/// A SECRETARIA DE ESTADO DA CULTURA DO RIO GRANDE DO SUL APRESENTA ///
MARÇO - ABRIL / 2023
Está aberta a inscrição para participantes do CURSO e OFICINA Residências híbridas artísticas e o desenvolvimento de novas conexões, do projeto Trânsitos Excêntricos - Programa de Residências no MALG.
- 13.JULHO.2023 | 19h _ ENCONTRO 1: Processo artístico como fronteira.
com Elias Maroso e Helô Sanvoy
- 20.JULHO.2023 | 19h _ ENCONTRO 2: Colaboração em pauta.
com Charles Guilbert e Jessica Porciuncula
- 27.JULHO.2023 | 19h _ OFICINA
com Jessica Porciuncula
▸ INSCRIÇÃO - CURSO > acesse o formulário
_
_
Está aberta a inscrição para participantes do CURSO e OFICINA Prática Curatorial como Laboratório Colaborativo em Processos Artísticos, do projeto Trânsitos Excêntricos - Programa de Residências no MALG.
- 29.JUNHO.2023 | 19h _ ENCONTRO 1: Conceitos Gerais da Curadoria.
com LACMALG - Laboratório de Curadoria do MALG / UFPel
- 04.JULHO.2023 | 19h _ ENCONTRO 2: Curadoria no Digital.
com Academia de Curadoria / UnB
- 06.JULHO.2023 | 19h _ OFICINA: Uso de ferramentas para organização de exposição.
com Curadores e Educativo do programa
▸ INSCRIÇÃO - CURSO > acesse o formulário
_
Está abertas a inscrição para ouvinte da MESA ABERTA do projeto Trânsitos Excêntricos - Programa de Residências no MALG.
▸ INSCRIÇÃO OUVINTE - MESA ABERTA > acesse o formulário
_
Estão abertas as inscrições para ouvinte do 2º Ciclo do projeto Trânsitos Excêntricos - Programa de Residências no MALG.
Serão 03 lives transmitidas através do YouTube, no canal do MALG, sempre às 19h00 (BRT)
Durante cada live será enviado um link no chat para registrar a presença no evento. Para obter o certificado é necessário registrar presença no mínimo em 2 lives.
▸ INSCRIÇÃO OUVINTE - II CICLO DE RESIDÊNCIAS > acesse o formulário
_
PROGRAMAÇÃO
10/04/23 - Abertura: encontro de boas vindas | link da transmissão
com Coordenadores, Curadores, Educativo e os artistas residentes das categorias local, Jessica Porciuncula (selecionada), e internacional, Charles Guilbert (convidado)
20/04/23 - Conversa sobre o acervo do MALG | link da transmissão
com Coordenadores, Equipe do MALG: Fabio Galli (Conservador e Restaurador - MALG/UFPel) e Joana Lizott (Museóloga - MALG/UFpel); e os Artistas residentes do II Ciclo de Residências
04/05/23 - Encerramento: Ateliê aberto com os artistas | link da transmissão
com Coordenadores, Curadores e os Artistas residentes do II Ciclo de Residências
Acontece nessa sexta (24) as 14h00 no Auditório 2 do Centro de Artes da Universidade Federal de Pelotas, uma conversa aberta com os artistas participantes do primeiro ciclo de residências do projeto Trânsitos Excêntricos — programa de residências no MALG, realizado com recursos do PRÓ-CULTURA RS FAC - Fundo de Apoio à Cultura, do Governo do Estado do Rio Grande do Sul.
O encontro no auditório é uma ação aberta ao público e gratuita, promovido pela equipe do programa em parceria com o Museu de Arte Leopoldo Gotuzzo e com o Centro de Artes da UFPel. Para participar como ouvinte os interessados em receber certificação deverão se inscrever através do formulário do evento (link) e assinar a lista de presença durante a participação.
Poderão ainda participar de forma online o público que não puder estar presencialmente através da transmissão no canal do YouTube do MALG (link).
