Objetivo Geral
Formar um profissional capaz de intervir nas áreas da saúde, educação e social, em seus diversos níveis de atenção e políticas vigentes, de forma crítico reflexiva, utilizando recursos de formação embasados na visão humanista da prática fisioterapêutica.
Objetivos Específicos
• desenvolver habilidades pessoais e atitudes necessárias para prática profissional, a saber: consciência das próprias potencialidades e limitações, adaptabilidade e flexibilidade, equilíbrio emocional, empatia, capacidade crítica, autonomia intelectual e exercício da comunicação verbal e não verbal;
• incentivar a participação do aluno do curso de Fisioterapia, assim como dos demais alunos dos diversos cursos da Universidade, a participar de atividades multidisciplinares que busquem incluir todos os seguimentos sociais por meio do desenvolvimento de instrumentos e novas tecnologias inclusivas;
• capacitar o aluno para atender às exigências do mercado de trabalho em relação à diversidade das áreas de atuação e de conhecimentos técnicos específicos;
• conhecer os princípios éticos que norteiam os fisioterapeutas em relação às suas atividades de pesquisa, à prática profissional e à participação em equipes interprofissionais;
• desenvolver capacidade de atuar enquanto agente facilitador, transformador e integrador junto às comunidades e agrupamentos sociais através de atitudes permeadas pela noção de complementaridade e inclusão;
• oferecer ao aluno práticas de pesquisa, como iniciação científica e práticas de docência através da monitoria sendo este um mecanismo dinamizador do processo educacional;
• conhecer os fundamentos históricos, filosóficos e metodológicos da Fisioterapia e seus diferentes modelos de intervenção;
• conhecer métodos e técnicas de investigação e elaboração de trabalhos acadêmicos e científicos;
• conhecer os procedimentos e intervenções fisioterapêuticas utilizadas tais como: atendimentos individuais, grupais, familiares, institucionais, coletivos e comunitários;
• conhecer, experimentar, analisar, utilizar e avaliar a estrutura e dinâmica das atividades das diferentes técnicas utilizada pelos fisioterapeutas;
• conhecer as bases conceituais das terapias do movimento: neuroevolutivas, neurofisiológicas e biomecânicas, psicocorporais, cinesioterápicas entre outras;
• conhecer a tecnologia assistiva e acessibilidade, através da indicação, confecção e treinamento de dispositivos adaptativos;
• desenvolver atividades profissionais com diferentes grupos populacionais, tais como prescrever, ministrar e supervisionar terapia física;
• vivenciar atividades profissionais nos diferentes equipamentos sociais e de saúde, sejam hospitais, unidades básicas de saúde, comunidades, instituições em regime aberto ou fechado, creches, centros de referência, convivência e de reabilitação, cooperativas, oficinas, instituições abrigadas e empresas, dentre outros;
• conhecer a estrutura anatomo-cinesiológica do ser humano e o processo patológico geral e dos sistemas;
• conhecer a estrutura psíquica do ser humano, enfocada pelos diferentes modelos teóricos da personalidade;
• conhecer o desenvolvimento do ser humano em suas diferentes fases enfocado por várias teorias;
• conhecer as forças sociais do ambiente, dos movimentos da sociedade e seu impacto sobre os indivíduos;
• relacionar a problemática específica da população com a qual trabalhará, com os seus processos sociais, culturais e políticos e perceber que a emancipação e a autonomia da população atendida são os principais objetivos a serem atingidos pelos planos de ação e tratamento;
• conhecer os fatores sociais, econômicos, culturais e políticos da vida do país, fundamentais à cidadania e à pratica profissional; reconhecer a saúde como direito e atuar de forma a garantir a integralidade da assistência, entendida como conjunto articulado e continuo das ações e serviços preventivos e curativos, individuais e coletivos, exigidos para cada caso em todos os níveis de complexidade do sistema;
• compreender as relações saúde e sociedade, como também as relações de exclusão e inclusão social, bem como participar da formulação e implementação das políticas sociais, sejam estas setoriais (políticas de saúde, infância e adolescência, educação, trabalho, promoção social, etc.) ou intersetoriais;
• reconhecer as intensas modificações nas relações societárias, de trabalho e comunicação em âmbito mundial assim como entender os desafios que tais mudanças contemporâneas virão trazer;
• inserir-se profissionalmente nos diversos níveis de atenção à saúde, atuando em programas de prevenção, proteção e recuperação da saúde, assim como em programas de promoção e inclusão social, educação escolar e profissional/trabalho e reabilitação;
• explorar recursos pessoais, técnicos e profissionais para a condução de processos terapêuticos numa perspectiva interdisciplinar;
• identificar, entender, analisar e interpretar as desordens funcionais do ser humano e a utilizar, como instrumento de intervenção, as diferentes atividades humanas;
• utilizar o raciocínio fisioterapêutico para realizar a análise da situação na qual se propõe a intervir, o diagnóstico clínico funcional, a intervenção propriamente dita, a escolha da abordagem terapêutica apropriada e a avaliação dos resultados alcançados;
• desempenhar atividades de extensão/assistência, ensino, pesquisa, planejamento e gestão de serviços e de políticas, de assessoria e consultoria de projetos, empresas e organizações; compreender o processo saúde-doença, nas suas múltiplas determinações contemplando a integração dos aspectos biológicos, sociais, psíquicos, culturais e a percepção do valor dessa integração para a vida de relação e produção;
• analisar a estrutura conjuntural da sociedade brasileira em relação ao perfil de produção e da ocupação dos diferentes indivíduos que a compõe;
• conhecer as políticas sociais (de saúde, educação, trabalho, promoção social, infância e adolescência) e a inserção do fisioterapeuta nesse processo;
• entender e correlacionar as realidades regionais no que diz respeito ao perfil de morbidades e as prioridades assistenciais visando à formulação de estratégias de intervenção em Fisioterapia;
• conhecer a problemática das populações que apresentam dificuldades temporárias ou permanentes de inserção e participação na vida social;
• conhecer a influência das diferentes dinâmicas culturais nos processos de inclusão, exclusão e estigmatização.