Coordenadoras do Midiars participam do II Simpósio do INCT-DSI

As coordenadoras do Laboratório Midiars, Raquel Recuero e Taiane Volcan, participaram do II Simpósio do INCT-DSI, realizado na Universidade Federal Fluminense, entre os dias 3 e 6 de dezembro. Em quatro dias de evento, pesquisadores de todo o país e do exterior vinculados ao INCT apresentaram os resultados das pesquisas desenvolvidas em 2024.

Além das oito mesas temáticas, o evento foi um importante momento de interação e trocas para os pesquisadores vinculados ao INCT em Disputas e Soberanias Informacionais. Um dos principais objetivos do evento é, justamente, fortalecer a rede de pesquisa e proporcionar trocas que poderão resultar em novas pesquisas.

Veja os trabalhos apresentados por Taiane Volcan, pesquisadora de pós-doutorado vinculada ao INCT-DSI, e Raquel Recuero, pesquisadora e membro do comitê gestor do INCT-DSI.

  • Desinformação vacinal: Como as narrativas conspiratórias sobre a vacinação infantil levam à negação da vacina? (Taiane Volcan e Raquel Recuero)
  • Dos jornais aos feeds de notícias: como a mídia tradicional e o Facebook legitimam discursos de extrema direita no Brasil e na Argentina (Raquel Recuero e Guilherme Curi)

 

Pesquisadores do Midiars apresentam seus trabalhos na 10ª SIIEPE UFPel e no XVI SEICOM da PUC-RS

Na última semana de novembro, os pesquisadores do Laboratório Midiars apresentaram seus trabalhos no CIC e ENPÓS, dentro da 10ª Semana Integrada da UFPel, e também no XVI Seminário Internacional de Comunicação da PUC-RS, que ocorreu de forma híbrida. Com resultados de pesquisas que vão desde a iniciação científica, até mestrado, doutorados e pós-doutorado, os trabalhos apresentam os resultados de diversos projetos que o grupo tem desenvolvido no último ano.
Os resumos dos trabalhos apresentados no CIC e ENPÓS estão disponíveis no link: https://wp.ufpel.edu.br/siiepe/. Os anais XVI  SEICOM estarão disponíveis em breve no site do evento: https://www.pucrs.br/eventos/inst/xviseicom2024/.

Veja a lista dos trabalhos apresentados:

XXXIII CIC
Jessie Ellen Lopes Passos – Eleições Mediadas: Uma Análise Das Campanhas Para A Prefeitura Do Município Do Rio Grande
Julio Antonio De Matos Gemiaki – O Problema Geracional Gerado Por Desinformação Em Vacinas No Brasil
Luisa Brito Da Costa – Sustentabilidade Financeira Do Jornalismo Independente Na Era Das Plataformas Digitais: Um Estudo Comparativo Do Canal Meio E Do Coletivo Mídia Ninja
Pedro Vargas Da Silva Moreira – Ascensão Do Populismo Digital: Análise Das Campanhas Dos Três Principais Candidatos À Prefeitura De São Paulo No Instagram
Theodora Nunes Marques – Desinformação Climática: Uma Análise Sobre A Ação Do Núcleo De Combate A Desinformação Durante As Enchentes No Rio Grande Do Sul

XXVI ENPÓS
Fernanda Perez Mendonça – Naturalização E Legitimação Das Violências De Gênero No Discurso
Luiza Siqueira Katrein – O que Jair Bolsonaro e Erika Hilton dizem sobre aborto no Instagram? O uso de estratégias discursivas de legitimação na plataforma

