Trabalho de Campo I
Curso/semestre | Licenciatura em Matemática / Sétimo |
Disciplina | Trabalho de Campo I |
Caráter | ECS – Obrigatório |
Pré-requisito | Laboratório de Ensino de Matemática II e Instrumentação para o Ensino de Matemática I (100252) |
Código | 0100254 |
Depto. |
DME (Docência compartilhada com o Depto. De Ensino) |
CHT | 85 horas |
Créditos | 05 |
Natureza | 85 práticas |
Prof. Resp. | |
Objetivos | Elaborar estratégias didáticas para o ensino de matemática. Experimentar métodos didáticos estudados nas disciplinas de Laboratório de Ensino de Matemática I e II para o ensino fundamental com grupos de alunos de escolas da rede. Elaborar avaliação das atividades e de seus aproveitamentos pelos alunos. |
Ementa | Vivência da realidade do trabalho de professor de matemática no nível do Ensino Fundamental. Experiências de observação, co-participação e docência supervisionadas, integrando atuação e reflexão. Planejamento e execução de aulas experimentais de Matemática em escolas da região de Pelotas. Elaboração de projeto de ensino de Matemática no nível do Ensino Fundamental para executar na disciplina de Estagio de Matemática I. |
Programa |
Observação do cotidiano de um professor de matemática no Nível Fundamental Orientação educacional na Escola Orientação pedagógica na Escola Administração escolar Regimento escolar Projeto Pedagógico da Escola Normas de convivência escolar Planos de estudos do professor Reunião de conselho de classe Reunião do conselho Escolar Acompanhamento de aulas do professor Investigação sobre a realidade dos alunos com os quais será realizada a experiência didática Experiências de ensino de tópicos de matemática para alunos do Ensino Fundamental Projeto de ensino de matemática para a disciplina de Prática de Ensino I |
Bibliografia |
Básica COSTA, Marisa Vorraber. Caminhos investigativos I – Novos olhares na pesquisa em educação. Rio de Janeiro: DP&A, 2007. CARVALHO, Dione L. Metodologia do ensino da matemática. São Paulo: Cortez, 1990. FREIRE, P. e SCHOR, Ira. Medo e Ousadia, o cotidiano do professor. 5 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra. 1986. LAKATOS, Eva Maria, MARCONI, Marina. Técnicas de pesquisa. São Paulo: Atlas, 1988. LOPES, Celi e NACARATO, Adair (org). Escrituras e Leituras na educação matemática. Belo Horizonte, Autêntica, 2005. MACHADO, Silvia Dias et. al. Educação Matemática: uma introdução. São Paulo, EDUC, 1999. MOREIRA, Plínio e DAVID, Maria Manuela. A formação matemática do professor, licenciatura e prática docente escolar. Belo Horizonte, Autêntica, 2005. PAIS, Luiz Carlos. Didática da Matemática, uma análise de influência francesa. Belo Horizonte, Autêntica, 2001. SANTOS, Boaventura de Sousa. Um discurso sobre as ciências. Porto. Editora Porto, 1998.
Complementar Livros didáticos de matemática para o Nível Fundamental Revista Educação Matemática. São Paulo: Editora Módulos. Revista Método. São Paulo: Atual Editora. Revista do professor de matemática. São Paulo: SBM |