As ações do programa de residências podem ser acompanhadas pelo site e pelas redes sociais do Museu de Arte Leopoldo Gotuzzo.
_
Data: 24 de Março de 2023 _ 14h00
Local: Auditório 2 - Centro de Artes / UFPel
Endereço: Rua Álvaro Chaves, 65 (térreo) - Pelotas/RS
MALG - Museu de Arte Leopoldo Gotuzzo: link
Estão abertas as inscrições para ouvinte do 1º Ciclo do projeto Trânsitos Excêntricos - Programa de Residências no MALG.
Serão 03 lives transmitidas através do YouTube, no canal do MALG, sempre às 19h00 (BRT)
Durante cada live será enviado um link no chat para registrar a presença no evento. Para obter o certificado é necessário registrar presença no mínimo em 2 lives.
▸ INSCRIÇÃO OUVINTE - I CICLO DE RESIDÊNCIAS > acesse o formulário
_
PROGRAMAÇÃO
06/03/2023 - Abertura: encontro de boas vindas | link da transmissão
com Coordenadores, Curadores, Educativo e os artistas residentes das categorias regional, Elias Maroso (selecionado), e nacional, Helô Sanvoy (convidado)
16/03/2023 - Conversa sobre o acervo do MALG | link da transmissão
com Coordenadores, Equipe do MALG: Fabio Galli (Conservador e Restaurador - MALG/UFPel) e Joana Lizott (Museóloga - MALG/UFpel); e os Artistas residentes do I Ciclo de Residências
30/03/2023 - Encerramento: Ateliê aberto com os artistas | link da transmissão
com Coordenadores, Curadores e os Artistas residentes do I Ciclo de Residências
As inscrições para o 2º Ciclo serão divulgadas no início de abril.
A Sociedade de Amigos do Museu de Arte Leopoldo Gotuzzo (SAMALG), em parceria com o grupo de pesquisa Academia de Curadoria da Universidade de Brasília (UnB) e com o Laboratório de Curadoria do Museu de Arte Leopoldo Gotuzzo (LACMALG) do Centro de Artes (CA) da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL), convida artistas a se candidatarem para uma residência artística com o tema “Migrações”, realizada com recursos do PRÓ-CULTURA RS FAC - Fundo de Apoio à Cultura, do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, conforme as condições apresentadas no edital.
O programa de residências Trânsitos Excêntricos consiste na realização de 2 ciclos de residências, com a participação dos curadores e educativo do programa e de dois artistas em cada um dos ciclos (totalizando 4 artistas participantes), de acordo com os objetivos, prazos e critérios previamente estabelecidos. Essas residências serão em formato híbrido, mesclando em cada ciclo a realização de uma residência presencial e uma residência virtual, organizadas em 2 (dois) ciclos, estão previstas para ocorrer entre Março e Abril de 2023.
Ana Avelar, Lauer dos Santos e Renan Espirito Santo
Coordenadores do Programa de Residências Trânsitos Excêntricos
-
ARTISTA LOCAL
❯ JESSICA PORCIUNCULA
Jessica Porciuncula (1992) é artista visual e produtora cultural desde 2012. Possui graduação em Artes Visuais Bacharelado na Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e é mestranda no PPG em Artes Visuais UFPel. Natural de São Luiz Gonzaga (RS-Brasil) e residente de Pelotas desde 2012 (RS-Brasil), atualmente investiga construções simbólicas a partir de uma expressão visual poética e crítica, pensando as relações entre identidade e território, corpo e natureza, manipulando símbolos nacionais em autorretratos, performances, audiovisuais, objetos e pinturas.
