TCCs, horas complementares e divulgações da semana

TCCs: Prazo para envio: 21/06 às 23:59. Enviar a versão para a banca (orientador + membro(s) da banca) e para o colegiado no mesmo e-mail (col.geografia@hotmail.com).

Atividades Complementares: 200 horas, no máximo 100 de cada grupo (ouvinte, organização, cursos, participação em projeto de pesquisa, participação em projeto de extensão, etc). Escanear os documentos (em pdf, não só foto!, tem programa e site que converte). Anexar no e-mail e mandar para o colegiado. Assim que recebido e avaliado, respondo informando o recebimento ou dizendo se faltou algo).

Divulgações diversas:

Tem disponível edital para bolsista do NAI, acessar o site deles caso tenha interesse.


Pesquisa da UFRGS sobre máscara na COVID:

O estudo é fruto de uma colaboração internacional com a Universidad Autónoma de Madrid. O mesmo questionário está sendo aplicado em outros países da América, Europa e Ásia (especificamente na China). Gostaria de verificar se seria possível a divulgação da pesquisa a professoras e professores, alunas e alunos do curso de vocês para que a pesquisa possa atingir mais pessoas e aumentar a amostra brasileira. O único critério para participar é ser maior de 18 anos e a pesquisa leva aproximadamente 10 minutos para ser respondida.

Saliento que a pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa do Instituto de Psicologia da UFRGS (Rua Ramiro Barcelos, 2600, Instituto de Psicologia da UFRGS, Porto Alegre (RS), telefone 33085066, e-mail: cep-psico@ufrgs.br), com Certificado de Apresentação de Apreciação Ética (CAAE) nº 42534721.0.0000.5334, conforme parecer consubstanciado em anexo.

O link da pesquisa:

https://psyuam.eu.qualtrics.com/jfe/form/SV_81RptwJH5J0JnEN


Pesquisa da UFV sobre nutrição

Meu nome é Iolanda de Fátima César da Silva. Sou mestranda em Ciência da Nutrição na Universidade Federal de Viçosa (UFV), orientanda da professora Raquel Maria Amaral Araújo do Departamento de Nutrição e Saúde da UFV. Estou desenvolvendo um projeto que visa analisar o estilo parental de alimentação e sua relação com a prática  alimentar e estado nutricional de crianças. A população do estudo será composta por mães com idade acima de 19 anos, que sejam servidoras (docentes e técnicas) e/ou estudantes de graduação ou pós-graduação de instituições públicas de ensino superior, de crianças de 18 meses a três anos. Será aplicado um questionário on-line via Google Forms com perguntas referentes ao estilo parental de alimentação da mãe, comportamento alimentar e consumo alimentar da criança. As participantes serão esclarecidas sobre a pesquisa por meio do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE) anexado no cabeçalho do questionário. Dessa maneira, solicito, por gentileza, a sua colaboração para envio e divulgação deste questionário para os e-mails das servidoras e alunas do seu departamento e enfatizo a importância da sua ajuda, para que o maior número de participantes seja alcançado. Sua ajuda é muito importante para o sucesso da nossa pesquisa.

Link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScKj9xUdy4C-pj_ibCRxA2aIdhvl8AwrPWSnY7-T_pm98FOLA/viewform?usp=pp_url

Divulgações da semana

Atualização da Ação de Ensino do LEAA (Geografia – UFPel)

flyer Ação de Ensino LEAA


Pesquisa de aluno da UFV  sobre nutrição:

Meu nome é Iolanda de Fátima César da Silva e sou mestranda em Ciência da Nutrição pela UFV. Gostaria de fazer um convite, caso seja estudante ou servidora de uma instituição pública de ensino superior, tenha 19 anos ou mais e seja mãe de crianças com idade de 18 meses a 3 anos, que não apresentem restrições alimentares ou doenças que impossibilitem a alimentação via oral, e que seja você a responsável por suas refeições principais por PELO MENOS DUAS vezes na semana, convido-a a participar como voluntária nesta pesquisa. Este estudo visa analisar o estilo de alimentação das mães e verificar sua relação com a prática alimentar e estado nutricional da criança. A pesquisa auxiliará no desenvolvimento de políticas públicas efetivas que possam prevenir a obesidade infantil, considerando entre os fatores determinantes, o contexto familiar.

Conto com sua participação! Desde já, muito obrigada!

