Início do conteúdo
Trancamento de Matrícula

O Regulamento de Ensino de Graduação prevê três modalidades de trancamento:

O discente poderá realizar o trancamento de matrícula em componentes curriculares pelo COBALTO, no prazo estabelecido no calendário acadêmico, obedecendo ao limite mínimo de créditos obrigatórios para matrícula.

Como Solicitar
O discente deverá fazer login no sistema acadêmico, acessar o menu “Aluno/Cadastro/Trancamento de disciplina”, marcar as disciplinas que deseja trancar e clicar em “+Trancar disciplina(s)”.

O discente poderá solicitar o TGM na Coordenação de Registros Acadêmicos, será concedido de acordo com as normas estabelecidas no Regulamento do Ensino de Graduação.

O TGM é o instrumento acadêmico que permite ao discente manter o vínculo com o curso, diante da impossibilidade de cursar componentes curriculares em determinado período letivo. É permitido trancamento em até quatro semestres letivos para os cursos semestrais e dois anos letivos para os cursos anuais. Tem validade somente por um período letivo, portanto o discente deve solicitar o trancamento a cada período pretendido dentro dos prazos estabelecidos no calendário acadêmico.

O discente poderá pedir readmissão, cancelando a situação de TGM, até o último dia previsto para a correção de matrícula.

Não será concedido TGM ao discente ingressante e ao discente que estiver em situação passível de jubilamento, salvo nas seguintes hipóteses:
I – por motivo de doença do próprio aluno ou de familiar até 1º grau, mediante avaliação de perícia médica oficial da Universidade;
II – para cumprir serviço militar obrigatório, mediante comprovação.
Não será concedido TGM ao discente matriculado na modalidade de Regime Especial.

Como solicitar
Ingressante – O trancamento geral de matrícula deve ser solicitado à CRA pelo discente ou seu representante legal, mediante a apresentação do comprovante da motivação (atestado de saúde ou atestado de prestação de serviço militar obrigatório) . A solicitação pode ser pela página: https://atendimento.ufpel.edu.br/.
Não ingressante: A solicitação deve ser realizada no Sistema Acadêmico Cobalto, no menu “Alunos -> Cadastro – > Solicitação de Trancamento Geral”, Conforme prazos estabelecidos no Calendário Acadêmico.

Prazos:
I – Para discentes que não solicitaram matrícula: somente no período estabelecido no calendário acadêmico.
II – Para discentes matriculados: do primeiro ao último dia letivo do semestre.

Requerimento
Requerimento de trancamento geral de matrícula

Fluxograma

Responsável Procedimento
Discente – Entregar requerimento de trancamento geral de matrícula na CRA.
CRA – Registrar a trancamento geral de matrícula no COBALTO.

O discente poderá pedir readmissão, cancelando a situação de trancamento geral de matrícula, até o último dia previsto para a correção de matrícula.

Requerimento
Requerimento de readmissão

Fluxograma

Responsável Procedimento
Discente – Entregar requerimento de readmissão na CRA.
CRA – Registrar a trancamento geral de matrícula no COBALTO.

Ato realizado pela Instituição diante da impossibilidade do discente cursar determinado semestre, independente de sua vontade, será concedido nos casos a seguir:
I – ingresso por transferência compulsória após o limite de dias letivos estabelecidos para ingresso na Instituição;
II – ingresso por decisão judicial após o limite de dias letivos estabelecidos para ingresso na Instituição;
III – quando o discente não é contemplado com a oferta de componentes curriculares no período letivo.

Nota: Para o atendimento online é necessário que a solicitação seja acompanhada da carteira de identidade digitalizada do requerente.