❯ SITE
-
ARTISTA REGIONAL
❯ ELIAS MAROSO
Elias Maroso é artista e pesquisador. Dedica-se à produção de objetos, intervenções no espaço e dispositivos energéticos, relacionando diferentes meios e referências de estudo. Doutor em Artes Visuais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, ênfase em Linguagens e Contextos de Criação. Membro-fundador do projeto Sala Dobradiça, pelo qual participou da 7ª e 8ª Bienal do Mercosul, produzindo junto dessa iniciativa exposições com artistas do Brasil e exterior. Em sua atuação recente, realizou trabalhos no Druckwerkstatt, Kunst Quartier Bethanien (Berlim, Alemanha), via Goethe-Institut, e para o Prêmio Aliança Francesa de Arte Contemporânea, além de ser indicado ao Prêmio PIPA de Arte Contemporânea (Ano 11), sendo finalista da modalidade Prêmio PIPA Online 2020. No ano de 2021, desenvolve obras para o Programa CoMciência da MM Gerdau e passa a integrar o quadro de artistas da 13ª Bienal do Mercosul. Possui obras no acervo do Instituto PIPA (Rio de Janeiro, RJ), do Museu de Arte do Rio Grande do Sul (Porto Alegre, RS) e do Centro de Arte, Ciência e Tecnologia SESI LAB (Brasília, DF), em parceria com o Museu de Ciência, Tecnologia e Artes Exploratorium (São Francisco, EUA).
❯ SITE
-
ARTISTA NACIONAL
❯ HELÔ SANVOY
Helô Sanvoy é natural de Goiânia (1985). Vive atualmente em São Paulo. É mestre pela ECA/USP e licenciado pela FAV/UFG. É membro do coletivo de performance Grupo EmpreZa desde 2011. Busca em sua pesquisa a experimentação e junção de materiais diversos, como também a experimentação de processos, linguagens e suportes. Realizou exposições individuais no MAC/GO (2014, GO), na CAL/UnB (2014, DF), na Referência Galeria de Arte (2018, DF) e na Galeria Andrea Render (2017, 2018 e 2020, SP). Foi selecionado para o 30° Programa de Exposições do CCSP (2020, SP). Temporada de Projetos do Paço das Artes (2022, SP) Participou de exposições como: Bienal do Mercosul (2020, RS); “Zona De Perigo” (2016, PR e PE); “Imagens Que Não Se Conformam” (2021, RJ).
❯ SITE
-
ARTISTA INTERNACIONAL
❯ CHARLES GUILBERT
Charles Guilbert cria assemblagens de fragmentos narrativos que ele apresenta sob a forma de textos, vídeos, canções, desenhos ou instalações. Ele explora a estranheza do cotidiano, o poder das palavras e as relações humanas. Suas realizações, frequentemente resultado de colaborações, têm sido apresentadas em festivais, galerias e museus de diversos países como França, Bélgica, Luxemburgo, Países Baixos, Espanha, México e Japão. Em Quebec ele apresentou, entre outros, instalações no Museu de Arte Contemporânea de Montreal, no Museu de Belas Artes de Quebec e na Manifestação de arte internacional de Quebec. Em 2004 recebeu, pelo conjunto de trabalhos em vídeo realizado com Sérge Murphy, o Prêmio Bell Canadá, outorgado pelo Conselho das artes do Canadá. Videografia publicada no outono de 2006 Notre-Dame-des-Autres, um livro-caixa contendo todos os vídeos. Charles Guilbert, cuja formação é sobretudo literária, publicou três livros: Os inquietos, A bela viagem educativa e Os lenhadores do impossível. De 1987 a 1991, tem escrito regularmente críticas para a revista semanal Voir e ocasionalmente nas revistas Vanguard e Parachute, CV Photo e Espace, e atualmente colabora com a Vie des arts.