Um forte abraço

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScKj9xUdy4C-pj_ibCRxA2aIdhvl8AwrPWSnY7-T_pm98FOLA/viewform?usp=pp_url


Pesquisa de aluno da UFRGS sobre nutrição:

Sou mestranda do Programa de Pós de Graduação em Alimentação, Nutrição e Saúde da UFRGS e meu projeto do mestrado tem como objetivo avaliar dependência alimentar por meio da Modified Yale Food Addiction Scale Version 2.0, em alunos de graduação.

Após um ano de pandemia da COVID-19, gostaria de solicitar a sua participação e a divulgação da pesquisa.

Essa é uma pesquisa científica vinculada a Universidade Federal do Pampa, uma parceria entre o Núcleo de Estudos em Comportamento Alimentar – NEOCA (UNIPAMPA) e o Programa de Pós-Graduação em Alimentação, Nutrição e Saúde- PPGANS (UFRGS).

A sua participação é muito importante para o conhecimento da atual situação que nos encontramos e para a realização de intervenções positivas de enfrentamento e melhorias para a saúde.

Você pode interromper a pesquisa a qualquer momento, sem nenhuma desvantagem para você. Ressaltamos que é voluntária sua participação. Além disso, seus dados em nossa pesquisa serão protegidos por lei conforme preconiza o Conselho Nacional de Ética em Pesquisa (CONEP). Os dados pessoais serão coletados de forma anônima, utilizados apenas para este fim e não serão repassados a terceiros.

Você pode participar do estudo através do link abaixo:

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfT5iXKB5lpouhxSndLzSXIpEBhywjtXC4rOY13cvsJ4CuYvA/viewform?gxids=7628


Pesquisa estilos de vida dos universitários (Estácio de Sá/UFSC entre outras):

A pesquisa tem como proponente a Profa. Dra. Débora Alves Guariglia, da Universidade Estácio de Sá (Ourinhos-SP), e conta com o apoio de outras cinco universidades, das diferentes regiões do Brasil. Na UFSC, eu, Aline Mendes Gerage, sou a docente responsável e, juntamente ao meu grupo de pesquisa, fiquei com a incumbência de divulgar o estudo em outras instituições do sul do país. O objetivo principal da pesquisa é traçar um perfil do estilo de vida de universitários brasileiros e identificar fatores associados a este estilo de vida. O questionário, a ser respondido de maneira anônima, por qualquer universitário do país, incluindo alunos de graduação e pós-graduação, é simples, envolve questões sociodemográficas, de saúde e sobre atividade física, hábitos alimentares, comportamentos de risco e preventivos, e leva em torno de 20 minutos para ser respondido.
O link de acesso ao Termo de Consentimento Livre e Esclarecido e, posteriormente, ao questionário é: https://forms.gle/XP6zW5ecjWZea66u6

Divulgações da semana

Período de trancamento de disciplinas:

Diretamente no cobalto: aluno -> cadastros -> trancamento de disciplina. Prazo até dia 19/04.


Ação de ensino promovida pelo LEAA: (inicia hoje, 15/04!)

flyer Ação de Ensino


Dossiê “Práticas educativas e formação docente: ressignificando metodologias e saberes”

https://www.revistas.unijui.edu.br/index.php/contextoeducacao/announcement/view/30

Pelo link vocês podem identificar os prazos para envio de trabalho, que se encerram no fim de agosto.


Revista pensar a educação:

A nova edição do Pensar a Educação em Revista, uma das ações do Pensar a Educação, Pensar o Brasil (1822-2022), traz uma revisão bibliográfica sobre Estágio Curricular Supervisionado e formação docente. Trata-se de um relevante assunto no debate educacional, relacionado às discussões sobre articulações entre teoria e prática e, ainda, às necessárias relações entre universidade e escola básica. O professor e pesquisador Américo Junior Nunes da Silva é quem produz o artigo de revisão e indica, conforme requisito do periódico, dez textos para leitura e aprofundamento na temática. Américo atua como docente do Departamento de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação, Cultura e Territórios Semiáridos da Universidade do Estado da Bahia (Uneb) e reúne em seu currículo experiências na Educação Básica (professor e diretor escolar) e na Educação Superior (docência na graduação e pós-graduação, coordenação de cursos e programas).

