Pesquisadores do MIDIARS participaram como autores do Guia de Integridade da Informação no Contexto da Crise Climática no Rio Grande do Sul, lançado hoje (11) e selecionado pela pela ONU para integrar o Mutirão Global pela Integridade da Informação sobre a Mudança do Clima, no âmbito da Agenda de Ação da COP30, e será apresentado no Celeiro de Soluções, em Belém do Pará, em novembro de 2025. O trabalho traz protocolos, fluxos de verificação, diretrizes operacionais e estudos de caso sobre crises climáticas e sanitárias. Os capítulos abordam:
- Governança da informação e coordenação intersetorial;
- Comunicação de risco e resposta rápida;
- Educação midiática e pré-bunking (prevenção de desinformação antes de sua circulação);
- Experiências institucionais do Rio Grande do Sul, como o Gabinete de Crise de Comunicação e o Núcleo de Combate à Desinformação.
O MIDIARS contribuiu com sua experiência de pesquisa no âmbito da desinformação e da integridade da informação em crises climáticas, com a participação dos pesquisadores: Calvin Cousin, Fernanda Mendonça, Julia C. M. Vilas Boas, .Luísa Brito, Luiza Katrein, Mariana Reis Mendes, Maurílio Luiz Hoffmann da Silva, Theodora Nunes, além das coordenadoras Taiane Volcan e Raquel Recuero.
Esse trabalho, publicado na
Acaba de sair o novo livro de Raquel Recuero, fundadora e coordenadora do Laboratório MIDIARS. Chama-se “A Rede da Desinformação: Sistemas, estruturas e dinâmicas nas plataformas de mídias sociais”. A obra, resultado das pesquisas da autora no tema, trabalha com a ideia de que a desinformação é um sistema complexo (e por isso, difícil de ser definida apenas como um objeto), que é acoplado ao sistema das plataformas digitais. Deste modo, as plataformas reforçam a desinformação porque esta lhes é benéfica em termos de interação e gera lucro, enquanto a desinformação se beneficia da estrutura algoritmica dessas plataformas.
Na última semana de novembro, os pesquisadores do Laboratório Midiars apresentaram seus trabalhos no CIC e ENPÓS, dentro da 10ª Semana Integrada da UFPel, e também no XVI Seminário Internacional de Comunicação da PUC-RS, que ocorreu de forma híbrida. Com resultados de pesquisas que vão desde a iniciação científica, até mestrado, doutorados e pós-doutorado, os trabalhos apresentam os resultados de diversos projetos que o grupo tem desenvolvido no último ano.
O Laboratório Midiars será representado por sete pesquisadores no
No dia 29 de agosto, a pesquisadora e coordenadora do Midiars, Taiane Volcan, apresentou a palestra “Discurso de ódio e crimes virtuais: a materialidade das redes” para os estudantes do ensino médio e técnico integrado do IFSul Campus Jaguarão. O objetivo da palestra foi trabalhar no letramento digital dos estudantes e também no combate ao discurso de ódio em ambientes digitais, temática que tem instigado uma série de ações no Campus.
A coordenadora do Midiars e pesquisadora do INCT-DSI, Raquel Recuero, ministra entre os dias 10 e 13 de setembro o curso “Introdução à Análise de Redes Sociais” para integrantes de graduação e pós-graduação da Universidade Federal Fluminense (UFF). O curso é ofertado pelo
O pesquisador do MIDIARS e do