Início do conteúdo
    Notícias
  • Eficiência Energética foi tema de live do projeto Edi em Casa, do Curso de Edificações do IFSul – Campus Pelotas

    Dia 23/06, as 19:30hs, a Eficiência Energética foi tema da live no Projeto Edi em Casa, canal de comunicação do curso de Edificações do IFSul – Campus Pelotas . Na live participaram a professora do IFSul, Daniela da Rosa Curcio, e o professor Antonio César Silveira Baptista da Silva, coordenador do Laboratório de Conforto e Eficiência Energética (LABCEE) e do Laboratório de Inspeção de Eficiência Energética em Edificações (LINSE), da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UFPel. O link para ver o evento no youtube está disponível em https://m.youtube.com/channel/UCn1iLNkapdkK5rz49YxMJ8A.

  • UFPel receberá recursos da Eletrobrás para construção de uma Edificação NZEB

    No fim de maio, a Universidade Federal de Pelotas, com o Projeto Anexo FAUrb – NZEB UFPel, dentre 31 inscritos de todo o país, sagrou-se a segunda colocada no edital de chamada pública lançado pela ELETROBRAS, intitulado Procel Edifica – NZEB Brasil. Edificações NZEB são edificações de alta eficiência energética que produzem sua própria energia de fonte renovável, e alcançam um balanço anual energético próximo a zero, reduzindo o impacto ambiental e a necessidade de investimentos para construção de usinas de geração de energia.

    Esta Chamada Pública tem como objetivo contribuir para a construção de até quatro NZEBs no território Brasileiro – cada projeto selecionado receberá o valor de até R$ 1 milhão de reais; fomentar o conhecimento, estudo e desenvolvimento de projetos de NZEB; criar um efeito de demonstração de edificações NZEB, possibilitando que este tipo de edificação possa ser adotado em larga escala, no contexto nacional, dentre outros objetivos. O Anexo FAUrb – NZEB UFPel, com cerca de 600 m², distribuídos em três pavimentos, foi desenvolvido com o intuito de ser uma edificação com tecnologia e materiais de construção usuais na região e similar ao existente no local, porém com a adoção de estratégias bioclimáticas que permitam manter as condições internas de conforto por meios naturais na maior parte do tempo, complementando com equipamentos e sistemas eficientes.Como prédio público federal, o Anexo FAUrb, deverá receber a etiqueta de eficiência energética, conforme obriga a Instrução Normativa n° 02/2014 e será aberto à visitação pública, em horários determinados, por um período de dois anos, conforme condições do Edital.

    Editado em 13/08/2020.