorizado pela população do estado e reconhecido em sua identidade local. Está associado a festividades da igreja católica em louvor a diversos santos como Santo Expedito, São Tiago e São José e remete a tradições seculares que tiveram origem nos quilombos da região.

O grupo Raízes do Bolão vive no quilombo do Curiaú, área rural da cidade de Macapá, onde mantém a tradição de cantar os ladrões (cânticos) que falam de situações diversas do cotidiano e de temas religiosos. Dona Chiquinha, matriarca do quilombo, aos 92 anos participa ativamente das festas e é referência para todos, detentora de conhecimentos que ajudaram o grupo a recuperar histórias e cânticos do passado. 

Utiliza os tambores de marabaixo fabricados pelo Mestre Pedro, e também apresenta os batuques (bandaias) tocados em tambores cavados em tronco de árvore e em pandeirões que remetem a influências da cultura moura. Integram o grupo os tocadores e cantadeiras Mestre Pedro, Diego Santos, Manoel dos Santos, José Antônio, Esmeraldina dos Santos, Davina dos Santos, Carmem Andreia e Siula da Fonseca.


Esta entrada foi publicada em Notícias. Adicione o link permanente aos seus favoritos.