Divulgação científica: o MIDIARS surfando nas redes

Por Joao Pedro

 

A divulgação do trabalho científico é fundamental para a propagação do conteúdo e dos resultados das pesquisas desenvolvidas pelo Laboratório Midiars (UFPel). Ir além do âmbito acadêmico e alcançar a comunidade é um dos principais propósitos do Laboratório de Pesquisa e, por isso, a equipe do MIDIARS procura sempre participar de ciclos de palestras, entrevistas e programas que ampliem o debate sobre ciência, comunicação e redes sociais.

 

Em 2022, o grupo continua com uma agenda repleta de atividades importantes para a divulgação da ciência e o combate à desinformação, o lançamento da Rede Interinstitucional de Enfrentamento da Desinformação em Saúde, que contou com a participação da coordenadora do grupo, Raquel Recuero.

 

O debate sobre polêmica venda do Twitter para o bilionário Elon Musk contou com diversos comentários das coordenadoras do grupo, Raquel Recuero e Taiane Volcan. Raquel foi fonte para os principais veículos de comunicação do país, como G1, Estadão e BBC Brasil, já Taiane participou do MyNews e do Podcast Anticast que comentaram o episódio, ainda em definição. Também no MyNews, Taiane Volcan participou de um episódio do programa Café MyNews que discutiu as estratégias digitais utilizadas por grupos bolsonaristas.

 

No programa, a pesquisadora discute o uso de memes na política, desde sua origem até as estratégias atuais utilizadas pelo presidente Jair Bolsonaro. Taiane afirma que é um método muito efetivo e está em vigor no Brasil desde 2013: “Os políticos publicarem memes têm um efeito de aceitação nas pessoas, potencializa essa aceitação e nós vivemos um momento que falar de política está muito difícil, então o humor abre essa brecha na comunicação com o público”. Já sobre a última compra de destaque do Elon Musk, ainda não há uma resposta exata, porém existe uma grande chance de mudanças ocorrerem: “Musk defende que o Twitter é um espaço de debate público, irrestrito e que o objetivo da sua compra é ter essa democracia irrestrita e essa liberdade de expressão absoluta. Porém, o controle de uma plataforma global é muito mais do que uma simples contribuição para o debate público”, afirma Taiane.

As entrevistas citadas aqui e outras participações dos pesquisadores do grupo MIDIARS estão disponíveis nos links abaixo:

 

Participação de Raquel Recuero no lançamento da Rede Interinstitucional de Enfrentamento da Desinformação em Saúde: https://www.youtube.com/watch?v=XVCUCFd3QsM&t=4089s

  • Pesquisadora explica estratégias digitais bolsonaristas, com a pesquisadora Taiane Volcan

https://www.youtube.com/watch?app=desktop&v=53_oWAGfSzg&ab_channel=MyNews

  • O Twitter de Elon Musk, com a pesquisadora Taiane Volcan

https://www.youtube.com/watch?v=PVeity6AobA&t=1273s&ab_channel=MyNews

Participação no programa Apura Verdade: https://www.youtube.com/channel/UC2klmeLZtHyr2YoTHouENKw/featured