Estágio de Matemática II
Curso/semestre | Licenciatura em Matemática / Décimo |
Disciplina | Estágio de Matemática II |
Caráter | EO |
Pré-requisito | Teoria e Pratica Pedagógica (0350011) e Trabalho de Campo II (0100262) |
Código | 0350214 |
Depto. |
Departamento de Ensino (Compartilhado com o DME) |
CHT | 136 horas/aulas |
Créditos | 08 |
Natureza | 136 Prática |
Prof. Resp. | |
Objetivos |
Promover a evolução das idéias relativas aos conhecimentos da matemática que devem ser desenvolvidos na escola, a partir da reflexão das práticas de sala de aula, das atitudes necessárias ao futuro professor para o desenvolvimento de um trabalho docente na direção de um ensino de matemática de modo contextualizado. Analisar ações docentes possíveis para a sala de aula de matemática que levem em conta a realidade da escola imersa em seus condicionantes estruturais. |
Ementa | Execução do projeto de ensino elaborado na disciplina de Trabalho de Campo II em escola de Nível Médio. Reflexões sobre as diferentes concepções de matemática, presentes nas salas de aula, e sua relação com a vida cotidiana. Planejamento e avaliação do ensino e da aprendizagem no Nível Médio. |
Programa |
Projeto de ensino para disciplina de matemática do Nível Médio Discussão dos projetos elaborados em Trabalho de Campo II Planejamento da execução do projeto Desenvolvimento do projeto em sala de aula do Nível Médio Avaliação do Projeto Discussão sobre os elementos constituintes dos diferentes processos de aprendizagem desenvolvidos pelos alunos Discussão e aprofundamento teórico sobre os relatos das experiências dos estagiários Construção de síntese dos saberes pedagógicos construídos durante o semestre.
|
Bibliografia |
Básica FREIRE, P. e SCHOR, Ira. Medo e Ousadia, o cotidiano do professor. 5 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra. 1986. LOPES, Celi e NACARATO, Adair (org). Escrituras e Leituras na educação matemática. Belo Horizonte, Autêntica, 2005. MACHADO, Silvia Dias et. al. Educação Matemática: uma introdução. São Paulo, EDUC, 1999. MOREIRA, Plínio e DAVID, Maria Manuela. A formação matemática do professor, licenciatura e prática docente escolar. Belo Horizonte, Autêntica, 2005. PAIS, Luiz Carlos. Didática da Matemática, uma análise de influência francesa. Belo Horizonte, Autêntica, 2001.
|