XVI SEICOM
Calvin Cousin – Celebridades e o debate sobre desinformação nas eleições de 2022
Daniela Silva Agendes – A desinformação de gênero antifeminista em discursos no Instagram
Giéle Sodré – “Eu vi na Choquei”: um estudo comparativo entre veículos de
jornalismo tradicionais e a conta da Choquei no Twitter
Guilherme Oliveira Curi – Jornalismo em plataformas digitais no segundo turno das eleições argentinas.
Luiza Siqueira Katrein e Fernanda Perez Mendonça – Sentidos de um discurso violento: misoginia e violência política
Taiane de Oliveira Volcan – Desinformação online e o aumento da hesitação vacinal no Brasil

MIDIARS APRESENTA TRABALHOS NO CIC E NO ENPOS 2024

logo evento

Amanhã, dia 26 de novembro, pesquisadores do MIDIARS estarão apresentando seus trabalhos no 10o SIIEPE (Semana Integrada de Pesquisa, Inovação e Extensão) da Universidade Federal de Pelotas. 

Às 08:30 da manhã, na sala 252 do Campus Anglo, apresentam seus trabalhos os alunos Pedro Moreira, Julio Gemiaki e Luisa Costa dentro da Iniciação Científica.  Pedro apresenta o trabalho  “A Ascensão do Populismo Digital: Análise das campanhas dos três principais candidatos à prefeitura de São Paulo no Instagram”, Júlio apresenta “O problema geracional gerado pela desinformação em vacinas no Brasil” e Luísa Costa, “A sustentabilidade financeira do jornalismo independente na era das plataformas digitais: um estudo comparativo do canal Meio e do Coletivo Mídia Ninja.”

Na sequência, Jessie Passos apresenta, às 14h, na sala 314, o trabalho  “Eleições Mediadas: Uma análise das campanhas para a prefeitura do município do Rio Grande”  e no dia 28, às 10:30 da manha, Theodora Marques apresenta o trabalho  “Desinformação Climática: Uma análise sobre a ação do Núcleo de Combate à Desinformação durante as enchentes no Rio Grande do Sul”.  

Já no ENPOS, no dia 26/11, às 10:30 da manhã, na sala 308, apresentam os trabalhos  Fernanda Mendonça, com NATURALIZAÇÃO E LEGITIMAÇÃO DAS VIOLÊNCIAS DE GÊNERO NO DISCURSO e Luisa Katrein, com o trabalho  “O que Jair Bolsonaro e Erika Hilton dizem sobre aborto no Instagram? O uso de estratégias discursivas de legitimação na plataforma.”. 

 

Pesquisadores do Midiars apresentam seus trabalhos no XVI SEICOM da PUC-RS

O Laboratório Midiars será representado por sete pesquisadores no XVI Seminário Internacional da Comunicação – Comunicação e Laços Sociais: (Re)leituras e Possibilidades, que ocorre entre os dias 26 e 28 de novembro. O evento, promovido pela PUC-RS, celebra os 30 Anos do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Escola de Comunicação, Artes e Design – Famecos/PUCRS. Também será um momento de comemoração dos 80 anos de Michel Maffesoli e do lançamento do Dicionário em sua homenagem.

Veja a lista completa de trabalhos do grupo aceitos no evento:
>> Desinformação online e o aumento da hesitação vacinal no Brasil – Taiane Volcan (UFPel)
>> Sentidos de um discurso violento: misoginia e violência política – Luiza Katrein e Fernanda Mendonça (UFPel)
>> “Eu vi na Choquei”: um estudo comparativo entre veículos de jornalismo tradicionais e a conta da Choquei no Twitter – Giéle Sodré (UFPel)
>> A desinformação de gênero antifeminista em discursos no Instagram – Daniela Silva Agendes (UFPel)
>> Celebridades e o debate sobre desinformação nas eleições de 2022 – Calvin Cousin (UFRGS)
>> Jornalismo em plataformas digitais no segundo turno das eleições argentinas – Guilherme Oliveira Curi (INCT-DSI)

Letramento Digital: Coordenadora do Midiars palestra sobre discurso de ódio e crimes virtuais para alunos do IFSul Campus Jaguarão

No dia 29 de agosto, a pesquisadora e coordenadora do Midiars, Taiane Volcan, apresentou a palestra “Discurso de ódio e crimes virtuais: a materialidade das redes” para os estudantes do ensino médio e técnico integrado do IFSul Campus Jaguarão. O objetivo da palestra foi trabalhar no letramento digital dos estudantes e também no combate ao discurso de ódio em ambientes digitais, temática que tem instigado uma série de ações no Campus.

