FAUrb - Universidade Federal de Pelotas

Notícias

A PROJECTARE: REVISTA DE ARQUITETURA E URBANISMO abriu novo edital.

A PROJECTARE: REVISTA DE ARQUITETURA E URBANISMO abriu novo edital.
Nesta edição, temos como editoras convidadas as professoras Doutoras Célia Gonsales (UFPel) e Ana Elísia da Costa (UFRGS).
O prazo para as submissões é 30 de maio de 2022. Serão aceitos trabalhos em Português, Inglês e Espanhol.
Com o tema-base “Teoria nas práxis arquitetônica e urbanística contemporâneas”, a edição 13 da Revista Projectare visa divulgar artigos científicos e ensaios críticos que explicitem reflexões sobre potencialidades e limitações da teoria no contexto de “práticas emergentes” na Arquitetura e Urbanismo.
A prática destes projetos amplia e/ou desestabiliza a cultura disciplinar e a própria profissão, podendo compor, como sugere Chabrat (2019), um “campo-de-fora” da disciplina. Ao traduzir uma ideia do que é ou deve ser a disciplina, é possível pensar também em teorias-emergentes desse campo e propor as seguintes questões básicas:
– Como teorias tomadas como “essenciais” ou “universais” pelo “campo-de-dentro” da disciplina, ou seja, pela profissão e academia, são ainda válidas na práxis contemporânea?
– Quais e como teorias emergentes, inclusive aquelas operantes em-desde outras disciplinas, alimentam e são alimentadas por essas práticas emergentes?
– Como teorias/práticas emergentes – do campo disciplinar e de outras disciplinas – se atravessam ou se hibridizam, tornando imprecisos os limites do dentro-fora ou compondo um “entre”?
As reflexões apresentadas podem emergir de práticas profissionais, de práticas de pesquisa-ensino-extensão da disciplina acadêmica da Arquitetura e Urbanismo e de outras áreas de conhecimento.
Leia o texto completo da chamada aqui:
Os interessados deverão fazer seu cadastro no Portal:
e seguir as instruções para efetivar suas submissões
Esperamos a sua contribuição!
Arte da chamada: Ana Paula Viecele

Comments

comments

Tema Rowling por Anders Norén. Criado com WordPress.