Início do conteúdo
    Notícias
  • Passivhaus no contexto climático brasileiro será tema de webinar neste dia 11/06

    O passive house é um conceito de construção inicialmente concebido na Alemanha, em 1988, e que tem por objetivo proporcionar edificações com elevado conforto térmico e qualidade do ar interior, com baixo consumo de energia. O projeto de uma passive house emprega alguns princípios básicos, entre os quais elevado isolamento térmico do envelope, esquadrias eficientes, estanqueidade, entre outros. Inicialmente concebida para climas frios muitas pesquisas foram desenvolvidas para a aplicação do sistema também em climas quentes.

    Neste dia 11 de junho, a partir das 14hs, o webinar “Passivhaus no contexto climático brasileiro” irá discutir este tema com a participação de grandes especialistas na área. Para acessar o evento acesse o link https://youtu.be/xVJWSNg1zG0 .

  • Eficiência Energética para Habitações de Interesse Social foi tema de palestra promovida pelo Ministério do Desenvolvimento Regional

    O Prof. Dr. Antonio César Silveira Baptista da Silva, coordenador do Laboratório de Conforto e Eficiência Energética – LABCEE e do Laboratório de Inspeção de Eficiência Energética em Edificações – LINSE da Faurb/UFPEL, foi um dos palestrantes do evento promovido pelo Ministério do Desenvolvimento Regional denominado “Diálogos sobre Eficiência Energética por Zonas Bioclimáticas”.

    Na palestra o prof. Antonio César falou sobre as peculiaridades da adequação arquitetônica às condições de calor e frio extremo a que estão sujeitas as edificações nas zonas bioclimáticas 01 e 02, a aplicação dos conceitos e regulamentações dos projetos de Habitações de Interesse Social (HIS) e os reflexos na eficiência energética e no conforto humano.

    O evento faz parte de um projeto de cooperação técnica da Secretaria Nacional de Habitação (SNH) do Ministério do Desenvolvimento Regional com o Ministério Federal da Cooperação Econômica e do Desenvolvimento (BMZ) da Alemanha por meio da Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH. O projeto “Eficiência Energética no Desenvolvimento Urbano Sustentável, Foco: Habitação Social (EEDUS)” tem o intuito de melhorar a eficiência energética em unidades habitacionais de interesse social no Brasil, principalmente do programa Minha Casa Minha Vida.

    ⁣⁣O evento ainda pode ser assistido no youtube através do link http://bit.ly/EEDUSzb0102, onde também é disponibilizado acesso a apostilas sobre o tema.

  • Prof. Dra. Lucia Mascaró participará do Ciclo de Palestras da UNILA nesta semana

    A Prof. Dra. Lucia Mascaró é a convidada desta semana do Ciclo de Palestras da UNILA – Universidade Federal de Integração Latino-Americana, e abordará a relação entre o conforto térmico projetado para o edifício e o conforto térmico dos usuários.

    A prof. Lúcia Mascaró é doutora em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo e consultor ad hoc da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES. Na UFPel foi professor visitante senior entre 2014 e 2016. É autora de diversas publicações, com ênfase em Conforto Ambiental, atuando principalmente nos seguintes temas: arquitetura, conforto ambiental, iluminação, ambiência urbana e energia.

    A palestra ocorrerá no dia 25/05/21, a partir das 19:15, e poderá ser acessada através do link https://meet.google.com/xqr-xrdv-rcy.

  • Energia Solar Fotovoltaica e sua Integração aos Centros Urbanos será tema de palestra na AEAP

    A Professora Dra. Eng. Isabel Salamoni, da Universidade Federal de Pelotas, participará do Ciclo de Palestras da Associação de Engenheiros e Arquitetos de Pelotas – AEAP nesta quarta-feira, dia 19 de maio, a partir das 19:30hs, quando abordará as potencialidades da Energia Solar Fotovoltaica integrada aos centros urbanos.

