Pensando a Educação Brasileira
Curso | Licenciatura em Matemática |
Disciplina | Pensando a Educação Brasileira |
Caráter | Optativa |
Pré-requisito | – |
Código | 0360247 |
Depto. | DFE/FaE |
CHT | 68 |
Créditos | 04 |
Natureza | 68 Teóricas |
Prof. Resp. | |
Objetivos |
Propiciar aos alunos uma visão abrangente da realidade educacional brasileira, através da leitura e interpretação de vários autores, entre eles: Paulo Freire, Florestan Fernandes, Darcy Ribeiro, Anísio Teixeira, Demerval Saviani. Construir uma crítica à realidade histórica, à educação brasileira. Organizar um arcabouço de novos caminhos e ações, para o cotidiano pedagógico. |
Ementa |
O estudo das estruturas educacionais brasileiras dentro de uma análise do processo histórico, não apenas estudando os clássicos períodos definidos pela historiografia, o colonial, o imperial e o republicano, mas sim, articulando os mesmos com a realidade atual. Além disso possibilitar um conhecimento teórico salientando as instituições educacionais e o papel do Estado. Estudar comparativamente a educação nacional com acontecimentos mundiais, tendo como foco a educação brasileira, particularizando o papel dos intelectuais na educação. |
Programa | O mais flexível possível, sendo sempre discutido, montado, desmontado coletivamente, conforme o andar, o anseio e necessidade da turma. Nessa montagem, faz-se necessário Ter coragem, para criticar esse modelo cristalizado, e quem sabe então encontrar maneiras que abram horizontes mais amplos, capazes de gerar pessoas livres, posicionadas, autônomas, criativas e críticas. |
Bibliografia |
Básica Almeida, José A . Pires de. História da Instrução Pública no Brasil (1500-1889). História e Legislação. São Paulo, Inep/Mec, 1989. ALVES, Rubens. Conversas com quem gosta de ensinar. 17ª ed, São Paulo, Cortez, 1986. Azevedo, Fernando.A cultura Brasileira. 4ª ede. São Paulo, Melhoramentos, 1964. BASTOS, Maria Helena Câmara & STEPHANOU, Maria. Histórias e Memórias da Educação no Brasil. 3 volumes. Petrópolis, Vozes, 2004/5.
Complementar BERGER, Manfredo. Educação e Dependência. 3ª ed. São Paulo, Difel, 1980. CUNHA, Luís Antônio. A Universidade Temporâ. RJ, Francisco Alves, 1986. CURY, Carlos Jamil. Ideologia e Educação Brasileira. 4ª ed. São Paulo, Cortez, 1988. FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. RJ, Paz e Terra, 1967. ____________ Pedagogia do oprimido. RJ , Paz e Terra, 1974. ____________ A importância do ato de ler. São Paulo, Cortez, 1982. FREITAS, Marcos Cezar de (Org) História Social da Infância no Brasil. São Paulo, Cortez, 1997. GADOTTI, Moacyr. Pensamento Pedagógico Brasileiro. São Paulo, Ática, 1990. GHIRALDELL, Paulo. História da Educação. São Paulo, Cortez, 1990. HILSDORF, Maria Lucia Spedo. História da educação brasileira: leiuturas. Sâo Paulo, Thomson, 2003. LIBÂNEO, José Carlos. Democratização da Escola Pública. A pedagogia crítico social dos conteúdos, 11ª ed. Sâo Paulo, Edicões Loyola, 1993. LIMA, Lauro de Oliveira. Estórias da Educação no Brasil: de Pombal a Passarinho. 3ª ed. RJ, ed. Brasília, s/d. MENDES, Dumerval Trigueiro (Org) Filosofia da Educação Brasileira. 2ª ed RJ, Civilização Brasileira, 1985. NISKIER, Arnaldo. Educação Brasileira (500 anos de história). São Paulo, Melhoramentos, 1989. PEIXOTO, Ana Maria. Educação no Brasil anos Vinte. S P, Ed. Loyola,1983. RIBEIRO, Maria Luisa Santos. História da Educação Brasileira, 12ª ed, São Paulo, Cortez, 1992. ROMANELLI, Otaíza. História da Educação no Brasil. Petrópolis, Vozes, 1989. SAVIANI, Demerval. Educação brasileira: estrutura e sistema. 6ª ed. São Paulo, Cortez, 1987. Educação: do senso comum à consciência filosófica. 11ª ed. Campinas, Ed. Associados, 1993. TEIXEIRA, Anisio. Ensino Superior no Brasil: análise e interpretação de sua evolução até 1969.Rio de Janeiro, Ed. Fundação Getúlio Vargas, 1989. Educação não é privilégio. Rio de Janeiro, José Olympio, 1957. XAVIER, Maria Elizabete. Capitalismo e escola no Brasil. Campinas, Papirus, 1989. XAVIER, Maria Elizabete et alii. História da Educação. A escola no Brasil. São Paulo, FTD, 1994. |