Festa Junina

Antes de ser apenas uma celebração aos santos, a festa é um ato coletivo, ela acompanha as funções das instituições sociais como o casamento, o nascimento, a morte e etc. É nesse momento de celebração que o conteúdo histórico pode ser apreciado, e vivido pelo brincante ou a pessoa que comemora, quando a festa junina ocorre é um momento de mostrar os costumes, símbolos, crenças, ritos, cantos, musicas e danças da região Nordeste do Brasil.
No mês de junho, principalmente no Nordeste, acontecem as celebrações a Santo Antônio, São João e São Pedro. Essas celebrações tiveram sua origem fora do Brasil, à tradição de comemorar o dia de São João veio de Portugal, onde as festas são conhecidas pelo nome de Santos Populares e correspondem a diversos feriados municipais: Santo Antônio, em Lisboa; São Pedro, no Seixal; São João, no Porto, em Braga e em Almada.
Os portugueses foram os responsáveis por trazê-las ao Brasil, e aqui ela sofreu atravessamentos dos costumes das populações indígenas e afro-brasileiras.
Segue links de vídeos que trazem noticias e informações sobre o São João/ Festa junina.
Esta entrada foi publicada em Notícias. Adicione o link permanente aos seus favoritos.