Início do conteúdo
Pesquisas

Projetos de pesquisa:

2010 – 2015   Etiquetagem de Eficiência Energética na região Sul do Brasil: Análise da situação atual e proposta de divulgação para a comunidade profissional das regiões Sul e Norte do RS.

Descrição: No contexto de implementação do novo Regulamento Técnico de Qualidade do Nível de Eficiência Energética de Edificações Comerciais, Públicas e de Serviços, RTQ-C, a divulgação da mudança de paradigma no que tange às novas prescrições é fundamental, e nesse sentido o mapeamento e análise das tipologias comerciais, públicas e de serviços no que tange aos níveis de eficiência, é aspecto fundamental para a consolidação do novo modelo de eficiência. Nesta pesquisa serão analisados, considerando o RTQ-C, a eficiência energética e o desempenho térmico de tipologias comerciais, públicas e de serviços de alguns edifícios emblemáticos do ponto de vista espacial-temporal de duas cidades brasileiras localizadas na zona bioclimática 2 Passo Fundo e Pelotas, RS, objetivando o entendimento da situação da região analisada no que tange à eficiência energética das edificações, como também a divulgação da regulamentação no âmbito da comunidade de Engenheiros e Arquitetos, com base na realização de seminários de integração, como também por meio da publicação de livro técnico instrumentalizando a comunidade profissional da construção civil. É também tema da pesquisa a análise de protótipo de aquecimento solar passivo construído e testado já há dois anos no curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Passo Fundo, RS, considerando a possibilidade do equipamento ser utilizado como incentivo na definição do nível de eficiência de edificações a serem analisadas. Nesse sentido, a pesquisa objetiva a capacitação laboratorial para eficiência energética em edificações, contemplando a instrumentalização de dois laboratórios de Conforto Ambiental de cursos de Arquitetura e Urbanismo. Entre as demandas contempladas no projeto destacam-se: o incremento e multiplicação de ações voltadas para o uso racional de energia; a avaliação do desempenho energético de edificações; e a pesquisa e difusão de conceitos, posturas e tecnologias referentes à eficiência energética visando à redução de custos.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

2009 – 2011   Análise da Eficiência Energética dos edifícios da FEAR da Universidade de Passo Fundo com base nas novas regulamentações brasileiras de Eficiência Energética de 2009

Descrição: A pesquisa objetiva o desenvolvimento de material técnico de suporte para o corpo técnico da Universidade de Passo Fundo, no que diz respeito ao desenvolvimento de projetos arquitetônicos eficientes energeticamente. Para tanto, analisa-se o prédio G1 da Faculdade de Engenharia e Arquitetura, da Universidade de Passo Fundo, de acordo com o RTQ-C, posteriormente caracterizam-se propostas de aumento do nível de eficiência energética da edificação. Ba fase final da pesquisa desenvolve-se um Manual de Projeto Arquitetônico Eficiente Energeticamente..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

2008 – 2011   Arquitetura Computacional para Controle Bioclimático

Descrição: Desenvolvimento de um sistema computacional capaz de tomar decisões para gerenciar a eficiência energética da edificação, preservando as condições de conforto ambiental e as preferências particulares do usuário, tendo em vista o aproveitamento máximo dos meios passivos de condicionamento oferecidos pelo projeto arquitetônico. Utilização simulação computacional no Energy Plus para treinamento das redes neurais de gerenciamento do sistema. Projeto em desenvolvimento juntamente com o curso de Ciência de Computação e o CEFET RS (Pelotas).
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

2011 – 2012   Etiquetagem de Eficiência Energética de Edificações Residenciais, Comerciais, Públicas e de Serviço

Descrição: Realizar avaliação da eficiência energética de edificações, segundo os Requisitos Técnicos da Qualidade para o Nível de Eficiência Energética de Edifícios Comerciais, de Serviços e Públicos (RTQ-C), Requisitos Técnicos da Qualidade para o Nível de Eficiência Energética de Edifícios Residenciais (RTQ-R), Requisitos de Avaliação da Conformidade do Nível de Eficiência Energética para Edifícios Comerciais, de Serviços e Públicos (RAC-C), Requisitos de Avaliação da Conformidade para o Nível de Eficiência Energética de Edificações Residenciais (RAC-R).
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.

