Educação Matemática no Brasil
Curso | Licenciatura em Matemática |
Disciplina | Educação Matemática no Brasil |
Caráter | Optativa |
Pré-requisito | – |
Código | 0100273 |
Depto. | DME |
CHT | 68 horas semanais |
Créditos | 04 créditos |
Natureza | 68 aulas teóricas |
Prof. Resp. | |
Objetivos | Discutir o campo da educação matemática e analisar as tendências das pesquisas em educação matemática. Analisar as teorias contemporâneas que fundamentam a educação matemática e discutir suas implicações nas práticas pedagógicas. |
Ementa | Estudo das principais correntes educacionais no Brasil e sua relação com o ensino de Matemática. Tendências temáticas e metodológicas da pesquisa em Educação Matemática no Brasil e suas implicações pedagógicas. |
Programa |
Conhecimento matemático: destacando e explorando diferentes aspectos das concepções de matemática e seu desenvolvimento histórico. Crise de fundamentos: o que foi, como surgiu, como se resolveu, conseqüências. Pensadores matemáticos. Relação da Matemática com outras áreas: Artes, Música, Biologia, a Física, Astronomia e a Economia, dentre outras. O processo de produção do conhecimento matemático: Axiomatização, Linguagem matemática e objetos matemáticos, Lógica Moderna; A intuição e a lógica. A intuição e a formalização na construção matemática. O matemático como geômetra, analista e algebrista. Matemática, Linguagem e Comunicação Escrita: símbolos e significados no contexto da construção matemática. Filosofia da matemática: Formalismo, Logicismo e Intuicionismo. Geometria não euclidiana. Axiomatização da geometria, quinto axioma e a construção das geometrias não euclidianas; Fractais e teoria do Caos; Fractais primitivos e aleatórios; Surgimento de uma nova maneira de conceber a geometria da natureza.
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Bibliografia |
Básica BOCHNER, S. El papel da la matemática en el desarrollo de la ciencia. Madrid: Princeton University Press, 1991 BOYER, C. História da Matemática. São Paulo: Edgard Blucher, 1974. COSTA, N. C. A Introdução aos Fundamentos da Matemática. São Paulo: Hucitec, 1992 COURANT, R., ROBBINS, H. Que és la matemática? Madri: Aguilar, 1967. D’AMBRÓSIO, U. Da realidade a ação. São Paulo, Campinas: Summus, 1986 D’AMBRÓSIO, U. Etnomatemática. São Paulo: Editora Àtica, 1990. DAVIS, P. J. e HERSH, R. A experiência matemática. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1985. DIEUDONNÉ, J. A formação da matemática contemporânea. Lisboa: Publicações Dom Quixote, 1990. EVES, H. Introdução à história da Matemática. Campinas: Editora da Unicamp, 1995. FUCHS, R. W. Matemática moderna. São Paulo: Polígono, 1970. Ian, S. Os problemas da Matemática. Lisboa: Gradiva, 1996 IKLINE, M. O fracasso da matemática moderna. São Paulo: IBRASA, 1976. KÖRNER, S. Uma introdução à filosofia da Matemática. Rio de Janeiro: Zahar, 1985. KÖRNER, S. Uma introdução à Filosofia da matemática. Rio de Janeiro: Zahar, 1985. LINS, R. C. e GIMENEZ, J. Perspectivas em aritmética e álgebra para o século XXI. Campinas, SP: Papirus, 1997 MACHADO, N. J. Matemática e língua materna. São Paulo: Cortez, 1991 MACHADO, N. J. Matemática e realidade. São Paulo: Cortez, 1987 MIORIN, M. A Introdução à história da educação matemática. São Paulo: Atual, 1998. MOSTERÍN, A. R. Teoria axiomática de conjuntos. Barcelona: Ariel, 1980. POINCARÉ, J. H. A Ciência e a hipótese. Brasília: Editora da UNB, 1985. POINCARÉ, J. H. A O valor da Ciência. Rio de Janeiro: Contraponto, 1995. POLYA, G. A arte de resolver problemas. Rio de Janeiro: Interciência, 1978. Programa de estudos e pesquisa no ensino de matemática: www.proem.pucsp.br <http://www.proem.pucsp.br/> REZENDE, P. A D. A crise dos fundamentos da matemática e a teoria da computação. In: <http://www.cic.unb.br/docentes/pedro/trabs/acrise.htm> SMOLE, K. e KIYUKAWA, Matemática. São Paulo: Saraiva, 1998 Sobre história da Matemática: http://www-history.mcs.st-and.ac.uk/history/ Sociedade de Educação matemática : www.sbem.com.br <http://www.sbem.com.br/>
Complementar STEWART, I. Os problemas da matemática. Lisboa: Gradiva, 1995. <http://www.fisica.ufmg.br/~paulinyi/palestras/Caos.html> <http://www.mat.ufpr.br/~biloti/fractal.html> <http://omnis.if.ufrj.br/~carlos/infoenci/projetos/fractais/fractais.html> <http://www.insite.com.br/art/fractal/> |