MIDIARS na 10th International Conference on Social Media and Society

Felipe Soares, integrante do grupo, esteve em julho no Canadá, onde apresentou um dos trabalhos desenvolvidos pelo grupo na  10th International Conference on Social Media & Society aconteceu entre 19 e 21 de julho na Ryerson University em Toronto.  O evento foi uma ótima oportunidade para receber feedback sobre a pesquisa, além de conhecer o trabalho de outros pesquisadores de diversos lugares do mundo e os projetos desenvolvidos pelo Social Media Lab, grupo parceiro do Midiars.

O artigo “Asymmetric Polarization on Twitter and the 2018 Brazilian Presidential Elections” (Polarização assimétrica no Twitter e as eleições presidenciais brasileiras de 2018) buscou compreender as dinâmicas de polarização em conversações no Twitter durante as eleições presidenciais do último ano. Foram analisadas as interações de quase 3 milhões de tweets, divididos em quatro datasets. No trabalho, os pesquisadores  identificaram dois grupos principais nas conversações analisadas, um bastante centrado em Jair Bolsonaro (que chamamos de pró-Bolsonaro) e outro composto pelo resto da rede, que compartilhava um sentimento contrário a Bolsonaro (e, por isso, chamamos de anti-Bolsonaro). Os resultados apontam  mostram que o grupo anti-Bolsonaro deu maior visibilidade a veículos de mídia e teve um consumo mais variado deles, incluindo veículos jornalísticos tradicionais do Brasil e até mesmo veículos estrangeiros. Já o grupo pró-Bolsonaro deu pouca visibilidade a veículos de mídia, tendo preferência por veículos que claramente apoiaram o candidato durante a campanha. Este tipo de comportamento representa o conceito de polarização assimétrica, cunhado por pesquisadores da Universidade de Harvard. A ideia de polarização assimétrica se aplica quando há dois grupos antagônicos em uma conversação política em mídias sociais, mas um deles possui comportamento mais radicalizado, limitando o acesso a veículos jornalísticos tradicionais e dando preferência a veículos hiper-partidários.