Início do conteúdo

LABCEE e LINSE estão inseridos em ações de combate aos efeitos do COVID-19 na UFPel

O Laboratório de Conforto e Eficiência Energética (LABCEE) e o Laboratório de Inspeção de Eficiência Energética em Edificações (LINSE) atuam conjuntamente na busca de combater os efeitos do coronavírus, através de ações coordenadas pela REDELAB (Rede de Laboratórios da UFPel).

A REDELAB reúne dezessete laboratórios e coletivos da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Centro de Artes e Centro de Desenvolvimento Tecnológico e foi criada através de iniciativa da PROPLAN – Pró-reitoria de Planejamento da UFPel, com o objetivo de propor ações de combate à doença e preservação da saúde das pessoas (wp.ufpel.edu.br/redelab).

A elaboração de orientações com relação à ventilação natural dos ambientes, para fins de higienização do ar, em diferentes condições climáticas e a proposição de medidas para conservação de energia em período de isolamento social são as ações sob responsabilidade do LABCEE/LINSE.

Durante a fase inicial dos trabalhos foram elaborados dois artigos, submetidos e aprovados na 6ª SIEEPE – Semana Integrada – UFPel 2020.

O artigo “Impactos da Mudança de Hábito Durante a Pandemia de COVID-19 no Consumo de Energia Residencial“, apresentado pela acadêmica de arquitetura Beatriz Moraes Rosa, buscou apresentar as mudanças ocorridas no setor elétrico, com o advento do isolamento social, além dos resultados de uma pesquisa que procurou verificar qual a percepção dos usuários sobre o aumento do consumo nas suas residências e sobre que equipamentos seriam os responsáveis por este acréscimo. O trabalho foi um dos indicados como Destaque do CIC na área de Ciências Sociais Aplicadas e o vídeo pode ser acessado através do link https://youtu.be/sBe92YzfN14.

Já no artigo “A Influência do Projeto Arquitetônico na Saúde dos Indivíduos no Combate a COVID-19” procurou-se apontar, através de revisão bibliográfica, entrevistas com especialistas na área de mecânica e microbiologia e acompanhamento de videoconferências de profissionais da área da saúde, as rotas possíveis de transmissão do SARS-COV-2, além de mostrar a importância da utilização das premissas da arquitetura bioclimática na concepção das edificações, com o objetivo de manter a qualidade do ar no seu interior de forma natural, reduzindo os riscos de contaminação pelo coronavírus com a utilização do condicionamento artificial. Este trabalho foi apresentado pela acadêmica da Engenharia Ambiental e Sanitária Tainá Rhoden Schneider e pode ser acessado no youtube através do link https://youtu.be/iidG37H70sk.

Ambos os trabalhos foram orientados pelo professor Antonio César Silveira Baptista da Silva e fazem parte da equipe, além dos acadêmicos já citados, Juliana Neumann Seixas e Gabriel Costa de Oliveira, ambos da FAURB, e o servidor Liader da Silva Oliveira.

Publicado em 30/11/2020, na categoria Notícias.