Início do conteúdo
Grande Hotel

 O Grande Hotel fica localizado na Praça Coronel Pedro Osório, na cidade de  Pelotas-RS.A história do Grande Hotel tem início em 1922, quando o então intendente Pedro Luís Osório lançou a idéia de construí-lo em um terreno doado pelo Dr. Fernando Luis Osório, no local onde funcionava o Cinema Politeama. Com esta finalidade, foi organizada a Cia. Incorporadora Grande Hotel.

Projeto do arquiteto Theóphilo de Barros, o prédio do Grande Hotel de Pelotas, inaugurado em 1928, destaca-se no entorno da Praça, como construção eclética de caráter grandioso.

O Grande Hotel apresenta um estilo Art nouveau. O projeto seguia o tipo comum na época: construção de esquina com subsolo habitável, andar térreo ligeiramente mais elevado em relação ao passeio, andar nobre evidenciado na fachada, dois pavimentos-tipo e mansarda (que não chegou a ser construída). A esquina do prédio foi tratada de maneira diferenciada, a partir de um corpo cilíndrico, uma espécie de torre, encimada por grande cúpula, que esconde a caixa d’água e marca o acesso principal do edifício.

Devido à elegância em seu estilo o Grande Hotel mereceu a seguinte observação do escritor e historiador Berilo Neves, que escreveu “Pompas e Cochilhas”: O Grande Hotel de Pelotas é um dos poucos “grandes hotéis”, do mundo que justificam seu nome.

Muitos personagens ilustres nele se hospedaram e por muitos anos foi o principal hotel da cidade e da região. Era considerado o salão de festas da cidade. Lá costumavam ser oferecidos banquetes homenageando grandes vultos nacionais, bailes de carnaval. Um jantar no restaurante do Grande Hotel era classificado como o que havia de mais elegante.

Atualmente o prédio abriga o Curso Tecnólogo de Hotelaria e em 2019 começam as obras de reforma do GH, para que o mesmo se torne futuramente um hotel escola, tendo em funcionamento tanto o hotel quanto o curso.