Tecnologias Avançadas no Ensino de Matemática
Curso/semestre | Licenciatura em Matemática / Nono |
Disciplina | Tecnologias Avançadas no Ensino de Matemática |
Caráter | PCC – Obrigatório |
Pré-requisito | Programação em Softwares de Matemática (100255) |
Código | 100264 |
Depto. | DME |
CHT | 68 horas |
Créditos | 04 |
Natureza | 68 Práticas |
Prof. Resp. | |
Objetivos | Prover o aluno de habilidades no uso de tecnologias em salas de aula para o ensino de Matemática, bem como de condições para que possam avaliar programas de matemática para microcomputadores no que diz respeito a seus aspectos ergonômicos mais diretos e a sua aplicabilidade como ferramenta auxiliar em aulas de matemática. Propiciar ao aluno condições de desenvolver sua capacidade de dedução, bem como desenvolver a capacidade de raciocínio lógico e organizado, desenvolver seu espírito crítico e criativo |
Ementa | Análise de aplicativos de informática para o ensino de matemática nos ensinos fundamental e média. Recursos de informática para o ensino profissionalizante. Calculadoras, aplicativos, computadores e multimídia. Adaptação de aplicativos científicos para os ensinos fundamental e médio. Planejamento, execução e análise de aulas experimentais de Matemática utilizando tecnologias avançadas no ensino de matemática. Experimentação de diferentes estratégias de ensino de Matemática em grupos especiais de alunos. Elaboração de relatórios sobre os experimentos. |
Programa |
Análise de aplicativos de informática para o ensino de Matemática Recursos de informática para o ensino profissionalizante Computadores e multimídia Adaptação de aplicativos científicos para os Níveis Fundamental e Médio de Ensino Experimentação de diferentes estratégias de ensino de matemática em grupos especiais de alunos Aulas de Matemática utilizando sistemas computacionais Execução de aula(s) experimental(ais) de matemática usando microcomputadores |
Bibliografia |
Básica CARRAHER, D. W., Aprendizagem de Conceitos Matemáticos com o Auxilio do Computador. São Paulo, Cortez Editora, 1992. LÉVY, P As tecnologias da inteligência: o futuro do pensamento na era da informática. São Paulo: Editora 34, 2004 MORAES, Raquel de Almeida, Informática da Educação, Rio de Janeiro, DP&A editora, 2000.
Complementar MORAN, José Manuel. Mudanças na comunicação pessoal. Paulinas. PAPERT, S., A Máquina das Crianças: repensando a escola na era da informática, Tradução Sandra Costa, Porto Alegre (RS), ArtMed editora, 1994. PAPERT, S., Logo: Computadores e Educação, Tradução José Armando Valente et alli, São Paulo (SP), Bralisiense editora, 19985. SANCHO, Juana M. (org.), Para uma Tecnologia Educacional, Porto Alegre, ArtMed editora, 1998. VALENTE, J.A. e VALENTE, A. B., Logo: conceitos, licação e projetos, São Paulo, MgrawHill, 1988. VALENTE, J.A., Diferentes Usos do Computador na Educação, in José Armando Valente (Ed) Computadores e Conhecimento: repensando a educação, pp. 1-23, NIED, Unicamp, 1993. WEISS, Alba Maria Lemme e CRUZ, Maria Lúcia Reis Monteiro, A Informática e os Problemas Escolares de Aprendizagem, Rio de Janeiro, DP&A editora, 2001. |