Estudo do MIDIARS premiado no ENPÓS/SIIEPE

 

O nosso trabalho “O Covid-19 enquadrado como tema político pela desinformação no WhatsApp” (Felipe Soares, Raquel Recuero, Taiane Volcan, Giane Fagundes, Giéle Sodré) ficou entre os destaques da área de Ciências Sociais Aplicadas do XXII Encontro de Pós-Graduação da 6ª Semana Integrada da UFPEL. O vídeo da apresentação está disponível em nosso canal no YouTube.

 

O estudo premiado é parte das pesquisas que temos desenvolvido sobre Covid-19 e desinformação na mídia social. Neste estudo, analisamos mensagens com desinformação sobre a pandemia que circularam em grupos públicos do WhatsApp em março e abril de 2020. Os nossos resultados mostram que a desinformação enquadrou a pandemia como um tema político. Descobrimos que a desinformação sobre o Covid-19 foi utilizada principalmente como forma de combate à crise do governo Bolsonaro.

 

O trabalho que apresentamos no ENPÓS explorou as análises iniciais do nosso estudo sobre Covid-19 e desinformação no WhatsApp. Nós já ampliamos a análise em um artigo completo, que está submetido para avaliação em revista acadêmica e disponível em preprint no repositório SciELO. Nós também já publicamos aqui no blog um texto de divulgação, em que discutimos os principais resultados encontrados na nossa análise.

 

Os autores deste estudo são Felipe Soares (UFRGS), Raquel Recuero (UFPEL/UFRGS), Taiane Volcan (UFPEL), Giane Fagundes (UFPEL) e Giéle Sodré (UFPEL). O estudo contou com o apoio do CNPq e da FAPERGS. Agradecimentos especiais ao Fabricio Benevenuto e à equipe do Monitor de WhatsApp que muito gentilmente permitiram o acesso aos dados. Agradecimentos também à CAPES, CNPq e FAPERGS que de alguma forma apoiaram essa pesquisa.