Simpósio Nacional do Centenário do Movimento do Contestado

Simpósio Nacional do Centenário do Movimento do Contestado: História, Memória, Sociedade e Cultura no Brasil Meridional, 1912 – 2012.

Este simpósio ocorrerá em três sessões, a serem realizados em Florianópolis, na Universidade Federal de Santa Catarina (29 de maio a 1° de junho de 2012), na Universidade Federal de Pelotas (29 a 31 de agosto de 2012) e em Chapecó, na Universidade Federal da Fronteira Sul (de 18 a 22 de outubro de 2012). A idéia do evento é reunir, nas diferentes sessões, um grupo expressivo de pesquisadores acadêmicos que vêm investigando este movimento nos aspectos que envolvem a história, a historiografia, a memória, a cultura, a literatura, a economia e a sociedade da região atingida pelo movimento do Contestado. Será oportunidade para análise e reflexão sobre as trajetórias dos Monges, o tropeirismo, a pecuária, as especificidades econômicas, sociais e culturais da fronteira num território mais amplo do sul do Brasil.

As inscrições para as sessões de Florianópolis e Chapecó já estão encerradas. Encontram-se abertas as inscrições para a sessão de Pelotas. Aceitam-se trabalhos sobre temáticas relacionadas ao Movimento do Contestado e ainda sobre aspectos de história, cultura, memória e sociedade da região sul do Brasil. A ser realizado entre 29 e 31 de agosto de 2012 nas dependências do ICH, este evento possui o apoio do Departamento de História e do Programa de Pós Graduação em História da UFPel.

A ficha de inscrição segue abaixo. Os inscritos para comunicações deverão possuir, no mínimo, o título de graduação em História ou áreas afins. Os graduandos e bolsistas de iniciação cientifica poderão inscrever-se na modalidade de banners. As inscrições são gratuitas.

Cronograma de inscrição de trabalhos:

Até 25 de março de 2012 envio de mensagem com ficha de inscrição (modelo em anexo) para o e-mail centenariocontestado@gmail.com

No assunto da mensagem deve ser colocado o titulo “UFPel”.

Até 30 de maio de 2012 envio do texto completo para comunicação no Simpósio. Os textos deverão observar as normas técnicas estabelecidas pela Revista Esboços, do Programa de Pós-Graduação em História da UFSC

(http://www.periodicos.ufsc.br/index.php/esbocos/about/submissions).

Maiores informações com a profa. Márcia Espig (marcia.espig@terra.com.br)

FICHA DE INSCRIÇÃO DE TRABALHOS – Simpósio Contestado 2012

Publicado em 08/03/2012, na categoria Eventos.