Início do conteúdo
    Notícias
  • INÍCIO DA REFORMA DO GRANDE HOTEL

    Um dos prédios de referência em Pelotas, o Grande Hotel, começa a receber as obras que o transformarão, em 20 meses, no Hotel Escola da UFPel. A ordem de serviço do trabalho foi assinada na tarde desta segunda-feira (18), no salão principal do Hotel, em ato que contou com as presenças de autoridades da Universidade, do Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) e do Executivo Municipal e de professores e alunos do curso de Hotelaria da UFPel.

    Durante o ato, o reitor Pedro Hallal agradeceu ao Iphan, à Secretaria de Cultura de Pelotas, ao curso de Hotelaria e à empresa Marsou Engenharia, que realizará a obra. “Este é um trabalho que terá uma grande acompanhamento por parte da sociedade”, disse o reitor. Ele ressaltou a importância do espaço para a formação acadêmica, na prática. Dois andares do Hotel receberão os quartos e o último piso será destinado ao curso de Hotelaria. Outros cursos da Universidade também atuarão no local, lembrou Hallal.

    O reitor fez questão de sublinhar a importância das instituições públicas no processo, no caso a UFPel, o Iphan e a Prefeitura de Pelotas, que dou o prédio à Universidade, e também do grande trabalho feito por todos para que se chegasse a este momento. Recordando as dificuldades de estrutura física que o curso de Hotelaria enfrentou até agora, desenhou um futuro promissor e único para o curso da UFPel. “Nenhuma outra universidade federal no país tem o que teremos aqui”, festejou.

    “É um marco na cidade”. Assim o representante do Iphan no ato, Luís Antônio Custódio, definiu a importância da obra de restauro e de preparação do Hotel Escola. Ele elogiou a persistência e esforço de todas as equipes das instituições envolvidas no trabalho para que fosse possível a obra.

    Representando a prefeita Paula Mascarenhas no cerimônia, o secretário de Cultura de Pelotas, Giorgio Ronna, parabenizou a UFPel e ressaltou o valor da aprovação do projeto para a sociedade. Contextualizou o trabalho dentro do que está sendo chamado de renascimento de Pelotas. A capacidade de investimento das instituições para que se atinja os maiores objetivos foi frisada pelo pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento da Universidade, Otávio Peres.

    A ordem de serviço foi assinada pela arquiteta Márcia Rotta, pela UFPel, e por Emanuel Lopes da Silva, pela empresa Marsou, que já está instalada no prédio, com material administrativo. Nos próximos dias começarão a chegar os materiais, equipamentos e pessoal especializado na obra. Os recursos destinados pelo Iphan para o trabalho atingem a R$ 8,7 milhões. O histórico imóvel, de 4,3 mil metros quadrados, além da atividade acadêmica, terá capacidade para atender 56 hóspedes e oferecer serviços gastronômicos.

  • PRIMEIRO TOUR EM LIBRAS GUIADO PELOS ALUNOS DE HOTELARIA

    Acontece nesta terça feira (19) o primeiro tour pelo centro histórico guiado pelos alunos do curso de hotelaria da UFPel. A tour será feita em libras para os alunos da Escola Especial Prof. Alfredo Dub e terá início ás duas da tarde desse mesmo dia, começando em frente ao Grande Hotel, prédio que até então era utilizado para as aulas do curso de hotelaria.

     

  • VII EDIÇÃO DO FCGTURH PREMIOU ALUNAS DA UFPEL

    Foi realizado na segunda semana de Novembro (12,13 e 14) o VII Fórum Científico de Gastronomia, Turismo e Hotelaria nas dependências da Universidade do Vale do Itajaí – UNIVALI em Santa Catarina, sendo o tema central “Patrimônio e Cultura na Perspectiva da Gastronomia e do Turismo”.

    Os alunos do segundo e quarto semestre de Hotelaria da Ufpel foram ao evento, prestigiar e também contribuir com 9 trabalhos aprovados, sendo 15 apresentadores ao total.

    Foram três dias de evento com workshops, mesa redonda e apresentação dos trabalhos científicos todos voltados para o tema do mesmo. O resultado dessa trajetória foi a premiação do trabalho intitulado “A feira nacional do doce (Fenadoce) em Pelotas/RS: registro de visitantes de 2016 a 2019.” das alunas Paula Pinheiro Mussi e Charlene Brum Del Puerto , ambas alunas do quarto semestre de Hotelaria, representando brilhantemente a UFPel.

    Felicitamos as alunas premiadas assim como todos alunos que se desafiaram a submeter e apresentar seus trabalhos no evento e desejamos muito sucesso nos futuros eventos!!!

     

     

  • Avaliação do MEC do curso de Hotelaria.

    Está ocorrendo nos dias 23 e 24 de Setembro, a avaliação In loco para fins de renovação de reconhecimento do curso de Hotelaria.

    A visita conta com dois avaliadores, profº Virgínia do S. Motta Aguiar e profº Francisco Jose Pires, e a nota resultante da avaliação sairá em 5 dias após o final da visita.

  • Atenção

    Informamos que chegaram os selos das carteirinhas referentes a 2019/2, para retirar na secretaria do Centro de Integração do Mercosul.

     

  • Situação Atual do Grande Hotel

    O curso de Hotelaria tem prédio próprio no âmbito da UFPEL, localizado na Praça Coronel Pedro Osório, nº 51, no conhecido e importante prédio histórico do Grande Hotel, muitos personagens ilustres nele se hospedaram e por muitos anos foi o principal hotel da cidade e da região. Era considerado o salão de festas da cidade. Lá costumavam ser oferecidos banquetes homenageando grandes personalidades nacionais e bailes de carnaval eram comemorados. Um jantar no restaurante do Grande Hotel era classificado como o que havia de mais granfino.

    Atualmente o Grande Hotel encontra-se em situação de interdição, devido as obras de restauração do prédio, serão 24 meses de obras para colocar em uso pleno o imóvel de 4,3 mil metros quadrados. Além da atividade acadêmica, o Grande Hotel terá capacidade para atender 56 hóspedes e oferecer serviços gastronômicos.

    O prédio receberá intervenções tanto internas quanto externas. Pelo acesso principal, haverá a recepção do hotel, café e restaurante; já na área térrea acessível pela rua Anchieta ficarão áreas acadêmicas e administrativas do curso de Hotelaria. Nos segundo e terceiro pisos, ficarão os quartos; já no quarto, novos espaços acadêmicos, como salas de aula e laboratórios. Já o porão abrigará serviços do hotel e cozinha.