Dia do Museólogo

Este 18 de dezembro é o Dia do Museólogo no Brasil. Profissão regulamentada em 1984, o dia nacional foi instituído 20 anos depois como reconhecimento pelo papel fundamental do museólogo para o fortalecimento da cultura brasileira.
Profissional que estuda os museus a partir das relações entre o ser humano, a cultura e a natureza, o museólogo é essencial para a proteção, documentação, conservação, pesquisa e difusão do patrimônio museológico. Desta forma, ele traz consigo o interesse contínuo pelas conquistas materiais e imateriais de uma nação, na busca, sempre, dos melhores caminhos para dar a ver as marcas da nossa produção cultural.
A UFPel foi a terceira universidade federal do Brasil a criar um curso de museologia, antes mesmo do REUNI, buscou atender os anseios da comunidade gaúcha que clamava pela formação de profissionais para atuarem nos seus mais de trezentos museus espalhados pelo seu território. Seis anos depois de sua formação o Bacharelado em Museologia da UFPel já formou três turmas, muitos dos egressos já empregados e outros tantos dando continuidade aos seus estudos em diferentes PPGs. Neste dia nos orgulhamos desta caminhada vitoriosa de nossos alunos e ex-alunos museólogos e futuros museólogos que vem transformando o  cenário cultural da cidade e da região. Sua participação efetiva nas diferentes instituições em conjunto com outras profissões vem qualificando o fazer museológico do RS. Parabéns aos técnicos, professores, alunos e ex alunos.

CARTAO-2012 (2).jpg

Publicado em 18/12/2012, na categoria Uncategorized.