Em seu livro “The Power of Language: How the Codes We Use to Think, Speak, and Live Transform Our Minds”, a Professora Viorica Marian explica os diversos benefícios do multilinguismo, tanto para a pessoa que usa várias línguas como para a sociedade onde várias línguas coexistem. Os seus efeitos são percebidos em aspectos positivos na cognição, bem como em aspectos externos, como a conexão com pessoas de diferentes culturas e a possibilidade de uma visão mais criativa e diversa no âmbito profissional.
Como mostra a pesquisadora, nossas experiências individuais não estão dissociadas do mundo e são parcialmente moldadas por fatores externos. Portanto, apresentamos alguns dos benefícios que o multilinguismo pode oferecer à sociedade:
A preservação da cultura de diferentes povos
As línguas não são apenas instrumento de comunicação, também são símbolos dos ideais e valores carregados por um povo. A língua é parte essencial da cultura! Dessa forma, uma comunidade que têm sua língua marginalizada ou “extinta” perde não apenas os aspectos formais de comunicação específicos daquela língua, mas também a história de seu povo, além de suas memórias e apegos emocionais mais significativos. Enquanto isso, o restante da sociedade também sofre uma perda: diferentes formas de enxergar o mundo, os conhecimentos produzidos e as narrativas naquele idioma.
Aumentar a consciência sobre a diversidade linguística e cultural de um povo e diminuir o preconceito
Diversos aspectos de uma língua (cor, gênero, tempo, entre outros) são capazes de influenciar a forma como os seus falantes percebem a realidade. A mídia, os políticos e outras pessoas em posição de poder sabem disso. Através do contato com o diversas línguas, a sociedade acaba desenvolvendo uma consciência mais apurada sobre as diversas formas de se falar a respeito de um assunto. Além disso, as pessoas podem notar que as palavras e termos utilizados, assim como a forma que uma frase é construída, são capazes de expressar o viés de um interlocutor.
A compreensão dos objetivos por trás de um discurso faz com que cidadãos se tornem mais críticos ao se depararem com debates, propagandas e notícias. Essa visão pode os proteger de governos e líderes totalitários, da propagação de notícias tendenciosas e de outros cenários onde a língua é utilizada como principal ferramenta em táticas de controle e persuasão.
O fomento do acesso à cultura
Uma sociedade multilíngue significa uma sociedade mais multicultural, uma vez que a arte e a cultura são produzidas em todas as línguas, sem exceção. Quantas vezes queremos ler um livro ou assistir a um filme, mas ele está disponível somente em sua língua original, da qual não temos conhecimento? Através do multilinguismo, os diversos profissionais e órgãos do governo que promovem ações culturais podem compreender a importância do contato com o cinema, a arte, a literatura e a poesia mundial, diversificando as possibilidades de tradução e legendagem de obras estrangeiras (para além do inglês) e a possibilidade da promoção de eventos que visem ao contato com diversos idiomas.
A valorização do multilinguismo possibilita que percebamos que todas as línguas têm seu valor e aprendê-las nunca é um desperdício – muito pelo contrário, é a abertura de um novo mundo, com novos saberes, tradições, culturas e princípios.
Dessa forma, é possível compreender que os benefícios advindos da promoção do multilinguismo na sociedade são diversos. Seu impacto é capaz de tornar a sociedade mais diversa e avançada tecnológica, política e humanamente.
Referência
MARIAN, V. The Power of Language: How the Codes We Use to Think, Speak, and Live Transform Our Minds. 4. ed. New York: Dutton, 2023.