Na conversa, Taiane falou sobre plataformização das relações sociais, materialidade das interações no ambiente virtual e sobre a legislação vigente, além de projetos em tramitação, que visam dar conta das novas demandas da sociedade no contexto mediado. Ela apresentou algumas das leis que são utilizadas para combater crimes na internet e alguns projetos de lei que estão sendo debatidos no Congresso Nacional com esta finalidade.

Aulas públicas, entrevistas e palestras sobre letramento digital fazem parte de um dos eixos de atuação do Midiars e visam levar as contribuições acadêmicas de pesquisadores do grupo para a sociedade em geral. Com isso, além de contribuir com a formação de jovens e adultos para o uso das plataformas digitais, é possível aproximar a comunidade das pesquisas desenvolvidas no âmbito da universidade.

Raquel Recuero ministra curso para integrantes do INCT-DSI, na Universidade Federal Fluminense

A coordenadora do Midiars e pesquisadora do INCT-DSI, Raquel Recuero, ministra entre os dias 10 e 13 de setembro o curso “Introdução à Análise de Redes Sociais” para integrantes de graduação e pós-graduação da Universidade Federal Fluminense (UFF). O curso é ofertado pelo Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Disputas e Soberanias Informacionais (INCT-DSI).

No curso, Recuero revisita e atualiza conceitos fundamentais sobre a pesquisa em plataformas digitais e metodologias de coleta e análise de dados em plataformas de rede social. Através da ferramenta Communalytic, os alunos aprendem a coletar dados em tempo real, criar graphos e analisar os discursos que circulam em plataformas como o Bluesky, Mastodon e Reddit.

O curso faz parte do projeto de pós-doutorado que está sendo desenvolvido pela pesquisadora junto ao INCT-DSI, que tem como um dos eixos a divulgação das pesquisas desenvolvidas pelo grupo e a formação de novos pesquisadores na área.

MIDIARS no INTERCOM 2024

O pesquisador do MIDIARS  e do INCT/DSI, Guilherme Curi, apresentou o trabalho “Paradoxos conceituais: A produção de desinformação na cobertura das mídias tradicionais do segundo turno das eleições presidenciais argentinas” no Gt de Jornalismo da INTERCOM 2024, cuja etapa presencial ocorre esta semana, em Itajaí (SC).

O trabalho de Guilherme busca identificar estratégias que, quando usadas pela mídia tradicional, terminam por reforçar a desinformação em contextos eleitorais. A pesquisa vai identificar esses elementos e apontar esses problemas diante dos contextos desinformativos, debatendo o papel do jornalismo como fonte legitimadora – ainda que por vezes, de forma inadvertida – da desinformação.

MIDIARS no ALAIC 2024

Nesta última semana, o pesquisador pós doutorando Guilherme Curi, do MIDIARS e do INCT/DSI apresentou parte dos resultados de sua pesquisa “Desinformação e Jornalismo em Plataformas Digitais” no XVII Congresso Latino-Americano de Pesquisa em Comunicação.

O trabalho do pesquisador foca  notícias e reportagens de veículos de jornalismo tradicional argentinos e brasileiros (La Nación, Clarín, El Cronista; Estadão, Folha de São Paulo e O Antagonista) publicadas nas páginas oficiais do Facebook e Instagram no contexto das últimas eleições presidenciais na Argentina (2023) e no Brasil (2022). Neste contexto, a pesquisa busca também  verificar se a estrutura e a lógica das plataformas digitais são compatíveis com o jornalismo comprometido com a verdade factual e valores sociais, éticos e morais constitutivos do fazer jornalístico torna-se um ponto de extrema relevância para a sobrevivência da democracia e questões relativas à soberania informacional no Sul Global.