    A professora Isabel Salamoni, Dra. em Engenharia pela Universidade Federal de Santa Catarina na área de energia solar fotovoltaica, é vice-diretora da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UFPel e tem forte atuação na área de pesquisa. Atualmente é membro dos grupos de pesquisa Eficiência Energética, Qualidade e Produtividade na Arquitetura, PROGRAU/LABCEE e do grupo FOTOVOLTAICA UFSC.

    O link para o evento é https://meet.google.com/edr-dmqu-idj.

  • Ações do PROBEN em 2020 foram tema do “Em pauta TV”, programa do curso de Jornalismo da UFPEL

    As ações do Programa de Bom Uso Energético – PROBEN foram tema do “Em pauta TV – UFPEL” do mês passado, programa realizado por professores e alunos do Curso de Jornalismo da Universidade Federal de Pelotas.

    O professor Antonio César Silveira Baptista da Silva, coordenador do Laboratório de Conforto e Eficiência Energética – LABCEE, responsável por propor e executar as ações do PROBEN na UFPEL foi o entrevistado do programa, que você pode assistir clicando no link abaixo.

  • Eletrobrás e CBCS lançam plataforma de Desempenho Energético Operacional – DEO – em Edificações

    A Eletrobras, por meio do Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (Procel), promove na próxima quarta-feira (31/03/21), a partir das 14h, um webinar para a apresentação dos resultados dos Benchmarks de Consumo de Energia para Edificações em Uso e o lançamento da nova Plataforma DEO. Os dois produtos são parte do convênio firmado entre a Eletrobras/Procel e o Conselho Brasileiro de Construção Sustentável (CBCS).

    Após a apresentação dos resultados dos benchmarks, será feito o lançamento da Plataforma DEO (Desempenho Energético Operacional), ferramenta que poderá ser utilizada por toda a sociedade gratuitamente.

    O evento contará com participações do Ministério de Minas e Energia, Eletrobras e CBCS. As inscrições poderão ser feitas pelo site do CBCS (cbcs.org.br) ou pelo e-mail secretaria@cbcs.org.br.

    Veja a notícia completa no site do procelinfo, clicando aqui.

  • LABCEE e LINSE estão inseridos em ações de combate aos efeitos do COVID-19 na UFPel

    O Laboratório de Conforto e Eficiência Energética (LABCEE) e o Laboratório de Inspeção de Eficiência Energética em Edificações (LINSE) atuam conjuntamente na busca de combater os efeitos do coronavírus, através de ações coordenadas pela REDELAB (Rede de Laboratórios da UFPel).

    A REDELAB reúne dezessete laboratórios e coletivos da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Centro de Artes e Centro de Desenvolvimento Tecnológico e foi criada através de iniciativa da PROPLAN – Pró-reitoria de Planejamento da UFPel, com o objetivo de propor ações de combate à doença e preservação da saúde das pessoas (wp.ufpel.edu.br/redelab).

    A elaboração de orientações com relação à ventilação natural dos ambientes, para fins de higienização do ar, em diferentes condições climáticas e a proposição de medidas para conservação de energia em período de isolamento social são as ações sob responsabilidade do LABCEE/LINSE.

    Durante a fase inicial dos trabalhos foram elaborados dois artigos, submetidos e aprovados na 6ª SIEEPE – Semana Integrada – UFPel 2020.

    O artigo “Impactos da Mudança de Hábito Durante a Pandemia de COVID-19 no Consumo de Energia Residencial“, apresentado pela acadêmica de arquitetura Beatriz Moraes Rosa, buscou apresentar as mudanças ocorridas no setor elétrico, com o advento do isolamento social, além dos resultados de uma pesquisa que procurou verificar qual a percepção dos usuários sobre o aumento do consumo nas suas residências e sobre que equipamentos seriam os responsáveis por este acréscimo. O trabalho foi um dos indicados como Destaque do CIC na área de Ciências Sociais Aplicadas e o vídeo pode ser acessado através do link https://youtu.be/sBe92YzfN14.