2011 – 2012   Análise do perfil de consumo dos campi da UFPel

Descrição: Produção de dois softwares para análise de arquivos gerados pela concessionária de energia com vistas a levantar o perfil de consumo de instalações de média tensão e, com isso, buscar alternativas de redução de custos com energia elétrica.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

2011 – 2013   Conforto Térmico e Eficiência Energética em Habitações de Interesse Social: Análise das prescrições da NBR 15220-3 através do uso de simulação computacional

Descrição: A pesquisa visa propor novas prescrições normativas com relação aos valores de transmitância e atraso térmico do envelope da edificação, inclusive com a possibilidade de se buscar intervalos co-relacionando estas duas variáveis, áreas de abertura, orientação solar, entre outros, para as diferentes zonas bioclimáticas, utilizando o programa de simulação
DESIGNBUILDER. Os materiais de construção têm uma forte influência sobre as condições de conforto no ambiente interior e, por conseguinte, sobre o consumo energético da edificação. A utilização dos conceitos bioclimáticos na elaboração do projeto, associado à escolha correta e fundamentada dos materiais construtivos, fará com que a edificação consuma menos energia para obter as condições de conforto necessárias para o desenvolvimento das atividades a que se destina. A pesquisa visa obter alternativas mais eficientes para a implantação das HIS, bem como definir características construtivas que possam buscar maior conforto ao usuário, reduzindo o consumo energético da edificação.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

2011 – 2013   Avaliação de SAS (Sistema de Aquecimento Solar) com anticongelamento para uso em chuveiros em Habitação de Interesse Social no sul do Brasil

Descrição: A proposta prevê a instalação de um sistema de aquecimento solar de baixo custo industrial e o seu monitoramento para verificação da aplicabilidade do sistema em habitações de interesse social no sul do Rio Grande do Sul. Na região sul do Rio Grande do Sul, temos as estações do ano bem definidas e distintas, com inverno e verão rigorosos. Nesta pesquisa pretende-se monitorar e avaliar um sistema alternativo de aproveitamento térmico da energia radiante do sol, para obtenção de água quente exclusivamente para banho, com o objetivo de verificar a viabilidade de aplicação em HIS, onde o impacto do custo da energia elétrica é relativamente maior. A pesquisa se justifica pela necessidade de realizar-se uma avaliação da relação custo/benefício do sistema de aquecimento solar de água na região sul do país. Algumas pesquisas apontam o baixo rendimento (benefício) durante o inverno mais rigoroso. No entanto, o rendimento nas demais épocas do ano pode justificar o investimento, relativamente pequeno, e proporcionar economia de energia e de capital às famílias de menor renda, como o caso de HIS. O custo da instalação de sistemas convencionais, apesar de mais eficientes, tornou-se um empecilho junto às construtoras para a inserção destes sistemas no programa Minha Casa, Minha Vida. Como resultado estas populações ficam privadas de todo e qualquer benefício que estes sistemas podem propiciar. A monitoração e avaliação em períodos de um ano permitem uma análise de viabilidade econômica mesmo em locais com baixo rendimento durante o inverno rigoroso do sul do país. A pesquisa deverá indicar o tempo de retorno do investimento e o rendimento do sistema que, se aprovado, poderá ser utilizado em HIS da região.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

2012 – 2014   Diretrizes para Implementação de um Sistema de Gestão de Facilities, baseado na Tecnologia BIM (Building Information Modeling), em Instituições de Ensino Superior – FacBIM

Descrição: Tendo em vista os investimentos para a expansão das Universidade Federais através do programa REUNI, o nível de complexidade da gestão do ambiente construído dessas instituições assume importância estratégica. Este projeto propõe-se a avaliar o emprego da tecnologia BIM (building information modeling) no contexto da Gestão de Facilities (GF) em Instituições de Ensino Superior (IES). Para tanto, um estudo de caso será realizado tendo como objeto de estudo o Campus Anglo da UFPel. Pretende-se, dessa forma, propor diretrizes para a GF em IES, a partir do emprego de modelos BIM, primeiramente sob duas perspectivas: gestão de espaços e de ocupaçao e a gestão de energia (com vistas ao seu uso mais eficiente).