Laboratório de Ensino de Matemática I
Curso/semestre | Licenciatura em Matemática / Primeiro |
Disciplina | Laboratório de Ensino de Matemática I |
Caráter | PCC – Obrigatório |
Pré-requisito | – |
Código | 0100231 |
Depto. | DME |
CHT | 68 horas |
Créditos | 04 |
Natureza/sem | 68 prática/01 |
Prof. Resp. | |
Objetivos | Manusear, criar, elaborar, analisar e avaliar diferentes materiais e métodos utilizados no ensino da matemática. Realizar pesquisa bibliográfica referente a métodos didáticos que envolvem a construção do conhecimento matemático. |
Ementa | (Re) Construção de habilidades e conceitos de matemática pelos alunos do curso via experimentos em laboratório. Identificação de estratégias para o ensino de habilidades e conceitos de Matemática dos Níveis Básicos. |
Programa |
Estratégias para levar alunos do Nível Fundamental de Ensino à construção de conceitos matemáticos, a representações simbólicas desses e à construção de algoritmos para desenvolvimento de cálculos, representações gráficas e soluções de problemas. Representação de conjuntos União e intersecção de conjuntos; Classificação de elementos de um conjunto – subconjuntos de um conjunto; Complementar de um conjunto; Implicação lógica e sua relação com o conceito de conjunto; Negação de sentença matemática e sua relação com o conceito de conjunto; Silogismo disjuntivo; Representação de números; Operações com números naturais (divisão, multiplicação, subtração e adição); Construção do conceito e da representação de fração; Construção do conceito de equação; Figuras geométricas: segmentos de reta, ângulos, polígonos; Medidas de comprimento, perímetros e áreas.
Aspectos do processo de aprendizagem O conceito de erro; A subjetividade na observação; A subjetividade na representação; As experiências do aprendiz; A troca de experiências entre os sujeitos envolvidos no processo de aprendizagem; Limites e interesses individuais dos aprendizes; A autoregulação e a regulação pelo grupo; Aprendizagem x desenvolvimento histórico do conhecimento matemático.
Aspectos do processo de ensino Planejamento de atividades; Experimentação de estratégias; Regulação do processo de ensino; Avaliação da aprendizagem.
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Bibliografia |
Básica: BOYER, C. História da matemática. São Paulo: Edgar Blucher, 1974. BROUGERE, G. Jogo e Educação. Ed. ARTMED. D’AMBRÓSIO, Ubiratan. Da realidade a ação. Campinas: Editora UNICAMP, 1986. DIENES, Z. P. e GOLDING, E. W. Conjuntos, Números e Potências. Ed EPU. DIENES, Z. P. & GOLDING, E. W.. Exploração do espaço e prática de medição. Col. Os primeiros passos em matemática – Vol 3. (Trad. de Oclide José Dotto) São Paulo: Ed. Herder, 1969. DIENES, Z. P. & GOLDING, E. W.. Lógica e jogos lógicos. Col. Os primeiros passos em matemática – Vol. 1. (Trad. de Oclide José Dotto, rev. E adapt. De Ormil Alves Pilatti). São Paulo: Ed. Herder, 1969 CANDAU, Vera Maria. A didática em questão. São Paulo: Ed. Vozes, 1982. CARVALHO, Dione L. Metodologia do ensino da matemática. São Paulo: Cortez, 1990. LAKATOS, Eva Maria, MARCONI, Marina. Técnicas de pesquisa. São Paulo: Atlas, 1988. LIMA, Elon Lages. Medida em geometria. Coleção do professor de matemática. Sociedade Brasileira de Matemática. Parâmetros Curriculares Nocionais – Vol. 3 – Matemática (5a a 8a).MEC. SINGER, Naomi E. & Miller, Matthew J.. Atividades educacionais I. Trad. de Marta Malvezzi Leal. São Paulo: Madras Ed. Ltda, 2002
Complementar: BRETTAS, Luiz Alberto. Pesquisa e produção de novos materiais e métodos para o ensino de matemática. Tese de Doutorado em Mídia e Conhecimento. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. Florianópolis : UFSC, 2005. CARRAHER, Terezinha Nunes (org.). Aprender pensando. Recife: SEC/UFPe, 1985. CARRAHER, Terezinha N. , SCHLIEMANN, Ana Lúcia D. Álgebra na feira? In: CARRAHER, TEREZINHA, SCHLIEMANN, ANA LÚCIA, CARRAHER, DAVID. Na vida dez ,na escola zero. 10.ed. São Paulo: Cortez editora, 1995. Capítulo 7, p. 127-141. FERREIRA, André Luis Andrejew. Processos cognitivos na diferenciação e aplicabilidade dos conceitos de equação e função na físico-química. Tese de Doutorado em Informática na Educação. Programa de Pós-graduação em Informática na Educação. Porto Alegre: UFRGS, 2010. FONSECA, Márcia Souza da. Sobre a matematização do mundo e a desmundanização matemática. Tese de Doutorado Em Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação. Porto Alegre: PUCRS, 2005 GERDES, Paulus. Sobre o despertar do pensamento geométrico. Curitiba: Editora UFPR, 1992. 105p. KOTHE, Siegfried. Pensar é divertido. São Paulo: E.P.U., 1970. LOVELL, K. O desenvolvimento dos conceitos matemáticos e científicos na criança. Porto Alegre: Artes médicas, 1988. LUCKESI, Cipriano et al. Fazer universidade; uma proposta metodológica. São Paulo: Cortez, 1987. PEREZ, Geraldo. A realidade sobre o Ensino da Geometria no 1º e 2º graus, no Estado de São Paulo. A Educação Matemática em revista, Geometria, Blumenau, n. 4, p. 54-62, 1º semestre,1995. PIMENTA, Selma Garrido & GONÇALVES, Carlos Luiz. Revendo o ensino de 2º grau; propondo a formação de professores. São Paulo: Cortez, 1990. PONTE J. P, BROCADO, J e OLIVEIRA, H. Investigações matemática em Sala de Aula. Ed. Autêntica. ZERMIANI, Vilma J. Álgebra; brincando, redescobrindo, compreendendo. Blumenau: Editora da FURB, 1987. |