Semana do Folclore 2014

Dos dias 18 a 23 de agosto, ocorreu a semana do folclore realizada pelo NUFOLK .

O evento contou com grandes nomes que contribuíram através de diversas oficinas e discussões sobre o tema, enfatizando como se dá sua inserção no universo educacional.

No primeiro dia foi abordado o tema “folclore como estratégia no ambiente escolar”, em que verificou-se que já na educação infantil, os professores podem estimular brincadeiras, cantigas de roda e a dança, para que as crianças se familiarizem com os costumes regionais.

Brincadeiras folclóricas, ciranda e percussão corporal fizeram parte de uma das oficinas. Junto a isso, discutiu-se a riqueza simbólica e os movimentos de resistência política denotados na capoeira e essenciais para a formação do aluno.

A exibição do filme “A Vida em Seis por Oito”, demonstrou de forma sensível e clara a fusão do tradicional balé folclórico do Sul do Brasil com a modernidade da dança contemporânea.

Aos alunos do ensino médio foi mostrado o maculelê, dança que simula uma luta tribal e usa como principal instrumento para compor a sonoridade o atabaque, desenvolvendo o interesse deles em conhecer mais sobre o folclore brasileiro.

O ensaio aberto de danças folclóricas brasileiras encerrou o evento, confirmando a importância de manter as tradições e a cultura de uma determinada região.

Esta entrada foi publicada em Notícias. Adicione o link permanente aos seus favoritos.