Fundamentos Sócio-Histórico-Filosóficos da Educação
Curso/semestre | Licenciatura em Matemática / Quarto |
Disciplina | Fundamentos Sócio-Histórico-Filosóficos da Educação |
Caráter | ACA (Obrigatório) |
Pré-requisito | – |
Código | 0360246 |
Depto. | Departamento de Fundamentos da Educação |
CHT | 68 horas |
Créditos | 04 |
Natureza | 68 teóricas |
Prof. Resp. | |
Objetivos | Possibilitar aos alunos a aquisição progressiva de sensibilidade e competência para compreender e conceituar a realidade educacional em geral e da escola, através do estado das categorias de fundamentos da educação. |
Ementa | Tem como objetivo os pressupostos metodológicos, filosóficos, antropológicos, econômicos, político-institucionais e sociológicos de forma “interdisciplinar”, centrando-os na perspectiva de possibilitar aos alunos aquisição educacional em geral e, particularmente, a escola e suas relações constitutivas mais imediatas. Espera-se que os alunos desenvolvam maior capacidade de agir no meio em que vivem com perspectiva histórica mais elaborada. |
Programa | Categorias filosóficas apropriadas para o estudo de educação em geral e da escola. Estudar as categorias históricas para o estudo da educação em geral e da escola. Categorias históricas apropriadas para o estudo da educação em geral e da escola. Categorias antropológicas apropriadas para o estudo da educação em geral e da escola. Categorias sociológicas apropriadas para o estudo da educação em geral e da escola. |
Bibliografia |
Básica ARROYO. Miguel. Oficio de Mestre. CHAUI, Marilena. Convite a Filosofia. São Paulo: Ática, 1999. CORTELLA, Mario Sérgio. A escola e o conhecimento. São Paulo: Cortez/PF,1998. GADOTTI, Moacir. História das Idéias Pedagógicas. São Paulo, Ática, 1993. GADOTTI, Moacir (Org.) Freire: uma biobibliografia. São Paulo: Cortez; 1PF; UNESCO, 1996.
Complementar KIELING, Jose Fernando. Pressupostos históricos dos processos educativos no meio rural. Cadernos de Educação. Pelotas, FaE/UFPel, (12): jan/jun 1999, pp. 7i-h7. LEFEBVRE. Henri. Metafilosolia. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1967. LUCKESI, Cipriano e PASSOS, Elizete. Introdução a Filosofia. 3ed. São Paulo: Cortez, 2000. MANACORDA, Mario A. História da Educação. 3ed. São Paulo: Cortez, 1992. MARTINS, José de Souza. Caminhada no Chão da Noite. São Paulo: Hucitec, 1989. OLIVEIRA, Avelino da Rosa. Marx e a Liberdade. Porto Alegre: EDIPUCRS, 1997 (Coleção Filosofia: 62). REVISTA EDUCAÇÃO SOCIEDADE. São Paulo, CEDES (vários números). ROSA, Maria da Glória. A história da educação através dos textos. São Paulo: Cultrix. 1982. SAVIANI, Dermeval Tendências e correntes da educação brasileira. In Mendes, Durmeval Trigueiro (org). Filosofia da Educação brasileira. 2ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1985. SANTOS, Boav-entura de Souza. A critica da razão indolente: contra o desperdício da experiência. São Paulo: Cortez, 2000. SAVIANI, Dermeval. Pedagogia Histórica-Crítica. 5ed. Campinas: Autores Associados, 1995. SEVERINO, Antonio J. Metodologia do Trabalho Científico. 21 ed. São Paulo: Cortez, 2000. |