 

 

 

Entrevista: Coordenadora do MIDIARS, Raquel Recuero, fala sobre a estrutura dos ecossistemas desinformativos

Em entrevista publicada nesta sexta-feira, 2, a coordenadora do Laboratório Midiars, Raquel Recuero, falou sobre os ecossistemas desinformativos que permeiam a sociedade e tornam o combate à desinformação um dos principais desafios da atualidade, a partir de suas pesquisas. Conforme destaca, para combater a desinformação hoje, não bastam políticas ou regramentos pontuais é necessário combater o fenômeno de maneira sistêmica.

Em sua fala para a Zero Hora, Raquel indica, entre as soluções, o investimento em educação digital, o fortalecimento do jornalismo, a criação de legislação específica e a elaboração de cartilhas para evitar mentiras em situações emergenciais como a enchente de maio no Rio Grande do Sul.

Leia a entrevista completa no site da Zero Hora: https://gauchazh.clicrbs.com.br/tecnologia/noticia/2024/08/a-desinformacao-usa-a-liberdade-de-expressao-para-enganar-as-pessoas-diz-pesquisadora-de-redes-sociais-clz0au94600q301622u8fby82.html

[Foto: Bruno Maestrini]

Pesquisadora do Midiars participa de aula pública “Educar em tempos de emergência climática”

A pesquisadora e coordenadora do laboratório Midiars, Taiane Volcan, participou nesta segunda-feira, 17, da aula pública “educar em tempos de emergência climática”, ao lado do professor e escritor Juremir Machado da Silva (PUC-RS) e com mediação da professora Luciana Neves Loponte (IFSul). A atividade foi organizada e transmitida pelo Observatório da Educação Profissional e Tecnológica do IFSul.

Com o avanço de eventos climáticos extremos, como as enchentes que atingiram o estado do Rio Grande do Sul no início de maio, o objetivo da aula foi discutir o papel da educação na formação de cidadãos capazes de pensar e de enfrentar os desafios contemporâneos.

Juremir Machado destacou a necessidade de não apenas pensarmos, mas de vivermos de forma mais próxima a realidade que nos cerca. Ele acredita que precisamos recuperar a conexão com a natureza e com o planeta, inclusive em situações de crise, para que possamos recuperar a dimensão que a natureza e o meio ambiente efetivamente têm em nossas vidas.

Juremir retomou uma reflexão de Martin Heidegger sobre a essência da técnica, que pela sua simples existência transforma o mundo ao nosso redor, façamos uso dela ou não. Nesse sentido, o homem contemporâneo tem acreditado que, em função das tecnologias por ele desenvolvidas, ele tem se tornado cada vez mais senhor da natureza, quando, na verdade, a natureza tem sido de tal modo tensionada que agora ela reage, se transforma e se volta contra nós.

Taiane Volcan apresentou resultados de sua pesquisa junto ao MIDIARS e  destacou a necessidade de pensarmos a nossa formação enquanto uma sociedade cada vez mais mediada. A forma como nos relacionamos com as pessoas, com as informações e com o mundo foi profundamente modificada pelas novas tecnologias, em contrapartida, não houve um preparo, um letramento para esse processo. O resultado, agora, é que situações de crises têm sido ainda mais agravadas pela desordem informativa que atravessa a nossa sociedade. Nesse sentido, a educação tem um papel fundamental que passa, em grande parte, por um letramento digital que deve ser amplo e permanente, considerando a velocidade com que as transformações se dão na sociedade contemporânea.

A aula pública está disponível na íntegra no Youtube do Observatório: https://www.youtube.com/live/yWLyw7gM2iI?si=oubjPDbFTLssbmPk