Curso de Fisioterapia participa do 3º Seminário Internacional de Extensão, Pesquisa e Educação para a sustentabilidade
Nos dias 12 a 14 de setembro a professora do curso de Fisioterapia Dra. Maria Teresa Bicca Dode esteve na cidade de São Francisco de Paula/RS no 3º SIEPES, que neste ano teve como temática com o tema “Educação para a Sustentabilidade Rumo a 2030: A Urgência da Atuação das IES para o Alcance dos ODS”, é promovido pela Rede Gaúcha de Instituições para Educação Sustentável (Regies) da qual a UFPel faz parte.
A professora participou das atividades durante o evento e apresentou diversos trabalhos desenvolvidos ao longo deste ano letivo:
“Atuação fisioterapêutica em pacientes transgêneros: elaboração e desenvolvimento de um ebook educativo”, vinculado à disciplina de “Fisioterapia na Saúde da Mulher e do Homem”, da aluna do curso de fisioterapia Rafaela Victória da Rocha Ferreira Silva.
“Ginecologicamente falando: popularizando o conhecimento em saúde da mulher”, vinculado ao projeto de extensão “Podcasts em Saúde da mulher: comunicação em ginecologia e obstetrícia em parceria com o prof. Dr. Guilherme Bicca e a aluna do curso de medicina Rayane Gonçalves de Oliveira;
“Ginecologicamente falando: popularizando o conhecimento em saúde da mulher” e “Expedição Ginecologicamente falando: relato da experiência no Projeto MIA” também vinculados ao projeto de extensão “Podcasts em Saúde da mulher: comunicação em ginecologia e obstetrícia” dos alunos do curso de Medicina Jorge Fernando de Abreu Ferreira, Caroline Tarabossi Reis, Bruna Dias Deponti e Alexandre Giesel Lima.
“Micro-verdes: cultivando com ciência”, vinculado ao projeto de extensão “Micro-verdes: sustentabilidade e a fisiologia vegetal” em parceria com o Centro de Desenvolvimento Tecnológico da UFPEL, professoras Dras. Luciana Bicca Dode, Vera Lúcia Bobrowski e pesquisadores Maria Eduarda Dode e Davi Dutra.
O evento possibilitou a divulgação das atividades multidisciplinares desenvolvidas indicando o compromisso do curso de Fisioterapia da UFPEL na formação acadêmica e cidadã ao estimular espaços e ações dentro de atividades acadêmicas capazes de contribuir no cumprimento das ODS destacando também o papel da UFPel para o desenvolvimento sustentável local e regional.