FAUrb - Universidade Federal de Pelotas

SAERGS NA ESTRADA 2018

Pelotas debate habitação popular e formação de cidades democráticas

Cresce nas cidades brasileiras o debate sobre o direito das famílias de baixa renda de acessarem serviços de Arquitetura e Urbanismo gratuitamente. Completando dez anos em 2018, a lei da Assistência Técnica em Habitação de Interesse Social (ATHIS) será tema de debate neste mês de maio, em Pelotas (RS). O município receberá a segunda edição do Saergs Na Estrada, em 2018, evento promovido pelo Sindicato de Arquitetos no Estado do Rio Grande do Sul (Saergs). O evento, patrocinado pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo do RS (CAU/RS), tem entrada franca e ocorrerá na terça-feira (08/05), na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Pelotas (FAU/UFPEL), às 18hs. O objetivo, explica a presidente do Saergs, Maria Teresa Peres de Souza, é reunir arquitetos e urbanistas e a sociedade para debater a formação das cidades do futuro, com conceitos mais democráticos e inclusivos. “Pelotas, assim como outras cidades do Rio Grande do Sul, precisa debater e pensar a Arquitetura e Urbanismo como uma ferramenta de redução da pobreza e das diferenças sociais, e nós, os profissionais dessa área, precisamos atuar como agentes de qualidade de vida e de saúde pública”, ressaltou.

Na programação do evento, destaque para apresentação que será feita pela equipe do escritório AH! Arquitetura Humana com o título “ATHIS – Oportunidades e Desafios”. A arquiteta e urbanista Karla Moroso, integrante da equipe do AH!, destaca que promover justiça nas cidades é um dever dos profissionais, previsto no Código de Ética do CAU/BR. “O direito à moradia tem que ser construído com políticas públicas”, afirma. Segundo Karla, as universidades possuem um papel importante na formação de arquitetos e urbanistas para trabalhar com habitação social. Infelizmente, “os cursos formam o profissional só para um campo de trabalho: o da construção civil”, diz, referindo-se à elitização na própria formação dos profissionais.

Uma visão que precisa mudar, ressalta a presidente do Saergs. Fugir desse estereótipo de mercado que imprime uma imagem elitizada à Arquitetura e Urbanismo é um processo constante e necessário para a sociedade gaúcha e brasileira. “Prestar assistência técnica às famílias de baixa renda é mais do que um trabalho, é consciência política”, afirma. Durante o Saergs Na Estrada, em Pelotas, evento que terá perfil de debate acadêmico, técnico e político, na atuação profissional, também serão apresentadas as questões que perpassam o novo movimento sindical, em seu reposicionamento como organização e importância para a categoria profissional.

O que: SAERGS Na Estrada – Pelotas
Quando: 08/05, das 18hs às 21hs, na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Pelotas – FAU/UFPEL
Onde: Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Pelotas (FAU/UFPEL) – Rua Benjamin Constant, 1359 – Centro – Pelotas
Como participar: As inscrições para o evento são gratuitas e podem ser realizadas pelo Sympla https://www.sympla.com.br/saergs-na-estrada—pelotas__2786…

Tema Rowling por Anders Norén. Criado com WordPress.