FAUrb - Universidade Federal de Pelotas

FAUrb apresenta Planejamento Urbano em Candiota

Dia 06/12 os alunos e professores de Planejamento Urbano da FAUrb apresentam os primeiros produtos de planejamento urbano em atividade de ensino e extensão em parceria com a cidade de Candiota, RS. O trabalho está vinculado a conjunto de projetos na fronteira do Brasil com o Uruguai, que já incluíram Santa Vitória do Palmar, Hermenegildo, Barra do Chui, Arroio Grande, Jaguarão, Rio Branco (UY), Chui e Chuy (UY).
O trabalho trata de levantamento do ambiente natural e urbano em SIG, com propostas iniciais para o futuro da cidade, com diversos tempos e possibilidades. Nessa etapa Os projetos dos alunos incluem preservação e zoneamento ambiental, traçado da cidade e sistema de espaços abertos. Trabalhos anteriores já estão disponíveis em https://planurbfaurbufpel.wixsite.com/inicio, em breve com a produção para Candiota.
Para os professores Luana Detoni e Maurício Polidori, esse tipo de trabalho representa uma oportunidade para a UFPel exercer importante papel no desenvolvimento regional e nas cidades de sua área de influência, pois o conhecimento produzido na academia é realizado mediante trocas com as prefeituras e moradores, que oferecem sua sabedoria com o cotidiano e realidade das cidades, fortalecendo todos os envolvidos. O resultado esperado é que a Prefeitura ganhe em autonomia e qualidade, enquanto que alunos e professores realizem efetivem uma prática pedagógica fundada na associação da teoria e da prática, na ação concreta e na crítica das cidades contemporâneas.

Tema Rowling por Anders Norén. Criado com WordPress.