Artistas mulheres no MALG: obras do acervo – Fase 1

Natureza/cultura, estranho/cotidiano, corpo/paisagem, abstração/figuração são algumas das tensões possíveis de observar no apanhado de obras que compõem a exposição “Artistas mulheres no MALG: obras do acervo – Fase 1”.
Os trabalhos reunidos nesta exposição integram o acervo do MALG, pertencentes às coleções Século XX, Século XXI e L. C. Vinholes, com o recorte na produção das artistas mulheres.
Com o desejo de promover a pesquisa no acervo e torná-lo público, a exposição busca dar visibilidade às obras das mulheres artistas do museu, provocando o debate sobre o imaginário e as questões que intrigam o olhar feminino sobre o mundo.
De trajetórias e gerações variadas, muitas das autoras das obras aqui expostas trouxeram importantes contribuições para a arte contemporânea brasileira.
Como ação do projeto de pesquisa “Investigação e documentação do acervo do MALG”, a mostra resulta do primeiro movimento de conhecimento e seleção de obras produzidas por mulheres que compõem o acervo do museu. O projeto prevê outra exposição, dita Fase 2, com uma nova seleção de obras produzidas por mulheres do acervo, juntamente com um programa de novas aquisições, com vistas a preencher lacunas observadas nas coleções.
Em colaboração com o Núcleo Educativo do museu, o projeto também propõe diversas atividades e eventos artísticos ligados à exposição.
Dessa forma, o Museu segue promovendo a pesquisa e a contemplação de seu relevante acervo junto à comunidade da cidade de Pelotas.

Curadoria – Lizângela Torres