Iniciação a Pesquisa no Ensino de Matemática
Curso/semestre | Licenciatura em Matemática / Décimo |
Disciplina | Iniciação a Pesquisa no Ensino de Matemática |
Caráter | ACA – Obrigatório |
Pré-requisito | |
Código | 100261 |
Depto. | DME |
CHT | 68 horas |
Créditos | 04 |
Natureza | 34 teóricas / 34 prática |
Prof. Resp. | |
Objetivos |
Preparar o aluno para seu possível envolvimento em projetos de pesquisa, ensino e extensão em matemática.
|
Ementa |
Análise de artigos sobre pesquisa no ensino de Matemática. Análise de dissertações de mestrado e de teses de doutorado na área do ensino de Matemática. Pesquisa no ensino da Matemática: quantitativa e qualitativa. Elaboração de Projetos de Pesquisa. Elaboração de artigos.
|
Programa |
Pesquisa em Ensino de Matemática Pesquisa em ensino vs pesquisa em ensino de matemática Análise quantitativa vs análise qualitativa Limitações e possibilidades de pesquisa em ensino de Matemática
Estudo de pesquisas específicas Seleção de material bibliográfico – relatórios, dissertações e teses – sobre pesquisas em ensino de matemática Avaliação do material selecionado Relevância para o ensino em geral Envolvimento da área da matemática Adequação do texto aos objetivos da disciplina de IPEM Pesquisa quantitativa Amostragem utilizada e cálculos estatísticos elaborados x conclusões da pesquisa Identificação de alternativas possíveis para o trabalho feito Pesquisa qualitativa Argumentação utilizada x referências apresentadas Argumentação e informações apresentadas x conclusões Possibilidades de extensão para pesquisa quantitativa
Elaboração de projeto de pesquisa em ensino de matemática Objetivos Estabelecimento de tema específico Especulação x busca de dados Método Escolha método e instrumentos Levantamento de informações : qualitativas x quantitativas Manipulação de informações : descrições e inferências Estabelecimento do espaço de pesquisa e da amostra Estabelecimento de cronograma de trabalho.
|
Bibliografia |
Básica CERVO, A. L., BERVIAN, P. A.. Metodologia científica. São Paulo: Ed. McGraw-Hill do Brasil, 1983. FIORENTINI, D.; LORENZATO, S.. Investigação em educação matemática: percursos teóricos e metodológicos. Campinas: Autores Associados, 2006. LAKATOS, E. M., MARCONI, M. A. Metodologia científica. São Paulo: Ed. Atlas, 1983. LAKATOS, E. M., MARCONI, M. A. Fundamentos de metodologia científica. São Paulo: Ed. Atlas, 1985.
Complementar VERA, A. Metodologia da pesquisa científica. Porto Alegre: Ed. Globo, 1976. BARROS, A. J. P. & LEHFELD, N. A. S.. Fundamentos de Metodologia. São Paulo : Ed. McGraw-Hill do Brasil COSTA, M. Vorraber (Org.); NETO, Alfredo Veiga … [et al]. Caminhos investigativos II – Outros métodos de pensar e fazer pesquisa em educação. Rio de Janeiro: DP&A, 2002 |