Deixamos o convite aos nossos leitores e leitoras para que ampliem seus conhecimentos sobre Estágio Curricular Supervisionado e formação docente, dedicando-se à leitura desse novo número do Pensar a Educação em Revista – tanto do artigo inédito escrito pelo professor Américo quanto dos textos por ele indicados. Desejamos que essa produção circule entre formadores/as e professores/as em formação inicial, nos mais diversos contextos, áreas e instituições, promovendo debates e ampliando conhecimentos.
Boa leitura!

A revista está disponível na íntegra e gratuitamente no site do Pensar a Educação em Revista!

 

Divulgações da semana

Hortas urbanas:

O Projeto Hortas Urbanas é um projeto interdisciplinar, de pesquisa e extensão, no qual são incentivadas a organização de hortas comunitárias na cidade e realizadas oficinas, em diversas áreas, para fomentar a sustentabilidade ambiental urbana, entendidas como qualidade de vida para o meio ambiente e para as pessoas.​

Se está interessado/a deve enviar seu currículo lattes para o e-mail hortasurbanasgeoufpel@gmail.com.  O prazo para envio de e-mails é até 07 de abril. Após este prazo, enviaremos um e-mail com orientações sobre a reunião na qual explicaremos o Projeto e confirmaremos seu interesse.​


Grupos de apoio pedagógico da UFPel:

GRUPOS DE APOIO PEDAGÓGICO 2021

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Pesquisa para TCC de aluno da Nutrição:

Venho convidá-los para responder o questionário online divulgado a seguir que faz parte do projeto de pesquisa “Reflexos do isolamento social no estilo de vida e hábito de consumo alimentar de estudantes da Universidade Federal de Pelotas, Pelotas-RS”.

Link da pesquisa: https://forms.gle/Ya7Z4zoD2ULVakwFA

A pesquisa consiste em perguntas sobre os hábitos antes e durante a pandemia e todos os dados e respostas dos participantes são extremamente confidenciais. Toda participação é de imensa importância para a realização deste trabalho, portanto, desde já agradeço a sua disponibilidade em participar. 
Se cuidem e fiquem bem!
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Chamada para envio de artigos:

“Dossiê: Práticas educativas e formação docente: ressignificando metodologias e saberes” a ser publicado pela revista Contexto & Educação, da Unijuí.

Tema: “Práticas educativas e formação docente: ressignificando metodologias e saberes”

Editores responsáveis: Prof. Dr. Vantoir Roberto Brancher (IFFarroupilha); Profa. Dra. Valeska Maria Fortes de Oliveira (UFSM); Profa. Dra. Tania Micheline Miorando (UFSM); Profa. Dra. Keiciane Canabarro Drehmer-Marques (UFSM).

Prazo para o envio de textos: 1º de abril de 2021 a 31 de agosto de 2021.

Previsão de publicação: janeiro de 2022.


Pesquisa da UFS:

Ela faz parte de uma iniciativa internacional que reúne 8 países. Gostaríamos de contar com seu apoio. 

Participe desta pesquisa acerca das suas redes de apoio e saúde psicológica durante a pandemia da Covid-19. É só acessar: www.bit.ly/covidufs
Dura em torno de 15 minutos e sua participação é totalmente anônima.


Nota de pesar

É com tristeza que a Coordenação dos Cursos de Geografia informa o falecimento do aluno Ivan dos Santos Tatagiba.
Nós, professores, alunos e funcionários desejamos expressar os nossos pêsames para com a família de nosso querido Ivan.

Matrícula especial para alunos de fora do curso

Pós 22 horas será divulgado aqui neste post o quadro com vagas para alunos de fora dos cursos de geografia, com o link do formulário para a solicitação. Pós 12h do dia 16/03 serão analisadas as solicitações, dando preferência por:

1 – Menor número de matrícula considerando os 4 primeiros dígitos (ou seja, ingresso anterior);

2 – Mais disciplinas cursadas no histórico;

3 – Se ainda empatado, ordem das solicitações.

Lembrando sempre que: Pré-requisitos necessários poderâo e deverão ser exigidos (constarão na tabela); e Não se baseiem nas vagas do institucional, pois lá não dá ênfase nem aos pré-requisitos nem à complexidade das disciplinas.

Atualização: Quadro de vagas e link!

Formulário: https://forms.gle/b3DT84w7M6XAw3fG8

*A pedido da professora, alerto que em cartografia temática vai ter que conseguir elaborar mapas em sofwares.

Atualização pós 12h de 16/03 (a partir de agora será por ordem de solicitação e realizada conforme seja possível, aos alunos acompanhar pela matrícula no cobalto se conseguiram):

Vagas ocupadas do quadro acima até o horário especificado previamente:

cartografia temática – 2;

climatologia – 5;

ecologia de sistemas – 2;

fundamentos de geologia – 1;

geografia rural – 1 (esgotou) – obs: aluno 15201285 apontou colisão de horário;

gestão de recursos … – 1;

organização do espaço mundial – 3;

organização do espaço mundial II – 1.

Correções processadas

Todas as solicitações de correções feitas no sistema foram processadas. Também todas as correções feitas no formulário disponibilizado. Problemas das solicitações feitas no cobalto já possuem resposta no próprio cobalto. Problemas das solicitações feitas no formulário constam abaixo. O formulário continua ativo, mas não repitam as solicitações já negadas, e verifiquem o horário do curso e da disciplina antes de solicitar, para não solicitar o que não está ofertado nem o que vocês já possuem ocupado. Matrículas especiais não foram sequer olhadas, somente serão quando chegar o prazo correto.

Quebra de pré-requisitos referente a disciplinas não ofertadas no 20/1

Após o relato de um aluno sobre uma situação, foi constatado que algumas disciplinas que não foram ofertadas no 20/1 (semestre remoto anterior) impediriam a matrícula de outras deste semestre, por conta do pré-requisito.

Considerando a excepcionalidade da não oferta de diversas disciplinas e da própria pandemia, alguns pré-requisitos serão flexibilizados pontualmente, devido a situação narrada. Essa flexibilização não se expande a outros semestres nem a outras disciplinas ou pré-requisitos, somente aos narrados aqui:

Licenciatura:

(currículo antigo) Pré-estágio em Ensino Médio <- disciplinas da FAE (ebopp, tpp, fundamentos, etc).

(currículo novo) Geomorfologia <- Geologia.

Bacharelado:

(currículo antigo) Organização do Espaço Mundial 2 <- Organização do Espaço Mundial 1

(currículo antigo) Ecologia de Sistemas <- Geografia Rural

(currículo antigo) EIA RIMA <- hidrogeografia

(currículo antigo) Planejamento ambiental <- Geoprocessamento

 

Esclareço e reforço que é somente para essa situação específica, em que o aluno não teve a possibilidade de fazer a disciplina por falta da oferta. Situações descritas abaixo não se enquadram na quebra:

EIA RIMA exige hidrogeografia, mas se o aluno não tem sequer geomorfologia (pré-requisito de hidro) não terá a quebra.

Pré estágio exige além das disciplinas da FAE, Organização do Espaço Mundial 2, então se não possuir essa não terá a quebra.

Planejamento Ambiental exige além de geoprocessamento exige climatologia, Técnicas de Elaboração do Trabalho Científico, Geomorfologia e Biogeografia, além do próprio Geoprocessamento exigir Sensoriamento remoto, então se não possuir toda essa lista não terá a quebra.

A efetivação se dará por correção de matrícula ou matrícula especial (a depender do novo sistema de correção que está sendo implantado e desconheço os detalhes) e a solicitação provavelmente será do modo habitual: um formulário google para preencher e acompanhar no site do curso a efetivação. Em caso de falta de vagas nesta etapa, a prioridade será de quem possuir matrícula mais antiga (menor número).

 

Horários e informações – 2020/2

Importante pessoal, leiam esse texto, mesmo quem está pensando em não cursar nada!

Horário clicar aqui!

Neste semestre que se aproxima (matrículas de 04 a 07 de março), o semestre é OBRIGATÓRIO! Quem não puder ou decidir não cursar terá que justificar, para não cair em abandono. Vou elaborar um formulário google para mandar para vocês via mensagem no cobalto para facilitar quem optar por não fazer, mas é importantíssimo que não percam isso, pois caso contrário perderão a vaga.

Dito isto, agora vamos as orientações de rotina:

  • Matrícula de 04 a 07 no cobalto, correção de 09 a 12 por formulário que enviarei, até 12 também é o prazo para justificar quem não cursar
  • Todos os horários estão naquele formato reduzido, com metade da carga horária que seria o horário para atividades síncronas, lembrem que tem todo o restante para fazer fora daquele horário quando se organizarem.
  • Disciplinas de estágio supervisionado (bacharel) e topografia (bacharel) dependem de autorização do COCEPE. Constam no horário mas sem a aprovação lá elas seriam canceladas.

Ao horário em si:

Licenciatura:

Todos semestres – Disciplinas de EBOPP, TPP, fundamentos (em resumo, da Faculdade de Educação) vocês encontram e disputam vaga no banco universal. Mesmo não estando no horário é possível conseguir.

No horário do 8º semestre consta disciplinas que não foram ofertadas no 20/1 para recuperar, então não olhem somente o horário da turma de vocês, visualizem lá também.

2º e 4º semestres são currículo novo, 6º e 8º currículo antigo, as extras do 8º depende da disciplina. Isso faz diferença para matrículas e possíveis aproveitamentos. A disciplina possuir o mesmo nome não necessariamente aproveita para o outro (carga horária é comum ser incompatível).

2º – Geografia da População concentrada nas primeiras 8 semanas. Geomorfologia concentrada nas últimas 8 semanas.

4º –  Atentar para TPP e Fundamentos no banco universal.

6º – Temos uma turma de libras segunda a tarde que não consta no horário. Metodologia 5 concentrada nas primeiras 8 semanas. Formação Territorial do Brasil concentrada nas últimas 8 semanas.

8º – Temos uma turma de libras segunda a tarde que não consta no horário. Epistemo 1, hidrogeografia (concentrada nas primeiras 8 semanas) e geologia currículo novo, as demais currículo antigo. Não esqueçam as atividades complementares, que vocês não precisam se matricular mas tem que apresentar antes de se formar.

Seminário de monografia cada turma representa um professor:

 

Bacharelado:

Todos semestres – 2º é currículo novo, 3º, 5º e 7º currículo antigo, as extras do 8º depende da disciplina. Isso faz diferença para matrículas e possíveis aproveitamentos. A disciplina possuir o mesmo nome não necessariamente aproveita para o outro (carga horária é comum ser incompatível).

– Epistemologia concentrada nas últimas 8 semanas.

– Gestão de recursos naturais concentrada nas primeiras 8 semanas. Topografia depende de aprovação do COCEPE.

– Ecologia de sistemas concentrada nas últimas 8 semanas.

8º – Estágio depende de aprovação do COCEPE. Geógrafo e orientação currículo novo, as demais currículo antigo. Não esqueçam as atividades complementares, que vocês não precisam se matricular mas tem que apresentar antes de se formar.

Seminário de monografia cada turma representa um professor:

Formandos e Formatura 2020/1

Informamos que a data para a formatura online dos cursos de geografia já está definida: 04/02/2021 ás 18h. Porém para tal precisamos ajustar e finalizar os formandos, havendo muitas pendências a ser resolvidas.

Abaixo apontarei os prováveis formandos e a definição das pendências de quem tiver, que como o prazo é curtíssimo, é importante que seja solucionado o mais breve possível. A checagem da versão final do TCC não constará nessa listagem (podendo ainda estar pendente!), mas quem está ok já recebeu e-mail confirmando.

Quem tiver o apontamento do cadastro não realizado nada foi checado ainda pois sequer consta na lista dos formandos, é necessário resolver isso para a checagem poder ocorrer.

Se alguém deveria estar e não consta, avise o colegiado o mais breve possível.

Licenciatura:

Ariana Evangelista – tudo ok;

Pedro Lopes – tudo ok;

Ronaldo Campello – tudo ok;

Janine Lopes – aproveitamento pendente (contatar o Rodrigo)(tudo ok);

Roberto Carlos Bandeira – cadastro não realizado – (tudo ok);

Fernanda Avila – cadastro não realizado(tudo ok).

Bacharelado:

Alexandre Bruch – cadastro não realizado (aparentemente corretamente não fez o cadastro, pois não era formando);

Angélica Cirolini cadastro não realizado (corretamente não fez o cadastro, pois não era formanda);

Daniela Fernandes – cadastro não realizado (aparentemente corretamente não fez o cadastro, pois não era formanda);

Lisiane Lemos – cadastro não realizado (aparentemente corretamente não fez o cadastro, pois não era formanda).

 

Cadastro não realizado:

Como informado no link abaixo, era obrigatório ter feito um cadastro até 27/11. Acredito que o sistema ainda permita, então peço que tentem o quanto antes.

Caminho: Cobalto no caminho aluno -> cadastros -> solicitação de formatura. Selecionar formatura interna. Em caso de aparecer algum erro, informar o colegiado no e-mail col.geografia@hotmail.com que tentarei solucionar.

Trancamento de disciplinas / Aproveitamento de disciplinas / Prováveis formandos semestre remoto