❯ SITE
ABRIL
2º Ciclo de Residências ////////// Programa de Residências no MALG >
❯ ABERTURA II CICLO
10.04.2023 _ 19h
❯ CONVERSA SOBRE ACERVO
20.04.2023 _ 19h
❯ ATELIÊ ABERTO
04.05.2023 _ 19h
MARÇO
1º Ciclo de Residências ////////// Programa de Residências no MALG >
❯ ABERTURA I CICLO
06.03.2023 _ 19h
❯ CONVERSA SOBRE ACERVO
16.03.2023 _ 19h
❯ ATELIÊ ABERTO
30.03.2023 _ 19h
MÍDIA
Publicações sobre ////////// Programa de Residências no MALG >
❯ Jornal Correio do Povo
17.01.2023 _ Editais, cursos e concursos no setor cultural: Residência artística
❯ Jornal Diário da Manhã
16.01.2023 _ Edital seleciona artistas para participação em residências
22.05.2023 _ MALG inaugura primeira exposição Trânsitos Excêntricos
❯ Jornal Diário Popular
17.05.2023 _ Programa de residência artística apresenta primeiros frutos
18.07.2023 _ A arte que ultrapassa as fronteiras linguísticas
❯ ECULT - informação e conteúdo
16.01.2023 _ Edital seleciona artistas para residências junto ao MALG
❯ Prêmio PIPA
26.01.2023 _ Edital seleciona artistas domiciliados no Rio Grande do Sul a se candidatarem para residência
❯ Revista Select
16.01.2023 _ Agenda: Trânsitos Excêntricos
❯ UFPel | Coordenação de Comunicação Social
10.11.2022 _ Museu de Arte Leopoldo Gotuzzo apresenta projeto de Residências Artísticas
16.01.2023 _ Edital seleciona artistas para participação em residências
23.03.2023 _ Conversa aberta com artistas residentes do Malg será realizada na sexta-feira
29.03.2023 _ Primeiro ciclo das residências do MALG é finalizado com live
02.05.2023 _ Ateliê aberto: Malg conclui segundo ciclo do programa de residências
16.05.2023 _ Exposição “Trânsitos Excêntricos” abre nesta quarta-feira
07.07.2023 _ MALG abre novo ciclo da exposição Trânsitos Excêntricos
FAQ
Perguntas Frequentes ////////// Programa de Residências no MALG >
Organizado em parceria entre a SAMALG, o LACMALG e o grupo Academia de Curadoria, o projeto possibilitará residências entre artistas convidados e selecionados. Em cada residência acontecerão ações entre curadores e artistas buscando aproximação às coleções do museu. Uma exposição composta pelos resultados dessas experiências será organizada ao final do projeto.
As inscrições para participar como artista do programa vão até às 23h59min do dia 31 de janeiro de 2023. Lembramos que só serão aceitas inscrições realizadas pelo formulário online disponível.
Não! A inscrição é totalmente gratuita, sem cobranças de taxas.
Artistas de diferentes linguagens da arte contemporânea, levando em consideração suas conexões com a esfera digital. As participações podem ser individuais ou em coletivos.
Não! Quando houver o caso de um coletivo ser selecionado, esse deverá indicar somente 2 (dois) representantes para participar do programa e só será disponibilizado 1 (uma) bolsa-auxílio de mesmo valor para o coletivo.
Sim, através do edital podem se inscrever artistas com domicílio na cidade de Pelotas e artistas com domicílio no estado do Rio Grande do Sul. Na segunda opção, não serão aceito artistas que tenham seu domicílio na cidade de Pelotas, somente em outras cidades do estado.
Não, o edital aberto apenas selecionará artistas das categorias local (domiciliado em Pelotas/RS) e regional (domiciliado no estado do Rio Grande do Sul, exceto na cidade de Pelotas)
Não há restrições para a inscrição de estudantes, contanto que possuam idade superior a 18 anos.
O programa ocorrerá de forma híbrida, tendo 2 (dois) artistas participantes das residências junto ao museu de forma presencial e outros 2 (dois) artistas participantes somente em formato virtual. Contudo, os encontros abertos ao público acontecerão em formato virtual e serão anunciados através das redes sociais do museu.
Não! Os encontros abertos das residências acontecerão em formato virtual, aberto a todos. Os anúncios de programação serão disponibilizados através das redes sociais do museu.
Sim! Disponibilizaremos formulário para inscrição de acompanhamento antes do início das residências.
Você precisa fazer login para comentar.