    Já no artigo “A Influência do Projeto Arquitetônico na Saúde dos Indivíduos no Combate a COVID-19” procurou-se apontar, através de revisão bibliográfica, entrevistas com especialistas na área de mecânica e microbiologia e acompanhamento de videoconferências de profissionais da área da saúde, as rotas possíveis de transmissão do SARS-COV-2, além de mostrar a importância da utilização das premissas da arquitetura bioclimática na concepção das edificações, com o objetivo de manter a qualidade do ar no seu interior de forma natural, reduzindo os riscos de contaminação pelo coronavírus com a utilização do condicionamento artificial. Este trabalho foi apresentado pela acadêmica da Engenharia Ambiental e Sanitária Tainá Rhoden Schneider e pode ser acessado no youtube através do link https://youtu.be/iidG37H70sk.

    Ambos os trabalhos foram orientados pelo professor Antonio César Silveira Baptista da Silva e fazem parte da equipe, além dos acadêmicos já citados, Juliana Neumann Seixas e Gabriel Costa de Oliveira, ambos da FAURB, e o servidor Liader da Silva Oliveira.

  • Dra. Simone Villa, da Universidade Federal de Uberlândia, participará do Ciclo de Palestras do PROGRAU/FAURB, onde abordará o impacto da pandemia na habitação.

    A Professora Dra. Simone Villa, da Universidade Federal de Uberlândia, participará do Ciclo de Palestras do Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UFPel nesta sexta-feira, dia 18 de setembro, a partir das 18hs, quando abordará os impactos da pandemia do Covid-19 na habitação.

    A professora Simone Villa, Dra. em Arquitetura e Urbanismo pela FAU/USP, é coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da FAUeD/UFU e tem uma grande experiência na área de habitação, com diversos livros publicados na área, sendo editora da área de Arquitetura da Revista Ambiente Construído.

    O link para o evento é meet.google.com/nrn-tiuj-gkz.

  • Dr. Aldomar Pedrini, da UFRN, abordou a utilização de ferramentas de simulação no processo projetual, em evento do Ciclo de Palestras do PROGRAU/FAURB

    O Professor Dr. Aldomar Pedrini, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, participou do Ciclo de Palestras do Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UFPel quando abordou a Integração das Ferramentas de Simulação de Desempenho no Processo Projetual: Conflitos entre Teoria e Prática.

    O professor Aldomar, Dr. em Arquitetura pela University of Queensland – Austrália (2003) tem uma grande experiência na área de simulação computacional e pesquisa arquitetura tropical, desempenho térmico, luminoso e energético de edificações (modelagem, simulação e calibração) e integração de métodos de análise ao processo projetual.

    Esta palestra, assim como as demais do Ciclo de Palestras do PROGRAU/FAURB podem ser acessadas em https://wp.ufpel.edu.br/prograu/prograu-online/

  • Experiências brasileiras em NZEBs (Net Zero Energy Buildings) foi tema de live promovida pela UFAL

    O professor Antonio César Silveira Baptista da Silva, coordenador do LABCEE e do LINSE/UFPel participou de uma webinar onde as experiências brasileiras em NZEBs (Net Zero Energy Buildings) foram apresentadas.

    Recentemente a UFPel foi contemplada em uma chamada pública da Eletrobrás, denominada Procel Edifica – NZEB Brasil, e receberá o aporte de 1 milhão de reais para a construção do projeto denominado Anexo FAURB – NZEB UFPel.

    Edificações NZEB são edificações de alta eficiência energética que produzem sua própria energia de fonte renovável, e alcançam um balanço anual energético próximo a zero, reduzindo o impacto ambiental e a necessidade de investimentos para construção de usinas de geração de energia.

    Também participaram da mesa a Profa. Cláudia Amorim (FAU/UnB), doutora em Tecnologias Energéticas e Ambientais na Università degli Studi di Roma “La Sapienza” e a arquiteta Clarissa Debiazi Zomer, doutora em Engenharia Civil (UFSC) e pesquisadora do Grupo Fotovoltaica UFSC.

    A organização foi da comissão de atividades online da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Alagoas com a mediação da professora Juliana Oliveira Batista, doutora em Engenharia Civil (UFSC).

    A live ainda está disponível para visualização em https://youtu.be/UG-VLBlBTOc.