Impressões do Amazonas (1851-1910): um mapa de viagem
Autoria: Rômulo do Nascimento Pereira (UFRR).
Resumo
O infográfico apresentado foi extraído da tese de doutoramento defendida em dezembro 2020 e consiste em uma espécie de mapeamento projetado para facilitar a viagem pela história da cultura e comunicação impressa da terra das amazonas. A pesquisa de fundo foi produzida a partir da extensiva consulta a acervos físicos em Manaus, Rio de Janeiro e em repositórios digitais, sobretudo a Hemeroteca da Biblioteca Nacional. Os artefatos coletados, alguns inéditos, foram objeto de tratamento metodológico calcado no registro, estudo crítico, e na busca de relações socioculturais com a sociedade amazonense de 1851 a 1910. A representação desse complexo cenário foi planejada a partir da organização de três arcos ou etapas do desenvolvimento da atividade gráfica amazonense, com destaque para os marcos e o número de oficinas tipográficas destacados no infográfico. Essa periodização corresponde a capítulos da tese, a saber: (I) nascente impressa – fase pioneira até o começo da diversificação do produto impresso (1869); (II) o estabelecimento tipográfico em dois tempos – com mais fontes e informações gráficas, de 1870 até 1889, foi possível ver em detalhe a expansão e modernização da atividade gráfica local, apesar da permanência de antigas limitações; (III) impressões da belle époque – período de intensas trocas comerciais e de grande progresso material em Manaus com reflexos diretos na ampliação, modernização e especialização da atividade gráfica, que exigiram maior planejamento dos produtos impressos publicados, grande perícia e melhor acabamento de 1890 a 1910. O infográfico – Impressões do Amazonas – é, portanto, uma contribuição de um pesquisador-designer que busca propiciar a mediação e a ampliação do alcance do produto acadêmico, uma tese, facilitando o trabalho de outros pesquisadores e aproximando esse universo gráfico do público em geral.
Palavras-chave: história do design; memória gráfica; infografia; memória cultural do Amazonas; design gráfico.
_______________________________________________________________
Referências
BUCHANAN, Richard. Thinkink about design: an historical perspective. Handbook of the philosophy of science. V. 9. Elsevier, 2009.
CALVERA, Anna.; MAILLOL, Miguel. Historiar desde la periferia, historia e historias del diseño: Actas de la 1a. Reunión Cientifica Internacional de Historiadores y Estudiosos del Diseño. Barcelona: Universitat de Barcelona, 1999.
CARDOSO, Rafael. O design brasileiro antes do design: aspectos da história gráfica, 1870-1960. 2 ed. São Paulo: Cosac Naify, 2005.
DARNTON, Robert. O que é a história do livro. Revisitado. ArtCultura, Uberlândia, Universidade Federal de Uberlândia, v. 10, n. 16, p. 155-169, jan./jun. 2008.
FONSECA, L. P.; GOMES, D. D.; CAMPOS, A. P. Conjunto metodológico para pesquisa em história do design a partir de materiais impressos. Infodesign – Revista Brasileira de Design da Informação, v. 13, n. 2, p. 143-161, 2016.
LESCHKO, Nadia Miranda et al. Memória Gráfica Brasileira: notícias de um campo em construção, In: Anais do 11º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design. São Paulo: Blucher, p. 791-802, 2014.
PEREIRA, Rômulo do Nascimento. Impressões do Amazonas (1851 a 1910): memória gráfica e o desenho do circuito de comunicação impressa. 2020. 607 f. (Doutorado em Design) – Programa de Pós-Graduação em Design, Escola Superior de Desenho Industrial – Esdi/UERJ, 2020.