Conscientização sobre o multilinguismo

Caixinhas das Línguas

Quais línguas estão presentes no meu cotidiano? Em quais contextos elas são usadas? Como as línguas se organizam na mente? As línguas influenciam umas às outras? A atividade “Caixinha das Línguas”, elaborada por Gabriela Griep (2021), convida o estudante a refletir sobre todas essas questões.

Clique aqui para acessar o material.

 

Meu Sistema Linguístico

É preciso ser fluente em múltiplas línguas para ser bilíngue/multilíngue? A resposta é não!
Todas as línguas que participam de nossa vida, seja em maior ou menor escala, integram o nosso sistema linguístico. Na atividade “Meu Sistema Linguístico”, o estudante é incentivado a refletir sobre todas as línguas que participam do seu cotidiano (na escola, nas músicas, na comunidade, nos filmes etc.) e como elas integram o seu próprio sistema linguístico.

Clique aqui para acessar o material.

 

Meu Retrato Linguístico
Como as línguas que falamos/conhecemos integram a nossa identidade? Que emoções elas evocam? A atividade do retrato linguístico é uma maneira criativa para os estudantes expressarem como percebem e se relacionam com as línguas que fazem parte de seu repertório linguístico.

Clique nos links para acessar o material:

 

Minhas emoções e línguas

Como as línguas que usamos influenciam nosso cotidiano? E como elas se relacionam com as nossas emoções? Há uma conexão entre as línguas que utilizamos e as emoções que sentimos? Escolhemos línguas diferentes conforme as emoções que experimentamos? A atividade Minhas Línguas e Emoções propõe que alunos do ensino fundamental II explorem as relações entre as línguas de seu repertório linguístico e as emoções apresentadas no filme Divertida Mente 2. O objetivo é compreender o papel das emoções na escolha por se expressar em determinada língua.

Clique nos links para acessar o material: