ENADE 2021 – Geografia

Informamos aos alunos da Geografia que os cursos passarão pela avaliação do ENADE (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes), cuja prova será realizada em 14 de novembro.

Essa avaliação é de extrema importância, tanto para o curso, que sua nota é uma das formas de avaliação, podendo até ocasionar o fechamento do curso; quanto para os estudantes, que a nota do curso aponta a qualidade da formação recebida e até para a própria formatura, pois a não realização do ENADE por quem é obrigatória IMPEDE que se forme.

Aqui o arquivo com a relação dos estudantes inscritos para a realização (com boa parte da carga horária do curso cumprida ou com previsão de conclusão do curso até metade de 2022). Inclusive (improvável, mas possível) se você tem a possibilidade de concluir o curso no 2021/2 (ou seja, cursando o atual e mais 1 semestre) e não está na relação, avise o colegiado com urgência.

Site de apresentação do ENADE

Edital do ENADE, com todas as regras

Site para o acesso dos alunos e preenchimento do cadastro por parte dos alunos   (até a véspera da prova, mas não deixem para o final do prazo, pois qualquer problema de internet pode se tornar a perda da prova)

Antecipando uma reclamação provável que surgirá da necessidade de vir a Pelotas realizar a avaliação neste contexto de pandemia, tanto a UFPel quanto outras IES também não estão de acordo e questionaram o MEC, porém até o momento desta publicação não há a possibilidade de realização da prova em outra cidade/região. Havendo um (improvável) retorno positivo, entrarei em contato para informá-los.

Abaixo os assuntos que serão abordados nas provas, peço que quem está selecionado ao menos faça uma leitura breve para ciência:

Conteúdo de “formação geral”, que será cobrado em ambos os cursos na prova

Conteúdo específico do bacharelado em geografia para a prova

Conteúdo específico da licenciatura em geografia para a prova

• Editado em 27/08:

O MEC autorizou a mudança para quem está longe, mas o prazo dado para registrarmos isso no sistema é até 31/08, então quem estiver longe e for fazer o ENADE (evidente) envie e-mail para o colegiado (col.geografia@hotmail.com) indicando a cidade, para eu tentar alterar no sistema.
É necessário que tenha aplicação de prova do curso neste local, então se mora em cidade menor, já indica ao menos uma segunda opção maior, para se não tiver na lista a cidade indicada eu saber qual a melhor opção possível.

O prazo é para nós colocarmos a mudança no sistema, então não adiantará pedir a correção dia 31/08 às 23:50.

Abaixo, recorte com a informação da retificação do edital:

Informo que foi publicada pelo INEP retificação do edital Enade nº36/2021, autorizando a alteração da cidade de aplicação da prova do Enade 2021 daqueles estudantes concluintes que estão em Ensino Remoto Emergencial, fora da cidade sede do curso, inclusive na data de aplicação da prova, 14 de novembro.
13.1.3.2 Excepcionalmente, o estudante concluinte habilitado, devidamente inscrito pela IES, que, em decorrência da Pandemia de Covid-19, esteja realizando atividade remota ou não presencial fora do município de funcionamento da sede do curso ou do polo de apoio presencial a que esteja vinculado, poderá realizar a prova no município em que estiver residindo na data de aplicação da prova do Enade, desde que esteja prevista aplicação de provas do Enade 2021 naquele município.