O que é Psicolinguística?

A Psicolinguística é um campo de pesquisa relativamente recente, com origem em 1953 durante um evento na Universidade de Indiana (Estados Unidos). Ela investiga o processamento dos diversos níveis linguísticos (fonológico, sintático, discursivo etc.) e modalidades (por exemplo, vídeo, ilustração, gráfico etc.) de pessoas diversas.

A Psicolinguística estabelece uma relação das estruturas e dos processos cognitivos com a representação, aquisição, compreensão, produção e percepção de uma ou mais línguas e possibilita a investigação de diferentes populações (idades, configurações linguísticas, distúrbios, escolaridades, status socioeconômico, entre outros grupos e variáveis).

Referências
BUCHWEITZ, Augusto; LIMBERGER, Bernardo K.; KRAMER, Rossana. Psicolinguística. Letrônica, v. 7, n. 1, p. 1-3, 2014.
FERNÁNDEZ, Eva; CAIRNS, Helen Smith. Prologue. In: FERNÁNDEZ, Eva; CAIRNS, Helen Smith (org.) The Handbook of Psycholinguistics. Hoboken: John Wiley & Sons Inc., 2018. p. xxiii-xxv.

comments