• CLMN 2023
  • CLMN 2023
  • CLMN 2022
  • CLMN 2022
  • CLMN 2019
  • CLMN 2019
Início do conteúdo
Trabalho de Campo I

Trabalho de Campo I

Curso/semestre Licenciatura em Matemática / Sétimo
Disciplina Trabalho de Campo I
Caráter ECS – Obrigatório
Pré-requisito Laboratório de Ensino de Matemática II e Instrumentação para o Ensino de Matemática I (100252)
Código 0100254
Depto.

DME

(Docência compartilhada com o Depto. De Ensino)

CHT 85 horas
Créditos 05
Natureza 85 práticas
Prof. Resp.
Objetivos Elaborar estratégias didáticas para o ensino de matemática. Experimentar métodos didáticos estudados nas disciplinas de Laboratório de Ensino de Matemática I e II para o ensino fundamental com grupos de alunos de escolas da rede. Elaborar avaliação das atividades e de seus aproveitamentos pelos alunos.
Ementa Vivência da realidade do trabalho de professor de matemática no nível do Ensino Fundamental. Experiências de observação, co-participação e docência supervisionadas, integrando atuação e reflexão. Planejamento e execução de aulas experimentais de Matemática em escolas da região de Pelotas. Elaboração de projeto de ensino de Matemática no nível do Ensino Fundamental para executar na disciplina de Estagio de Matemática I.
Programa

Observação do cotidiano de um professor de matemática no Nível Fundamental

Orientação educacional na Escola

Orientação pedagógica na Escola

Administração escolar

Regimento escolar

Projeto Pedagógico da Escola

Normas de convivência escolar

Planos de estudos do professor

Reunião de conselho de classe

Reunião do conselho Escolar

Acompanhamento de aulas do professor

Investigação sobre a realidade dos alunos com os quais será realizada a experiência didática

Experiências de ensino de tópicos de matemática para alunos do Ensino Fundamental

Projeto de ensino de matemática para a disciplina de Prática de Ensino I

Bibliografia

Básica

COSTA, Marisa Vorraber. Caminhos investigativos I – Novos olhares na pesquisa em educação. Rio de Janeiro: DP&A, 2007.

CARVALHO, Dione L. Metodologia do ensino da matemática. São Paulo: Cortez, 1990.

FREIRE, P. e SCHOR, Ira. Medo e Ousadia, o cotidiano do professor. 5 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra. 1986.

LAKATOS, Eva Maria, MARCONI, Marina. Técnicas de pesquisa. São Paulo: Atlas, 1988.

LOPES, Celi e NACARATO, Adair (org). Escrituras e Leituras na educação matemática. Belo Horizonte, Autêntica, 2005.

MACHADO, Silvia Dias et. al. Educação Matemática: uma introdução. São Paulo, EDUC, 1999.

MOREIRA, Plínio e DAVID, Maria Manuela. A formação matemática do professor, licenciatura e prática docente escolar. Belo Horizonte, Autêntica, 2005.

PAIS, Luiz Carlos. Didática da Matemática, uma análise de influência francesa. Belo Horizonte, Autêntica, 2001.

SANTOS, Boaventura de Sousa. Um discurso sobre as ciências. Porto. Editora Porto, 1998.

 

Complementar

Livros didáticos de matemática para o Nível Fundamental

Revista Educação Matemática. São Paulo: Editora Módulos.

Revista Método. São Paulo: Atual Editora.

Revista do professor de matemática. São Paulo: SBM