Vitória histórica

Por: Luís Artur Janes Silva

No domingo, 2 de outubro, tivemos a realização de eleições municipais em todo o território brasileiro. Em Pelotas, que tem mais de 200 mil eleitores, havia previsão de realização de segundo turno, caso nenhum candidato atingisse a maioria absoluta dos votos válidos, hipótese possível pelo fato de que tínhamos sete candidatos inscritos e deferidos pela Justiça Eleitoral no pleito.

Entretanto, a candidata Paula Mascarenhas, representante do Partido da Social- Democracia Brasileira (PSDB), conseguiu uma vitória histórica. De uma só vez tornou-se a primeira mulher escolhida para comandar o Poder Executivo municipal e, também, pela primeira vez, uma eleição municipal pelotense foi decidida sem a necessidade de realização do segundo turno, desde 1996, quando a cidade passou da marca dos 200 mil eleitores cadastrados.

A candidata tucana conseguiu o feito de se tornar a primeira mulher a comandar a cidade de Pelotas, superando a marca deixada por Leila Fetter, que em 2000, representou o Partido Progressista (PP), mas foi batida nos dois turnos pelo candidato Fernando Marroni, que concorreu pelo Partido dos Trabalhadores (PT).

Paula enfrentou outros seis candidatos e conseguiu impressionantes 59% dos votos válidos, ou mais exatamente 112.358 pessoas depositaram sua confiança na candidata tucana. Estabeleceu um recorde sem paralelo na história política da cidade de Pelotas, pois mesmo no segundo turno dos pleitos anteriores realizados a partir de 1996, nenhum candidato conseguiu alcançar o percentual de votos atingido pela atual vice-prefeita.

Para termos a noção exata da dimensão da vitória de Paula Mascarenhas cabe destacar que o segundo lugar do pleito, o ex-prefeito e atual vereador Anselmo Rodrigues, obteve 37.967 votos, representando um percentual de 20% dos sufrágios válidos. A diferença em números absolutos foi de mais de 74 mil votos, triunfo incontestável, que mostrou a força da atual administração, capitaneada pelo prefeito Eduardo Leite (PSDB).

 

 

Comentários

comments

Você pode gostar...